NIPPAK PESCA: Porque não transformar a pesca em fonte de renda?

O que é necessário para o país sair da situação amadora e tratar com profissionalismo esta atividade que pode ser mais uma excelente fonte de divisas.

 

Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

resized_02_por do sol 2

 

 

O Brasil apresenta excelentes condições para receber turistas do mundo inteiro e ser também destino de pesca, seja falando em espécies de peixes esportivos ou em condições geográficas – já que tem mais de 12% da água doce do mundo e 8 mil km de costa.

Em 2010, o extinto Ministério da Pesca organizou o I Encontro Nacional da Pesca Amadora para estabelecer as políticas públicas e diretrizes governamentais para a modalidade. Para isso convocou delegações de todos os estados brasileiros, onde profissionais e formadores de opiniões da área compareceram para apresentar suas sugestões e planejar, toda a cadeia produtiva que seria envolvida no processo.

Um dos resultados deste encontro foi a implantação de registro de controle dos pescadores amadores, para monitorar e assim ter dados para planejamento da atividade. Este sistema que vigora até hoje, emite licença de pesca amadora inclusive para os aposentados.

Infelizmente passado todos estes anos, nada mais expressivo para área foi fomentado ou articulado isto na área pública, e para completar o Ministério da Pesca foi extinto. Assim, continuamos como tudo começou, para o Governo só existe a Pesca Comercial e só ela está regulamentada e pode contar com apoio oficial.

 

resized_03_Rio D'Dona

 

Na área privada, nota-se o ressurgimento das Feiras, ainda tímidas se comparadas aos anos 90 mas, pelo menos já se tem com isto, o sentimento que o mercado está se mexendo, devagarinho está tentando se formar e se ajustar dentro deste cenário ruim da economia nacional. Com números modestos se comparados ao que se poderia praticar, mas é um recomeço, uma reconstrução.

Já se tem TVs direcionados para programas ligados a aventura, turismo e principalmente pesca esportiva – o tradicional catch and release ou pesque e solte. Isto é saudável porque além de abrir espaço para novos programas, fomenta outros mais a surgirem. Junto com a internet, a propagação é contínua e apresenta para o público inúmeras versões, para todos os gostos, atingindo desde o amador até o considerado profissional. Tudo isso ainda pode ser comparado a programas elaborados e exibidos no exterior, o que traz grandes avanços e melhorias para todos, em todos os sentidos.

A contramão é o pouco número de revistas especializadas no tema, que aliás não é exclusividade da pesca, mas para todos os segmentos ou esportes, nota-se poucos títulos a disposição do leitor. Embora muitos possam pensar que a internet tenha certa responsabilidade nesta diminuição em geral de publicações, talvez a palavra chave seja o que oferecer a este público. Anos atrás tudo de informação sobre produtos ou modalidade específica, o local de pesquisa eram revistas ou publicações dirigidas. Atualmente num clic se tem a disposição um banco de dados imenso e em todas as línguas, com bom senso e responsabilidade pode-se obter facilmente as informações desejadas. Por exemplo: um palestrante conhecido seja na internet ou outro local, sempre vai ter público e suas apresentações sempre serão disputadas, enquanto um desconhecido vai demorar um pouco mais para angariar seus fãs. A internet facilita isso quando apresenta uma pessoa desta característica e o seu público pode digamos, verificar o que tem a oferecer. Se valer a pena vai ser seguidor…

 

resized_04a_ostras

 

Neste sentido a internet democratizou e facilitou a integração e interação entre quem quer mostrar e, quem gostaria de ter suas dúvidas, sejas elas quais forem, esclarecidas. Este tem de ser o papel das publicações, oferecer esclarecimentos e fortalecer seu relacionamento com seu leitor de modo eficaz, direto e rápido.

Hoje a informação segue um caminho extremamente veloz, seja verdadeiro ou não num instante ela se apresenta a sua frente. Com sua experiência você vai refletir se vale ou não continuar a absorver e pronto, a comunicação está feita.

 

resized_04b_Cabana do Didi - Lago da Torta

 

Tudo isso está ligado a pesca amadora e forma a sua teia de atuação. Tem de ser analisado como parte integrante da cadeia produtiva e onde os efeitos serão refletidos. Faz parte do nicho de mercado a ser balizado e trabalhado para trazer dividendos para o país.

Num cenário que se mostra ruim para a economia, é mais uma forma de alavancar e colaborar para levantar o gigante adormecido. Para isto, precisamos da seriedade do governo em aplicar políticas realmente responsáveis para área e estudar detalhadamente como funciona toda a pesca esportiva. Planejar com responsabilidade e estabelecer as estruturas básicas para fomentar e iniciar o fortalecimento da modalidade, que é o que vemos e observamos em outros países.

Ótimas pescarias!!!

 

resized_05_dourado

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     


     

     

    Apoio

    Catauá Queijos     wwwcataua.com.br

    EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

    Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

    Karandá     www.karanda.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    cataua-qCatauá – queijo da Mantiqueira

    logoMais que um produto artesanal com denominação de origem, saudável e saboroso, o Queijo CATAUÁ resgata hábitos seculares de uma civilização rural que ainda sobrevive nas encostas da Serra da Mantiqueira. Com personalidade, o Catauá preserva características das antigas fazendas mineiras. Uma pequena e rústica produção queijeira que, em sintonia com a natureza, em um processo totalmente manual, leva ao consumidor sabor e história. Um queijo único que acompanha o café, um bom vinho ou como ingrediente para os mais diversos quitutes. Informações no site: www.cataua.com.br e email: queijodamantiqueira@gmail.com e Instagram: @queijocataua

     

     


     

     

    CAPA DUPLA PARA CARABINA ARTICULADA P-080 – EBF PÉSCA

     

     

     

    CAPACARABINA-(Copy)

     

     

    logoebfUtilizado para acomodar a carabina articulada ou espingarda. Confeccionado em nylon super resistente, tem espaço interno com dois compartimentos, forrado e revestido com espuma flutuante. Possui bolso frontal e sistema para uso de cadeado. Tamanho de 80 cm. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

     

     


     

     

    spiner varejeiraSpinner Varejeira – MORO DECONTO

    Logo-Mororesized_Logo DecontoPara este outono é utilizar este spinner, excelente para a pesca de lambaris, tilápias, saicangas e outros predadores. Pela sua leveza recomendamos no bait usar vara leve com bóia de arremesso Deconto nº 1 e, no Fly vara 5-6. Especificações: isca afundante com peso de 0,5g e tamanho de corpo = 1 cm. Você encontra no site www.morodeconto.com.br – visite, veja e compre!  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     


     

    Camisas Gafanhotos Team

    A0009_azul

    PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529

     


     

     

    Produtos Karandá – Força Pantaneira

    C1

    KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

     

     


    pampoCamarão articulado – Maré Iscas

    mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      WORLD BASEBALL CLASSIC: Brasil Mostra ao Mundo Gra...   A seleção brasileira continua mostrando ao mundo o quanto evoluiu nos últimos anos, estreando no grande torneio mundial de beisebol competin...
      TÊNIS DE MESA: Eduardo Tomoike, nasce um fenômeno ...   Os grandes campeões são aqueles atletas que marcam a história de suas respectivas modalidades. “Hoyama”, recordista de medalhas em Pan-am...
      NIPPAK PESCA: Na praia, cuidado com águas-vivas e ... Como agir em caso de acidente. Por Marcelo Szpilman *   Águas-vivas e caravelas vagam pelos mares ao sabor das correntes e ocasionalmente ...
      GOLFE: Arujá Golf Clube realiza torneio beneficent... O Arujá Golf Club realiza na próxima quinta-feira (9), Torneio de Golf em prol da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono. Coordenado por Katsuji S...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *