NIPPAK PESCA: Revisão e manutenção da tralha!

Às vezes por algum motivo acontece de não poder sair para pescar, então aproveite o tempo para deixar sua tralha pronta e revisada para próxima pescaria.

Mauro Novalo

resized_01_depois de limpos guardar em estojos apropriados

Está com tempo de sobra? Que tal verificar toda sua tralha e verificar se tudo está em ordem? O ideal é sempre depois de uma pescaria, eliminar a sujeira visível (dar um banho de água doce – pode ser a água morna do chuveiro) dos equipamentos utilizados, deixando-os prontos para a próxima empreitada.

Depois, com mais atenção, é programar uma manutenção mais apurada para varas, molinetes ou carretilhas. Cabe verificar anzóis das iscas artificias, snaps, giradores e etc. Bom também olhar a linha que abastece seus equipamentos, ver se tem quantidade suficiente ou se já é preciso trocar.

 

 

 

 

 

Varas

resized_02_vara5

Precisam ser tratadas com mais carinho, analisando calmamente se está tudo em ordem, principalmente com os passadores (inclusive a proteção interna, o anel que vira e mexe se desprende). Uma boa medida é passar algodão nestes passadores para identificar possível corte. Lembrar que utilizar linha de multifilamento facilita a vida mas, pode provocar minúsculos cortes que não são percebidos a olho nu.

 

Limpar os cabos, sejam de neoprene, madeira ou cortiça, lavar e deixar para secar bem. Uma escova de dente retira a sujeira mais profunda da cortiça.

Muita gente conserva o plástico para não sujar, isto além de tornar escorregadio pode provocar o surgimento do mofo. Pintar também não é recomendável, o certo é manter do jeito original pois foi dimensionado para ser utilizado desta forma.

 

 

resized_03_DSC04219

resized_04a_DSC04134

 

Caso precise de reparos, seja para varas, molinetes ou carretilhas procure um profissional especializado, a menos que já esteja acostumado a lidar com isso. Parece tarefa fácil uma simples lubrificação mas tem itens específicos onde aplicar óleo ou graxa.

 

 

 

 

resized_04b_carretlha

 

Não esquecer das varas de mão (telescópicas), separando os gomos, tirando a terra ou pó, para não provocar encaixes forçados, e refazer se for necessário, o cabresto, para facilitar na hora de montar a linha.

Se costuma pescar em água salgada então sua manutenção tem de ser mais apurada e, em tempo menor do que para material utilizado somente em água doce.

 

 

 

Iscas artificiais

 

resized_05a_sup90-red

 

Veja se não estão furadas, se for o caso dá para tampar com massa plástica, caso os furos forem pequenos. Olhe também os anzóis, prestando atenção em pontos de ferrugem. Um alicate especial para retirar/abrir as garatéias e, abrir as argolas, facilita muito no caso de precisar trocar. Sobre alicates é bom ter um de bico (para retirar o anzol na hora de liberar o peixe); de corte e, o de contenção.

resized_06a_alicate-de-corte

 

Organize a sua caixa de iscas, deixando somente as que usa de fato. Normalmente temos como princípio começar a pescaria utilizando as nossas “pegadoras” e, depois partimos para testar outras mais. Significa então, que já sabe quais são as efetivas, portanto é acrescentar algumas a mais.

 

resized_07_mt021

 

 

Acessórios

resized_08a_boia inteligente multipesca

Dependendo do local e da pescaria, vai precisar de chumbada, suporte para vara, bombas para pegar corruptos (iscas utilizadas nas pescarias de praia), banquetas, guarda-sol, anzóis especiais (como os wide gaps, utilizados para pescaria de robalos com camarão vivo). A lista é grande, portanto a dica é verificar antes de qualquer pescaria.

 

resized_08b_banqueta

Falando em chumbos, variedade é interessante para atender locais rochosos ou com fundo de areia que precisam de específicos para facilitar a percepção da batida do peixe. Claro que pescarias de pé na areia também requerem varas adequadas (com mais de 3m de comprimento, seja em partes ou telescópicas). Detalhe que ajuda muito são os chicotes com 2 ou mais anzóis, dirigidos para esta modalidade.

resized_08c_pola

 

Também podemos precisar de bóias, então é a hora de ver se tem em quantidade e variedade suficiente.

 

 

 

 

 

Vestuário

 

resized_09a_camisa-pantanal

 

Óculos polarizados, bonés e chapéus, capas de chuvas, protetores solares e repelentes de insetos (verificar prazo de validade) fazem parte da lista obrigatória para se ter a mão na bolsa de pesca. Sem esquecer da sua roupa – já foi o tempo onde simplesmente pegávamos nossas roupas mais surradas – hoje é preciso que sejam de material leve e de rápida secagem, se possível com proteção solar e repelente a insetos. Pescarias nos mangues, costumam ser acompanhadas de borrachudos e mutucas – que incomodam e muito. Não esquecer dos pés que devem ter calçados apropriados (quem pesca nos costões das praias utilizar dos com solados próprios para não escorregar).

