NIPPAK PESCA: Sol forte, água do lago quente, peixes subindo a superfície para comer e, nada de bater na sua isca!

resized_01_apoiador (Copy)

Em determinado dia tudo está favorável: tempo bom, muitos rebojos observados mas os peixes refugam a isca. O que fazer?

Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

Você certamente já passou por isto, ao olhar a sua vara, tá lá quietinha no apoiador, a pontinha só se move por força do vento. Mexe aqui e ali dentro da caixa de pesca e, vai trocando a isca e, os resultados não aparecem.

Pescando com isca natural é acertar no que os peixes estão comendo no momento. E isto pode variar rapidamente passando da minhoca, bichinhos de pão ou laranja, grilos, escargots, frutas, frios, pão, embutidos em geral, frutas e etc para massa. Para este item, alguns ingredientes podem fazer diferença. Se não é você quem faz a mesma, então é procurar nas lojas. Nas prateleiras, inúmeras marcas, o jeito é assinalar qual o peixe alvo, depois avaliar dentre estas, a que se aproxima das características para sua pescaria. Se mesmo assim a dúvida persistir vá na tradicional, pois quem está no mercado a tanto tempo, com certeza é sinal de produto de qualidade.

 

02b_Choho-e-a-tilápia

 

Ingredientes básicos da massa

Ração de peixe, farinha de trigo ou mandioca (para dar liga, sendo recomendável misturar com a água do próprio lago). Se acrescentar :

1)essência de groselha ou frutas é ideal para tilápias, piaus, matrinxãs;

2)queijo ou algo mais para o azedo vai ser direcionado para os redondos, catfishes, dourados e etc

 

 

03a_boia-inteligente-multipesca

 

Carpas merecem uma massa especial: batatas cozidas e amassadas misturadas com ração de peixe e, a partir daí vale acrescentar paçocas rolhas (destas industrializadas vendidas em casas de doces), mel, açúcar cristal. Bom deixar a consistência farinhenta para se desmanchar aos poucos. Esta espécie tem como característica assoprar e depois sugar, o que torna primordial utilizar dos chuveirinhos especialmente desenhados para segurar a isca e, fazer com que ela chegue inteira a área escolhida do lago. Outro acessório indispensável é a bóia inteligente (avisa quando a massa acaba).

No final o peso a ser arremessado é considerável pedindo varas robustas e o apoiador para descansar o equipamento até a batida do peixe. Os adeptos desta pescaria costumam utilizar pelo menos 3 conjuntos, variando a altura da isca, até acertar a profundidade onde os peixes estão se alimentando e aí todas são direcionadas para a que teve ação.

Não estranhe se por acaso ao utilizar uma massa direcionada a determinada espécie, capturar outra que não tenha nada a ver. Outra sugestão é turbinar a massa com corantes e saborizadores prontos (você encontra nas lojas especializadas). Pode apostar que tem pescador que ainda esconde a sete chaves a receita da sua preciosa massa, mas é cada vez mais difícil ver um que depois de um bom papo a beira dágua não te ajude.

 

04_imitação-de-ração-em-bx-resol

 

No caso das imitações de ração flutuante, depois de mudar as cores e modelos das iscas, vale buscar anzóis que não brilhem tanto e, como alternativa final, diminuir o tamanho da isca. O único senão disto é que os anzóis também serão menores, mais frágeis e na briga com exemplares de porte vai ser preciso cansar bem o peixe e, torcer para estes não abrirem. É o risco para ter as batidas esperadas.

Quem vai de miçanga é alterar a profundidade de ação aumentando ou diminuindo a distância da bóia pequena para isca.

Para melhorar a visualização destas no meio da ração flutuante (utilizada para chamar os peixes à superfície) pintar a parte de cima na cor amarela ou branca já ajuda muito. Falando nisso, em determinados locais os peixes estão tão acostumados que com esta ração no fim já não se tem mais rebojo, sendo necessário jogar nova porção. Neste caso, utilizar bóia cevadeira vai facilitar sua vida, pois sua isca sempre vai estar no meio do alvoroço.

 

05_cevadeira

 

Outro detalhe a ser observado é a linha que une a isca, às vezes é preciso também diminuir diâmetro desta o que aumenta o risco de ruptura. Isto é aconselhável para as mais ariscas tilápias, principalmente as maiores. Quem utiliza de castor (ou similar para proteger a linha de peixes com dentição) e quiser capturar as matrinxãs, vai precisar correr o risco de corte, trocando este artefato por um líder de linha monofilamento ou fluorocarbono. Agora se estiver lotado de redondos, então nem se preocupe pois quando o bicho bate nem toma conhecimento e vai em disparada para toda parte do lago (aí é torcer para linha aguentar).

A chance para estes peixes neste caso aumenta muito, e vale a persistência do pescador para manter a linha sempre esticada não permitindo ao peixe virar o corpo. Linhas de multifilamento aumentam esta probabilidade a favor de quem pesca.

Varas mais compridas significam maior envergadura para cansar o peixe desde que o pescador não se assuste e, segure sempre pela empunhadura. Para quem utiliza de varas de mão ou telescópicas, no caso de grandes ou pesados exemplares vai facilitar se tiver o salva-varas, pois aí é deitar a vara nágua e brigar, segurando pela mesma.

06_salvavara2

Outro ponto crucial é na hora de tirar o peixe, o certo é deixar o passaguá dentro da água e, direcionar o peixe para o mesmo e, aí sim levantar o artefato. Para todos os casos vale manter o menor tempo possível o peixe fora dágua para garantir a sobrevivência do mesmo.

No mais vale a experiência de cada um, que com paciência saberá o momento certo de tirar o exemplar para fotografia.

 

07_tilpaia-de-peso

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

     


    Apoio:

    BY Aventura    www.byaventura.net.br

    EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

    Fishing Co    www.fishingco.com.br

    Maré Iscas   www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     

     


    CURTAS

     

    resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

    Destaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

    resized_logo

     

     

     

     

     

     

     


     

     

     

    PROTETOR DE CARRETILHA BAIXO CASTING NEOPRENE – EBF PESCA

     

    resized_LOGO MAIOR

     

    protetor-carretilha

     

    Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pescawww.ebfpesca.com.br

     

     


     

    Camarão articulado – Maré Iscas

    articulad

    Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.bre www.facebook.com/iscas.mare

     

     


    Nova Birutinha – Moro Deconto

    nova-birutinha

    Totalmente reformulada para o ano de 2015 a Birutinha está ainda mais eficiente. Uma twitch bait com equilíbrio perfeito, que trará excelentes resultados e muitas satisfações em suas pescarias. Trabalhe a isca com toques de ponta de vara, estimulando a isca de modo que ela faça movimentos em “Z” na sub-superfície. Especificações: isca de meia-água sem barbela; flutuante com chocalho; 7 cm e peso: 9 g. Informações no site www.morodeconto.com.br  email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     


     

    UNIAO-PESCA

    Massa para pesca – União Pesca

     

    massabanana-uniaoPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     

     

     

     


     

     

     

     

    camiseta-pirarucuColeção VERÃO 2016 – Camiseta PIRARUCU da By

    Para quem procura o melhor! Pratique o seu esporte com conforto e proteção! Camiseta raglan sublimada com zíper 100% poliéster, tecido em DRY nas cores: degrade preto e branco, nos tamanhos P, M, G, GG. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site: www.byaventura.net.br

     

     

     

     

     

    Related Post

    GOLFE: Luiz Miyagi e Carla Ziliotto vencem o 43º C...   Os anfitriões Luiz Miyagi e Carla Ziliotto sagraram-se campeões scratch do 43º Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil, neste último dia 17, no...
    NIPPAK PESCA: Curtas Compressor de ar Maruechii (Piscicultura Chang)     Para aquaristas ou para quem precisa de areação emergencial na falta de energ...
    TÓQUIO 2020: Capacitação para os Jogos Olímpicos d... ICBJ abre inscrições para novas turmas de língua e história japonesas; aulas iniciam em janeiro de 2017     O Instituto Cultural ...
    NIPPAK PESCA: SOBRE A REPRODUÇÃO EM PEIXES Por: Sergio Luiz dos Santos Tutui e Marcelo Ricardo de Souza   Uma espécie é um conjunto de indivíduos que apresentam características semel...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *