NIPPAK PESCA: Sobre a Reprodução em Peixes III

Por: Sergio Luiz Tutui

 

 

Todos os peixes são animais dependentes do meio aquático, locomovem-se batendo a cauda e respiram por meio de brânquias. São classificados em três grandes grupos: peixes sem mandíbula (lampréias); peixes cartilaginosos (tubarões e raias); peixes ósseos (lambari, tilápia, bagres, pescadas, etc.).

Os Peixes Ósseos são o maior grupo de peixes do mundo com uma proporção de nove em cada dez espécies, podem ser encontrados nos diversos tipos de águas como as doces, salgadas, salobras, quentes ou frias.

Sua reprodução é cíclica e a idade da maturação depende da espécie, habito alimentar, porte, sexo, entre outros. Animais de reprodução sexuada (união de dois gametas – espermatozoide e ovulo – dando origem à célula-ovo, ou zigoto), podem ser ovulíparos, ovíparos, ovovíparos ou vivíparos:

Nas espécies ovulíparas, fêmeas e machos lançam um número grande de gametas na água, ocorrendo a fecundação nesse ambiente (fecundação externa). Ovíparos são peixes de fecundação interna, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos, dessa forma, os embriões se desenvolvem no meio externo, dentro dos ovos, e se alimentam de reservas nutritivas presentes nele. Já os ovovíparos, o ovo permanece dentro do corpo materno até o fim do desenvolvimento embrionário e posterior eclosão, liberando filhotes já formados. Neste caso o ovo, além de diversas outras funções, também exerce a função de nutrir o embrião. Por fim, as espécies com placenta e cordão umbilical, que transporta os nutrientes diretamente da mãe para o filhote, são os vivíparos, porem esse tipo de reprodução não existe entre os peixes.

Dessas três formas básicas de reprodução de peixes, o modo mais comum é a fecundação externa (ovuliparidade), mas cada espécie pode apresentar variações distintas, por exemplo para os peixes marinhos a desova da maioria das espécies ocorre próximo à superfície (pelágica), com muitos ovos pequenos, enquanto que para os de água doce, a desova normalmente é próxima ao fundo (demersal), com menor quantidade de ovos, porém maiores.

O ciclo de vida básico consiste em ovo – larva – alevino (pós-larva) – juvenil – adulto. Nem todas as fases precisam estar representadas, além disso, cada fase pode ser vivida em um ambiente distinto. O salmão sai do ambiente marinho, sobe os rios até́ locais de desova, após a desova os ovos eclodem nas cabeceiras e os alevinos descem o rio; chegam jovens nos estuários de onde partem para o oceano onde se tornam adultos e o ciclo se completa. Ciclo parecido é observado em outras espécies, como o robalo.

Os cientistas chamam de fêmeas os indivíduos que possuem ovários (produtores de óvulos) e de machos os que possuem testículos (produtores de espermatozoides). Tanto em mamíferos quanto nas aves, essa diferenciação está no código genético de cada indivíduo, então o indivíduo já nasce com a característica de produzir óvulos (fêmeas) ou espermatozoides (machos). Em peixes, também existem espécies que a genética define se o indivíduo irá produzir espermatozoides ou óvulos, porém, para a maioria das espécies, o que define se o indivíduo tem ovários ou testículos é a sua fisiologia, não ocorrendo nenhuma diferenciação genética. Nesse caso, para muitas espécies, o indivíduo que tem a fisiologia para possuir ovários, irá produzir óvulos a vida inteira.

Porem existem diversas espécies de peixes que têm como estratégia de sobrevivência a mudança do sexo (passam a produzir espermatozoides ao invés de óvulos, ou vice-versa), ou seja, ao longo da vida sua fisiologia se altera e com isso mudam suas gônadas. Existem diversas espécies de peixes que mudam de sexo ao longo da vida, como o peixe-palhaço e o robalo, que inicialmente produzem espermatozoides mudando depois para óvulos. Para as garoupas o mais comum é inicialmente os indivíduos terem ovários e depois desenvolverem testículos.

 

 

Espécies como o peixe-palhaço e do robalo são chamamos de protândricas. A vantagem nesse caso é que como os óvulos são muito maiores que os espermatozoides, fêmeas maiores produzem mais óvulos e de melhor qualidade, enquanto que machos menores conseguem produzir a quantidade necessária de espermatozoides. O inverso, no caso da garoupa, espécies protogínicas, ocorre quando existe muita competição entre machos, ou seja, um macho domina um recurso (território) e as fêmeas (menores) ocupam o território sob a proteção do macho.

Por isso, a fisiologia da reprodução de peixes é um vasto campo científico que aborda um conjunto de processos essenciais: da fertilização do ovo ao comportamento sexual e de desova. Estes processos são modulados por fatores ambientais que podem determinar o sucesso reprodutivo de uma espécie. Sendo assim, é possível que certas mudanças ambientais possam delimitar o período e o sucesso reprodutivo na maioria dos peixes

Para peixes marinhos, a temperatura e a salinidade são dois fatores que agem juntos e têm papel fundamental no período de incubação e eclosão de ovos de muitas espécies. O efeito é mais pronunciado nas espécies que vivem em locais rasos e propensos à mudanças constantes de temperatura que pode ampliar ou reduzir a salinidade. Para os de água doce, a piracema coincide com o período de aumento da temperatura da água, das chuvas (que aumenta o nível dos rios) e a ampliação da quantidade de horas de luz por dia. Esses fatores estimulam o processo de reprodução. Além disso, na jornada rio acima, o esforço contra a corrente é essencial para o processo de reprodução, pois os peixes queimam gordura e estimulam a produção de hormônios responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

Esses são somente alguns exemplos da complexidade da reprodução de peixes e os desafios da ciência na busca do conhecimento sobre a sua biologia e ecologia e assim propor formas de uso sustentável, conciliando os interesses econômicos, sociais e ambientais para possibilitar que os peixes possam se reproduzir e repor/renovar os estoques pescáveis para os anos seguintes.

Conheça mais sobre o Instituto de Pesca, acessando ao site www.pesca.sp.gov.br. Criado em 8 de abril de 1969, desenvolve pesquisas sobre ecossistemas aquáticos; biologia, pesca e aquicultura de organismos marinhos e continentais e tecnologia de processamento de pescados.

 

 

 

 

 

 

03_tutsui

 

Sergio Luiz Tutui

Pesquisador Científico – Instituto de Pesca e Doutor em Zoologia pela UNESP. Especialista em Gestão Pesqueira pelo Instituto de Pesquisa Pesqueira da Provincia de Mie/Japão. Com trabalhos na área de Recursos Pesqueiros, Dinâmica da Atividade e Ecologia de peixes marinhos.

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

     

     

     

    A Coluninha Golden 7 armazenada em carvalho e amburana foi agraciada com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 ! A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar, sendo a garapa obtida após a moagem depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha vai para tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá, ficando armazenado por um período mínimo de 2 anos. Participou em vários festivais: ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman) e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, USA e Mercosul. Informações www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br  Beba com moderação e se for dirigir não beba!01

     

     


     

     

    Site Moro Deconto

     

     

     

     

     

    Perfeitos para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br  Visite nosso Stand na Pesca Trade Show  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     


     

    logo_massaru_unico

    Manutenção de varas, molinetes e carretilhas

     

    Quem pesca com multifilamento e precisa montar o líder em monofilamento ou fluorocarbon sabe a dificuldade de unir as duas linhas. Isto pode ser facilmente resolvido com este bobbin, fabricado em São Paulo/SP que você encontra nas melhores lojas de pesca em todo o país! Se na sua região não tem este aparelho, peça ao lojista para contatar o fabricante Masaru. Informações no email: masarupmh@outloook.com ou nos fones (11)3209 7378 cel e whatsapp(11)95338 1475

     

     


     

     

    Massa para pesca – União Pesca

     

     

    Na primavera o importante é ter sempre a isca certa para potencializar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Encontre nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     


     

     

    SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

     

    rastreador2

     

    Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compras www.spotcomsat.com.br email: comercial@spotcomsat.com.br ou fone (11)98343 1521 – Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância. Loja em Angra dos Reis/RJ, em parceria com Zimarine Teak Specialist – loja 147 do Shopping e Marina Piratas (024) 99833 5795.

     

     


     

     

    PSICULTURA CHANG

     

     

     

    Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      SOFTBOL: Nikkei Curitiba é Tri-campeã Brasileira d...   Realizado nos dias 31 de agosto a 1º de setembro, no campo da ACEMA, em Maringá, o XXV CAMPEONATO BRASIEIRO DE SOFTBOL FEMININO INTERCLUBES ...
      TÊNIS DE MESA: Leonardo Iizuka, 9, é dez vezes cam... No último dia 20, foi realizada a 11ª etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa, no Cooper Clube. O destaque, novamente, ficou por conta de Leona...
      BEISEBOL: Centro Esportivo Brasil-Japão recebe o 1... Quem disse que o Brasil é o país do futebol? Está enganado. Aqui também tem beisebol. Acontece neste fim de semana (11 e 12) o 16º Festival Zenki Sato...
      SOFTBOL: 15ª edição da Taça Tiemi Yajima acontece ... Neste fim de semana (18 e 19), com a realização do Torneio Início de Softbol Feminino Sub 13 (Aberto) e Festival T-Bol Feminino “Taça Tiemi Yajima” 20...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *