NIPPAK PESCA: Praticando e treinando com o seu equipamento!

Não adianta inventar, é preciso conhecer bem o seu equipamento e, para isso é treinar, treinar e treinar. Isto vai te dar confiança e segurança quando o peixão engatar na ponta da sua linha.

Mauro Novalo

 

Vamos falar um pouco sobre a tralha de bait, seja sua pescaria com iscas naturais ou artificiais, seguem algumas sugestões básicas sobre carretilhas e molinetes.

 

 

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Carretilhas

 

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Colocação da linha na carretilha

Para conseguir um perfeito armazenamento da linha em sua carretilha, é necessário ter alguns cuidados na hora de enrolar a linha, como:

– ao dar o nó pra que fique seguro e firme no carretel, procurar mantê-la no meio do mesmo

– o ideal é transferir a linha no mesmo sentido que sai do carretel para não gerar uma torção dupla

– abastecer sem exagero o carretel mas lembrar que pouca linha dificulta os arremessos

 

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Regulagem da carretilha

 

Identifique o botão de sintonia fina

– este botão regula a tensão sobre o carretel, deixando-o mais preso ou solto. Para que não haja cabeleiras, devemos regular o botão da seguinte forma:

Depois de montada sua vara (com a isca + chumbos e etc) gire este botão de maneira a fechá-lo totalmente. Isto feito, destrave a carretilha para o arremesso. Você notará que a isca não irá descer, precisando que depois de aberto um pouco o botão de regulagem citado, dar pequenos toques de ponta de vara. Assim, a isca irá descer lentamente (esta é a situação ideal), e parar a isca ao tocar o chão.

 

 

 

Freio magnético ou centrífugo

Este tipo de frenagem auxilia no momento do arremesso, pois ele faz com que o carretel não gire mais rápido do que a velocidade em que a isca está sendo arremessada. Para regulá-lo, basta girar o botão do lado oposto da manivela e mantê-lo numa graduação entre 5 e 6. Caso continue dando cabeleira, aumente para 9 ou 10. Seu arremesso será mais curto, mas evitará cabeleiras. Alguns modelos apresentam este freio com buchas que devem ser liberadas. Como no modelo que tem graduação, inicie seu treinamento com metade das buchas travadas.

Nos dois casos conforme sua experiência, você vai trabalhar de início com mais pressão no carretel e liberar aos poucos até que sinta confiança para trabalhar com menos ação deste freio.

 

 

 

Arremesso

Empunhe a vara, deixando as costas das mãos viradas para cima. Se estiver usando uma carretilha para destros, a manivela vai ficar voltada para cima. Com rápido movimento do pulso o arremesso sairá direto à frente.

Conheça os arremessos principais para carretilha e treine-os. Utilizar o peso específico para treinamento ou então uma isca artificial sem garatéias. Isto é essencial para quem depois vai pescar em cima de um barco e, com companheiro a bordo.

 

 

 

 

Liberando a linha

Acionar o botão (flipping) para liberar a engrenagem da carretilha e, em seguida pressionar o carretel com o polegar. Mirar aonde você quer lançar a isca e, empunhar como descrito anteriormente. Deixe uns 5cm a 10cm de linha solta. Assegure-se de que não tem ninguém ao alcance da sua vara, nem atrás de você.

Com um rápido movimento do pulso e cotovelo, lance a vara direto para cima e depois para baixo. A vara se curva em direção ao alvo, sem esforço. A força deve ser aplicada quando a vara está atrás, que é o momento onde se acumula mais potência.

O peso da isca faz a vara se curvar. Então, quando a vara é puxada para baixo, solta-se o carretel que estava preso pelo polegar. O carretel está livre. O momento exato de liberar o carretel é no ponto mais alto do arremesso, ou no ângulo de 45°.

Com a isca sendo arremessada e no seu campo visual (a linha está sendo liberada) é o momento de dar um leve toque no carretel, com o polegar, para frear a linha. No instante em que a isca atingir a água, faça com que o carretel pare completamente de girar, apertando o carretel com o polegar. Para que o arremesso alcance a distância desejada, é treinar, ajustando o tempo e a força empregada.

O mais importante é arremessar verticalmente, sem desvios laterais. A mão deve estar com as costas viradas para cima e esta posição mantida até o final do arremesso.

 

 

Dicas

Depois de treinar e conhecer bem o seu equipamento, poderá aos poucos trabalhar com a fricção cada vez mais solta o que ajuda bastante para conseguir arremessos mais longos. Cuidado com vento de frente, que além de diminuir a distância dos arremessos pode causar cabeleireiras indesejáveis na sua carretilha.

 

 

 

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Abastecimento

A colocação de linha em um molinete requer atenção para não o fazer com a linha torcida. Se nas primeiras voltas perceber esta torção, corrija virando o carretel e voltando a abastecer. Verifique se há orientação do fabricante na posição do enrolamento.

 

 

 

Regulando a fricção

Veja no manual onde se localiza este botão – normalmente em cima do carretel também pode estar na parte traseira do molinete.

Deve ser feita a ¼ de resistência da linha usada ou da vara, quando esta for de resistência menor que a linha. Exemplo: se abasteceu o molinete com linha de 12 libras de resistência, o ajuste deverá ser de 3 libras.

Para executar esse ajuste, monte seu conjunto (vara + molinete + linha), coloque uma balança na ponta da linha e aplique pressão na vara.

 

 

 

Arremesso

Para executar o arremesso é necessário prender a linha junto à vara de pesca, usando o dedo indicador. A seguir, levante o pick-up ou aro e proceda ao arremesso. Após concluí-lo, vire a manivela para ativar o pick-up e travar a linha.

 

 

 

Freando a isca no ar

No molinete – utiliza-se o dedo que segura a linha antes de abrir o arco para o lançamento -mantendo-o próximo do carretel, sentindo a saída da linha e pressionando o carretel levemente para controlar a liberação desta. Aperte mais se sentir que vai passar o ponto desejado ou libere no caso contrário.

 

 

 

Recolhimento da linha (não forçar o equipamento)

Utilizando carretilha ou molinete, o recolhimento deve ser executado utilizando a ação da vara de pesca, isto é, acionar a manivela sempre que a vara estiver no movimento descendente. Assim você levanta a vara e na descida: manivela, para não forçar o equipamento. Quem traz o peixe é a vara e não a carretilha ou molinete.

Durante a briga com o peixe às vezes, é necessário liberar um pouco mais da pressão exercida na linha (liberar a fricção), para isso é recomendável você conhecer o equipamento (leia o manual e pratique este procedimento que pode ser a diferença para o sucesso da sua pescaria).

 

 

 

Manutenção

Terminada a pescaria aproveite para lavar todo o equipamento utilizado. Se possível aproveite a hora do banho e, deixe a água do chuveiro escorrer nas varas, carretilhas e molinetes.

Percebendo algum som estranho durante a pescaria ou depois desta limpeza prévia, reserve-o para uma manutenção completa para não comprometer alguma peça.

Pescaria em água salgada ou salobra requer atenção dobrada, devido a maresia. Isto vale para tudo que estiver sujeito a ação da ferrugem (inclusive as iscas artificiais) e foi levado ao local, mesmo sem ter sido utilizado.

O ideal é sempre guardar seus equipamentos com a fricção solta e, fazer a devida regulagem toda vez que montar o chicote ou trocar a isca.

 

Ótimas pescarias!

 

 

 

 

 

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NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
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nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

Apoio:

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