 

 

Segurança

Sempre informar a marina ou pessoas próximas sobre o seu roteiro de pesca e, a previsão de retorno, isto é fundamental para prestar socorro no caso de acidentes.

Ótimas pescarias!!!

 

resized_10_foto pesq 63 tilapia

 

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

Apoio:

BY Aventura     www.byaventura.net.br

JF Sun Oculos Polarizados  www.jfsun.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Narciso Camping   www.narcisocamping.com.br

Pesqueiro 63   www.pesqueiro63.com.

VO2Max Roupas Esportivas   www.vo2max.ind.br

 

 

 


 

 

CURTAS

 

mustad-oculos

Óculos polarizados e anatômicos Mustad

 

Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas, armação leve e resistente, materiais de altíssima qualidade e resistente à corrosão, 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Linha Hank Parker e Pro Series.  Você mais protegido no seu esporte e lazer! Procure nas melhores lojas de esportes] e óticas do Brasil. Conheça a linha completa no site www.mustad.com.br ou facebook: Mustad Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kit e acessórios para montagem de varas Moro

 

kit-moro

Logo-Moro

Para montar, customizar e personalizar suas varas de pesca, a Moro Deconto tem a linha completa de produtos para atender você. Com blanks da Lamiglas (dispensa comentários), ponteiras e passadores da Fuji você tem tudo o que precisa para ter a vara de acordo com a sua necessidade. Informações www.morofishing.com.br  fone:(41)3274 5141 email: atendimento@morofishing.com.br

 

 

 

 

 

 

feipesca2015b

 

 

De 5 a 8 de março de 2014 no Pavilhão de Exposições Vermelho do Expo Center Norte localizado a rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme / São Paulo. Próximo da estação Tietê do metrô e do Terminal Rodoviário do Tietê. Ingressos a R$: 25,00. A entrada é permitida para menores de idade acompanhado de adulto. Horários: quinta 14h às 21h; sexta e sábado 12h às 21h e, domingo 12h às 18h. Estacionamento em frente ao pavilhão do Expo Center Norte. Informações no site www.feipesca2015.com.br

 

fei-apoio

 

 

Massa para pesca – Narciso Camping

massa-milho-verde-484x484

É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505 site: www.narcisocamping.com.br  e  facebook:  narcisocamping

logo-narciso-camping

 

 

 

 

 

resized_Logo_By AventuraRoupas BY

Presente no mercado desde 1992, a BY AVENTURA adquiriu experiência e respeito pela inovação e qualidade de seus produtos.

Pioneira em roupas esportivas buscou sua excelência na produção de artigos técnicos para a prática de esportes praticados ao ar livre, como:

  • Terra: Trilha, escalada, rapel;
  • Água: Pesca canoagem, rafting;
  • Ar: Asa-delta, balonismo, parapente, paraquedismo

Procure os produtos nas melhores lojas de esportes. Informações: tel:(11)2781 9001   contato@byaventura.net.br     www.byaventura.net.br

 

 

 

 

 

Fit Over JF Sun – Transforme seus Óculos de Grau em Óculos de Sol Polarizado em segundos

 

pesca-Deta-sem-logo

 

Os Óculos de Sol Fit Over JF SUN são uma ótima solução para pessoas que usam óculos de grau. Estes encaixam sobre qualquer armação (inclusive em lentes multifocais). Feitos em TR90, material praticamente indestrutível, extremamente leves. São ideais para usar no dia a dia, dirigir e para quem pesca, pois suas lentes são polarizadas, que reduzem o reflexo da luz, melhorando a percepção visual do pescador e tirando o espelho d’água que muito incomoda e atrapalha uma boa pescaria. Assim, aumentam o conforto, ajudam a descansar a visão e protegem os olhos. Gostou?

Compre na loja virtual www.jfsun.com.br. Aceita todos os cartões de crédito e parcelamento em até 6X sem juros. Lojas físicas: No Guarujá: Shopping La Plage – Loja 118 e em Ubatuba: Shopping Porto Itaguá – Loja 39 e Galeria Patio Guarani – Rua Guarani, 791 loja 4.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPORTES: Nippon Country Club promove palestra ben... O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, fará uma palestra beneficente no Nippon Country Club no dia 7 de maio abord...
TÊNIS DE MESA: APOSENTADORIA??? ONDE BUSCAR SAÚDE ... Biriba, que ficou em quinto lugar no Mundial de Veteranos. Foto: divulgação Os grandes problemas da terceira idade, isto é, “a melhor idade”, como...
BEISEBOL: Taça Brasil de Clubes Campeões “João Tad...   BEISEBOL INFANTIL: Paraná Clube conquista título histórico   A categoria infantil do Paraná Clube conquistou um título histórico ao s...
BEISEBOL: Comandada por Barry Larkin, seleção bras... Comandada por Barry Larkin, eleito Hall da Fama, a seleção brasileira de beisebol inicia sua luta por uma vaga no World Baseball Classic 2017, a Copa ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *