NIPPAK PESCA: Sabiki para pequenos peixes

Gosta de pescar lambaris? Segue uma dica para confeccionar um chicote com iscas infalíveis para pescaria de pequenos e valentes peixes

Por Mauro Yoshiaki Novalo

 

Lambaris - Astyanax spp

Lambaris – Astyanax spp

 

isca-pronta-lambariÉ a designação vulgar de várias espécies de peixes do gênero Astyanax, família Characidae com tamanho médio variando entre 9cm de comprimento, possui corpo alongado e fino, prateado e nadadeiras com cores que variam conforme as espécies, sendo mais comuns nos tons de amarelo, vermelho e preto.

 

descasmador-lambariPresentes em represas, córregos, rios e lagoas de todo Brasil, são considerados uma iguaria na culinária brasileira e onívoros, comem: flores, frutos, sementes, pequenos crustáceos, detritos, além de serem predadores vorazes de insetos, ovas e pequenos alevinos.

Os mais comuns são os lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax Bimaculatus) que tem maior porte chegando a atingir 20 centímetros e 100 gramas, os lambari-do–rabo-vermelho (Astyanax fasciatus), lambarizinho ou lambari-prata (Astyanax shubartii ) e o tambiú (Astyanax altiparanae).

 

varas-telescopicas-copy

 

Desovam no capim alagado ou locais com alguma correnteza e a fecundação é externa, nenhum dos pares se torna responsável pelos ovos. Peixe de escamas, possui coloração acinzentada, por conta disso, não costuma ser atraente para cultivo em aquários mas atualmente tem fomentada a sua criação em cativeiro (um dos maiores criadores está no estado de São Paulo) para fins comerciais pela grande procura seja para alimentação como para isca – pois faz parte da base de alimentação de diversos peixes predadores e é muito utilizado para pesca de tucunarés e dourados.

O lambari é uma paixão de grande parte dos pescadores sendo que muitos foram iniciados na modalidade fisgando estes valentes, ligeiros e vorazes predadores. Sua pescaria requer algumas táticas e agilidade conta muito, pois tem fama de ladrão de isca, isto é são muito rápidos e se bobear você fica só com o anzol limpo.

Utilizar linha fina, entre 0,15 a 0,20 milímetros e anzol mosquitinho ajuda bastante. Ideal na varinha de mão, seja de bambu com ponta fina ou telescópica de 1,80m a 2,70m (a mais leve e sensível possível).

As iscas podem ser: larvas de cupim, minhocas, grãos de arroz cozidos, sagu, macarrãozinho e massa à base de farinha de milho às iscas artificiais, como moscas de fly e spinners tamanho zero, lançadas com auxílio de boia de arremesso e recolhidos em diversas velocidades. Aguarde mais matérias mostrando a preparação de algumas destas iscas mencionadas e os “macetes” para fisgar.

 

Segue como montar um Sabiki para pequenos peixes (em especial para o lambari)

 

Material:

 

linhas 0,25mm e 0,20mm

chumbos pequenos Oliva (com furo) e de amassar

anzóis pequenos (mosquito ou similar)

missangas coloridas (verde, amarelas e vermelhas) adequadas ao tamanho do anzol

girador minusculo

tesoura

cola de secagem rápida

alicate

 

anzois-sabiki-copy

 

chicote-para-lambari1)colocar duas missangas no anzol e colar próximo ao olho. Aguardar a secagem.

2)com a linha 0,20mm fazer pernadas de 10 cm e atar o anzol . Normalmente são 5 pernadas para cada conjunto

3)cortar um pedaço de 0,90cm da linha 0,25mm, confeccionar um loop numa extremidade e dar cinco nós espalhados a partir deste loop. Estes, servirão para deixar as pernadas no lugar e o loop é para trocar facilmente o chumbo se precisar aumentar ou diminuir o peso.

4)amarrar cada pernada acima do nó e deslizar até encontrar o mesmo. Lubrificar com saliva e apertar, firmando a pernada.

Para pescar de fundo, coloque o chumbo tipo azeitona (furado) utilizando do loop formado na ponta do chicote. Se for de superfície, pegue um chumbo pequenino ou de amassar – só para deixar o conjunto esticado – e aperte com o alicate antes do loop. Na outra extremidade amarrar o girador

 

 

porta-isca2Procedimentos

1) varinha de mão ou molinete no fundo: amarrar a linha da vara diretamente no girador do sabiki

2) varinha de mão ou molinete na superfície: amarrar uma bóia de arremesso e depois um rabicho para o girador do sabiki.

3)Para pescarias noturnas, utilizar bastão de luz química, espetando-a na boia bóia de arremesso (se for de isopor) ou então posicionando entre esta e o girador do sabiqui.

Se for pescar de molinete procure utilizar varas de ação fast (rápida), para conseguir fisgar os rápidos lambaris. Para cevar, jogue quirera de milho se estiver pescando em barrancos. Pescando com distâncias maiores utilize de ração flutuante.

As missangas nas cores vermelha e verde representam ovas de peixes, alimentos preferidos dos lambaris. Cor amarela é para confundir com quirera. Utilize de anzois brilhantes ou dourados para dar brilho a isca.

 

Contate a UNIÃO PESCA www.uniaopesca.com.br para mais dicas sobre as melhores iscas, artefatos de captura e limpeza para os lambaris.

Afinal quem resiste a uma fritada de lambaris?

 

fritada-lambari

 

Ótimas pescarias!!!

 

 

Apoio:

Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Cachaça Morro Vermelho   www.cachacamv.com.br

Fishing Co   www.fishingco.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br

Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 

 


 

 

CURTAS

caipessegoCachaça Morro Vermelho

Agraciada com a Medalha de Prata no Concurso Mundial em Bruxelas – a cachaça MV Ouro é produzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG a partir da cana-de-açúcar. Genuinamente brasileira, cuidadosamente segue a receita original – passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou ainda, na famosa caipirinha. Segue a dica para você fazer um CAIPESSEGO: 50 ml cachaça MV Ouro/Prata + 250ml de suco de pêssego + fruta no copo para enfeitar. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

 

 


 

 

pampo

Camarão articulado – Maré Iscas

mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

02_Jose-CarlosLivro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

01_livroApresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

massabanana-uniaoMassa para pesca – União Pesca

É primavera !!! E com os dias quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está no ponto certo para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 


 

 

SPOT Global Phone

satelite-fone-2Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital. Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521. Visite nosso stand na Pesca Trade Show! Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.ok-spotcomsat

 

 


 

 

resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

resized_logocamisa-manga-longaDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 


 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

    Related Post

    KARATÊ:2º Enbukai de Okinawa supera expectativa do... No último dia 22, foi realizado na Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), no bairro da Liberdade, em São Paulo, a segunda edição do Enbukai de Ok...
    TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Me... A comemoração dos 100 anos da Faculdade de Medicina da USP não poderia ser melhor: mais de 600 atletas da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa compar...
    NIPPAK PESCA: Vocabulário na pesca – parte I Quem tem a pesca como hobby tem um linguajar característico. Então vamos conhecer um pouco para não ficar por fora quando estiver no meio de uma roda ...
    ATLETISMO: Sudoeste fica em primeiro na 79ª Compet... No ano em que é comemora seu 65º aniversário de fundação, a Associação Cultural e Esportiva Piratininga realizou, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *