NIPPAK PESCA: SOBRE A SUSTENTABILIDADE PESQUEIRA

Nos ultimos anos temos, cada vez mais, utilizado ou escutado o termo Sustentabilidade, mas realmente o que significa isso?

*Por:Sergio Luiz Tutui, Ingrid Cabral Machado e Paula Maria Gênova de Castro Campanha

Fotos: Luis Campanha

 

 

O termo Sustentabilidade tem origem no latim “sustentare”, que significa sustentar, apoiar, conservar. Em um sentido amplo, Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência em certo estado, por um determinado prazo. Mas o que significa esse conceito quando usado para os elementos da natureza?

O surgimento do conceito e dos termos relacionados à Sustentabilidade remonta aos grandes eventos mundiais que iniciaram a partir da década de 1970, voltados para a discussão dos problemas ecológicos globais, como a Conferência de Estocolmo (1972) e a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992, a qual ficou conhecida como Rio-92.

O Relatório “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 consagrou o termo “Desenvolvimento Sustentável”, significando o uso dos recursos naturais pelas presentes gerações, sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Trata-se de um conceito muito abrangente e pouco preciso, mas que é utilizado até os dias de hoje para expressar a utilização equilibrada dos recursos naturais, sendo relacionada a uma mentalidade, atitude ou estratégia que é “ecologicamente correta”.

O conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de assuntos que se relacionam, nas questões sociais, econômicas, ambientais e outras, compondo um sistema integrado – o Sistema Socioecológico. Na visão da Sociedade Internacional de Economia Ecológica, as atividades conduzidas neste sistema devem permitir que a vida humana possa evoluir e que as culturas possam se desenvolver, mas ao mesmo tempo garantir que os efeitos das atividades humanas permaneçam dentro de limites que impeçam a destruição da natureza.

Analisando o conceito nas distintas questões, podemos entender a Sustentabilidade ambiental como a manutenção do meio ambiente e a disponibilidade de recursos naturais do planeta Terra. Já a Sustentabilidade econômica está ligada à viabilidade econômico-financeira de uma atividade, a ser obtida por meio de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um conjunto de estratégias que promova a recuperação do capital financeiro, humano e natural da atividade. Por fim, a Sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas estabelecidas para garantir o bem-estar social, a qualidade de vida e a segurança de forma justa na vida em sociedade.

 

 

A partir da compreensão da Sustentabilidade, há necessidade de entendermos outros conceitos que se relacionam e que são imprescindiveis para o seu alcance.

O primeiro é o que conhecemos por Gestão Ambiental, que é um instrumento de Governança do território. Denomina-se Gestão Ambiental ou gestão do meio ambiente, como o conjunto de estruturas, instituições e ações que administram os territórios e os recursos naturais. Os elementos que compõem as estruturas de gestão compreendem as autoridades e os órgão responsáveis, as leis e normas que regulamentam o uso dos recursos, a fiscalização do cumprimento dessas normas, além de uma série de instâncias, como conselhos e comitês gestores. Os órgãos de representação de grupos sociais também fazem parte do processo, como, no caso da pesca, as colônias de pescadores profissionais e as associações de pescadores esportivos.

O conceito de Gestão Ambiental não pode ser reduzido exclusivamente à conservação da natureza ou à busca de soluções para os problemas ambientais causados por fatores como a contaminação do ar, da água, do solo; a perda da biodiversidade e a perda dos serviços ambientais, ou à atenção a quaisquer outros tipos de problemas ecológicos. Este conceito é mais amplo e profundo e implica também no manejo das atividades produtivas e no fomento à atividades que proporcionem boas alternativas econômicas para a geração de renda e que promovam um menor impacto e uma menor pressão sobre os recursos naturais. A proteção ao patrimônio cultural das comunidades tradicionais também é um dos objetivos da gestão ambiental, no entendimento que as práticas e conhecimentos tradicionais podem ser úteis na proteção ambiental. Como exemplo ligado à pesca poderia ser o uso do conhecimento ecológico dos pescadores na regulamentação da pesca. Neste sentido, a Gestão Ambiental também implica uma participação conjunta e articulada de todos os setores da sociedade, na busca do conjunto de ações que permitam o alcance da Sustentabilidade em todas as suas dimensões.

O segundo conceito é o de Resiliência. É um termo oriundo do latim “resiliens”, que significa voltar ao estado normal, a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Esse conceito é utilizado em diversas áreas, tais como psicologia, administração, ecologia e física e seu significado varia conforme a área de utilização.

Em Ecologia, Resiliência é uma capacidade do ambiente de restabelecer seu equilíbrio após este ter sido rompido por um distúrbio, ou seja, sua capacidade de recuperação e de restauração. A natureza lança mão dessa capacidade o tempo todo. Por exemplo, quando um contaminante acidental mata a fauna de uma área marinha ou quando um incêncio destrói parte de uma floresta natural e essas áreas conseguem recuperar a sua biodiversidade depois de algum tempo. Entretanto, quando um acidente é muito grave, o ambiente pode não ser capaz de recuperar as suas características ecológicas originais. Nesse caso, há perda de resiliência. Um exemplo atual é o caso do rompimento da barragem em Mariana-MG, com o derrame da lama tóxica no Rio Doce, onde pesquisadores suspeitam que possa haver impossibilidade de retorno à biodiversidade original.

A partir dessas idéias e conceitos discutiremos, nas próximas matérias, a ideia da Sustentabilidade Pesqueira como o objetivo da Gestão Ambiental Pesqueira, desenvolvida com base no conceito de Resiliência dos Recursos Pesqueiros.

Conheça mais sobre o Instituto de Pesca, acessando ao site www.pesca.sp.gov.br. Criado em 8 de abril de 1969, desenvolve pesquisas sobre ecossistemas aquáticos; biologia, pesca e aquicultura de organismos marinhos e continentais e tecnologia de processamento de pescados.

 

03_tutsui

Sergio Luiz Tutui

Pesquisador Científico/Instituto de Pesca – Doutor em Zoologia pela UNESP Especialista em Gestão Pesqueira pelo Instituto de Pesquisa Pesqueira da Provincia de Mie/Japão

 

 

 

 

 

04_ingridIngrid Cabral Machado

Pesquisadora Científica/Instituto de Pesca – Doutora em Ciências pela UFSCar, com trabalhos na área de Ecologia Humana e Etnoecologia pesqueira

 

 

 

 

 

 

 

Paula Maria Gênova de Castro Campanha

Pesquisadora Científica no Instituto de Pesca e Doutora em Ciências pela USP, com trabalhos na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Dinâmica da Atividade Pesqueira Artesanal e peixes continentais.

 

 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     


     

    CURTAS

     

     

    Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

     

     

    A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar. A garapa obtida é depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha é depositada em tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá e totalmente fechados, por um período mínimo de 3 anos. Tem participação em vários festivais tais como ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman), e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, Usa e Mercosul. Informações no site: www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br

     


     

     

    Camarão articulado – Maré Iscas

     

    articulado3

     

    O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     


     

     

    Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

     

    あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

     

    jose-carlos 

     

    Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

     

     


     

     

    Massa para pesca – União Pesca

     

     

     

    Não se preocupe com as chuvas, é final de primavera !!! E com os dias mais quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     


     

     

    SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

     

    rastreador2

     

     

    Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

     

     


     

     

    SITE MORO DESCONTO

     

     

     

    Perfeitos para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br  Visite, veja e compre!  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     

     

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

      Related Post

      NIPPAK PESCA: CURTAS Óculos polarizados e anatômicos Mustad   Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas, ar...
      BEISEBOL: Marília fatura o 15º Torneio Interclubes... A categoria Infantil do Nikkey Clube de Marília sagrou-se campeã do 15º Torneio Internacional de Beisebol Interclubes Infantil “Taça Luiz Simizi” 2015...
      BEISEBOL: V Taça de Clube Campeões de Beisebol ...   Realizado nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Treinamento Yakult em Ibiuna-SP, a V Taça de Clube Campeões de Beisebol "João Nakaie" I...
      ARTES MARCIAIS: Em palestra, mestre Akira Saito fa... O renshi-shihan (mestre), 5º dan Karatê-do Goju-ryu, Akira Saito, ministrou, no último dia 30 (sexta-feira), na Associação Cultural Assistencial Iwate...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *