NIPPAK PESCA: Sagu – como fazer a sua isca para lambari

Voltando a falar sobre pescaria de lambaris, segue a dica de mais uma isca para este pequeno valente de água doce.

Por Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

01_lambari

 

A pescaria de lambaris é uma das mais democráticas das praticadas no país pois você precisa do mínimo possível de material para sua realização. Como isca você pode usar das artificiais (imitações das mais variadas possíveis) ou isca natural onde terá diversas para escolher. Uma das mais consagradas entre os lambarizeiros é o sagu. Óbvio que a grande maioria tem a sua própria receita. Mas para quem quiser se aventurar, seguem as dicas para os procedimentos básicos para montar a sua.

 

02_varas-telescopicas-copy

 

Receita

Para um dia de pescaria quando os lambaris estão muito ariscos e roubando muita mas muita isca, meia xicara de chá de sagu bastam para atender a demanda de um pescador.

Colocar aproximadamente 2 litros de água para ferver numa panela. Quando levantar fervura adicionar o sagu, e misturar um pouco para não permitir as bolinhas grudarem uma na outra. Tampar e deixar cozinhando até chegar no ponto (o tempo vai depender do tipo da panela, tamanho, quantidade e etc algo em torno de 15 a 20 minutos).

O ideal para o sagu como isca é AL DENTE (ao morder não estar nem duro nem muito mole). Ficar de olho na quantidade de água, se baixar, acrescentar mais. Quando o sagu começar a perder a cor (ficando transparente) – estará quase cozido – retirar alguns, colocar na agua fria e conferir. Se estiver transparente está no ponto. Preferível sempre estar mais para o cru do que para o cozido. Desligar o fogo, colocar na água fria (parar totalmente o cozimento) o restante e continuar a lavar até tirar toda a gosma – quanto menos gosma, menos vai grudar um noutro.

A cor pode significar o sucesso da sua pescaria, assim o próximo passo é colorir a isca com corantes usados na culinária ou suco em pó. A cor final vai ser da sua preferência, uns preferem vermelho, outros amarelo ou laranja claro. Faça seus testes, com base na sua observação do que os peixes estão comendo e terá mais chances de ter muitas fisgadas. Se preferir utilizar na cor natural pule este passo.

Colocar o sagu num recipiente (que não absorva a cor do corante) e seguir as instruções do fabricante pois vai variar conforme a quantidade do sagu, 5 minutos devem bastar para a absorção do corante e depois lavar novamente se ainda estiver soltando gosma.

Distribuir em um ou dois sacos plásticos, acrescentar fubá (na falta pode ser milho ou farinha de rosca) em boa quantidade, fechar e chacoalhar para misturar bem com sagu, deixando-os soltinhos.  A consistência deve ser igual de uma bolinha de borrracha – achata na pressão dos dedos e ao soltar retoma o formato original.

 

03a_sagu-no-fuba

 

Lambari

O lambari como todo peixe apresenta comportamento que altera conforme condições da água, temperatura e outros fatores apresentados no decorrer do dia da pescaria, assim a observação destes sinais vão somar muito para sua experiência pessoal e consequentemente, o jeito de aperfeiçoar suas iscas ou introduzir novidades para as próximas pescarias.

 

Dicas

04_bone– localizar a profundidade correta sendo que a regra geral é que os grandes fiquem mais para o fundo do rio, mas em dias quentes serão observados na superfície também. Os maiores quando se aproximam das margens apresentam-se muito mais ariscos e desconfiados, fogem rapidamente com barulho excessivo (alguém berrando ou correndo nas margens) ou na presença de um predador, facilmente identificado pelos riscos na superfície dágua.

– prefira linhas das mais finas possíveis, chumbadas minúsculas e os menores anzóis. Muitos lambarizeiros também preferem usar roupas com cores discretas descartando as muito coloridas.

– Lambaris costumam comer muito, a constatar ao limpar os mesmos, perceberá a quantidade de ração ou quirera (utilizados como ceva) consumida. Dias nublados, ou no período de tempo que antecede a chuva costumam atacar e se alimentar com ferocidade.

– Cevar bem o local, para os peixes não se afastarem do pesqueiro, de tempo em tempo reforçar a dose. Ter variedade de cores e iscas diferentes sempre ajudará para não voltar sapateiro.

Tralha: varinha lisa, banco dobrável, boné ou chapéu, roupas leves (com proteção solar), óculos polarizados completam o necessário para atender sua pescaria. Água e lanches leves para hidratar e não passar fome. Como medida de segurança nunca é aconselhável ir sozinho e, sempre deixar avisado sobre o seu destino e o horário previsto para retorno.

 

05_fritada-lambari

 

Apoio:

Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Cachaça Morro Vermelho   www.cachacamv.com.br

Fishing Co   www.fishingco.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

Cachaça Morro Vermelho

 

 

pingalibre

 

Agraciada com a Medalha de Prata no Concurso Mundial em Bruxelas – a cachaça MV Ouro é produzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG a partir da cana-de-açúcar. Genuinamente brasileira, segue a receita original passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou ainda, na famosa caipirinha.

Segue a dica para você fazer uma Pinga Libre = 50 ml cachaça MV Ouro/Prata + 250ml de refrigerante da sua preferência (coca cola, guaraná ou schweppes) + 1 rodela de limao ou kiwi – para enfeitar.

Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

 

 


 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulado3

 

O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

jose-carlos 

 

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

Massa para pesca – União Pesca

 

goiaba-uniao

 

É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e www.facebook.com/narcisocamping

 

 


 

 

SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

 

rastreador2

 

 

Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

 

 


 

 

FISHING CO.

 

fishingco_teste

 

Destaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    SUMÔ/ESPECIAL: Confira os resultados do 54º Campeo... Por Aldo Shiguti   Equipe Sudoeste conquistou o título de campeã geral (Foto: Aldo Shiguti)   Torneio Individual Feminino  ...
    SUMÔ: Nova Central e São Paulo garantem continuida... Vice-campeão na contagem geral de pontos, tanto no Masculino como no Feminino, a equipe da Nova Central foi um dos destaques do 38º Campeonato Masculi...
    TÊNIS DE MESA/64º INTERCOLONIAL: Eric Jouti e Izum...   Eric Jouti e Izumi Nishida são os grandes campeões individuais do 64º campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa, realizado de24 a...
    FUTEBOL: PALMEIRAS FATURA TÍTULO DO 22º INTERCÂMBI... Com o objetivo de dar oportunidade aos jovens jogadores japoneses de conhecer a técnica e o gingado brasileiro, além de vivenciarem a cultura local, a...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *