NIPPAK PESCA: Tralha básica

Continuando a falar sobre o tema, destacamos algumas informações sobre carretilhas e molinetes.

Mauro Novalo

 

Carretilhas

 

Colocação da linha na carretilha

Para conseguir um perfeito armazenamento da linha em sua carretilha, é necessário ter alguns cuidados na hora de enrolar a linha, como:

– ao dar o nó pra que fique segura no carretel, procurar mantê-la no meio do carretel.

– o ideal é transferir no mesmo sentido que sai do carretel para não gerar uma torção dupla.

– abastecer sem exagero o carretel mas lembrando que pouca linha dificulta os arremessos.

 

Regulagem da carretilha

Identifique o botão de sintonia fina

– este botão regula a tensão sobre o carretel, deixando-o mais preso ou solto. Para que não haja cabeleiras, devemos regular o botão da seguinte forma:

Depois de montada sua vara (com a isca + chumbos e etc) gire este botão de maneira a fechá-lo totalmente. Isto feito, destrave a carretilha para o arremesso. Você notará que a isca não irá descer, precisando que depois de aberto um pouco o botão de regulagem citado, dar pequenos toques de ponta de vara. Assim, a isca irá descer lentamente, e parar a isca na posição vertical ao tocar o chão.

 

Freio magnético ou centrífugo

Este tipo de frenagem auxilia no momento do arremesso, pois ele faz com que o carretel não gire mais rápido do que a velocidade em que a isca está sendo arremessada. Para regulá-lo, basta  girar o botão do lado oposto da manivela e mantê-lo numa graduação entre 5 e 6. Caso continue dando cabeleira, aumente para 9 ou 10. Seu arremesso será mais curto, mas evitará cabeleiras. Alguns modelos apresentam este freio com buchas que devem ser liberadas. Como no modelo que tem graduação, inicie seu treinamento com metade das buchas travadas.

Nos dois casos conforme sua experiência, você vai trabalhar de início com mais pressão no carretel e liberar aos poucos até que sinta confiança para trabalhar com menos ação deste freio.

 

Arremesso

Empunhe a vara, deixando as costas das mãos viradas para cima. Se estiver usando uma carretilha para destros, a manivela vai ficar voltada para cima. Com rápido movimento do pulso o arremesso sairá direto à frente.

Conheça os arremessos principais para carretilha e treine-os. Utilizar o peso específico para treinamento ou então uma isca artificial sem garatéias. Isto é essencial para quem depois vai pescar em cima de um barco e, com companheiro a bordo.

 

Liberando a linha

Acionar o botão (flipping) para liberar a engrenagem da carretilha e, em seguida pressionar  o carretel com o polegar. Mirar aonde você quer lançar a isca e, empunhar como descrito anteriormente. Deixe uns 5cm a 10cm de linha solta. Assegure-se de que não tem ninguém ao alcance da sua vara, nem atrás de você.

Com um rápido movimento do pulso e cotovelo, lance a vara direto para cima e depois para baixo. A vara se curva em direção ao alvo, sem esforço. A força deve ser aplicada  quando a vara está atrás, que é o momento onde se acumula mais potência.

O peso da isca faz a vara se curvar. Então, quando a vara é puxada para baixo, solta-se o carretel que estava preso pelo polegar. O carretel está livre. O momento exato de liberar o carretel é no ponto mais alto do arremesso, ou no ângulo de 45°.

Com a isca sendo arremessada e no seu campo visual (a linha está sendo liberada) é o momento de dar um leve toque no carretel, com o polegar, para frear a linha. No instante em que a isca atingir a água, faça com que o carretel pare completamente de girar, apertando o carretel com o polegar. Para que o arremesso alcance a distância desejada, é treinar, ajustando o tempo e a força empregada.

O mais importante é arremessar verticalmente, sem desvios laterais. A mão deve estar com as costas viradas para cima e esta posição mantida até o final do arremesso.

 

Molinetes

 

Abastecimento

A colocação de linha em um molinete requer atenção para não o fazer com a linha torcida. Se nas primeiras voltas perceber esta torção, corrija virando o carretel e voltando a abastecer. Verifique se há orientação do fabricante na posição do enrolamento.

 

Regulando a fricção:

Deve ser feita a ¼ de resistência da linha usada ou da vara, quando esta for de resistência menor que a linha. Exemplo: se abasteceu o molinete com linha de12 librasde resistência, o  ajuste deverá ser de3 libras.

Para executar esse ajuste, monte seu conjunto (vara + molinete + linha), coloque uma balança na ponta da linha e aplique pressão na vara.

 

Arremesso

Para executar o arremesso é necessário prender a linha junto à vara de pesca, usando o dedo indicador. A seguir, levante o pick-up ou aro e proceda ao arremesso. Após concluí-lo, vire a manivela para ativar o pick-up e travar a linha.

 

Freando a isca no ar:

No molinete – utiliza-se o dedo que segura a linha antes de abrir o arco para o lançamento -mantendo-o próximo do carretel, sentindo a saída da linha e pressionando o carretel levemente para controlar a liberação desta. Aperte mais se sentir que vai passar o ponto desejado ou libere no caso contrário.

 

Recolhimento

Utilizando carretilha ou molinete, o recolhimento deve ser executado utilizando a ação da vara de pesca, isto é, acionar a manivela sempre que a vara estiver no movimento descendente. Assim você levanta a vara e na descida: manivela, para não forçar o equipamento.

Durante a pescaria às vezes, é necessário liberar um pouco mais da pressão exercida na linha, para isso é recomendável você conhecer o equipamento (leia o manual e pratique este procedimento que pode ser a diferença para o sucesso da sua pescaria).

 

Manutenção

Após a pescaria aproveite para lavar todo o equipamento utilizado. Se possível aproveite a hora do banho e, deixe a água do chuveiro escorrer na vara e carretilha ou molinete.

Percebendo algum som estranho depois desta limpeza prévia, substitua o mesmo e reserve-o para uma manutenção completa para não comprometer alguma peça.

Pescaria em água salgada ou salobra requer atenção dobrada, devido a maresia. Isto vale para tudo que estiver sujeito a ação da ferrugem e foi levado ao local, mesmo sem ter sido utilizado.

 

Ótimas pescarias!

 

Apoio:

MTK Fishing Adventure Outdoor    www.mtkbrasil.com.br

Bem Bolado   www.bemboladome.com.br

Produtos Petersen    www.pescabrasil.net/petersen.html

TenkaraBR      www.rodsbyjorge.com.br

Moro e Deconto    www.iscasartificiais.com.br

Piscicultura Chang   www.pisciculturachang.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TÊNIS DE MESA: 36º, Tsuboi conquista posição histó...   A melhor posição de todos os tempos nos registros da ITTF – International Table Tennis Federation. (Thiago Monteiro 59º, Hugo Hoyama 51º, Ca...
BEISEBOL: EM DIA DE HOMENAGENS, MARÍLIA CONQUISTA ... Os jornais Nikkey Shimbun e Jornal Nippak foram homenageados pela Federação Paulista de Beisebol e Softbol (FPBS) com o mérito esportivo. A cerimônia ...
SOFTBOL: Gigante-Gecebs é Campeã da 10ª Taça Brasi...   Disputado nos dias 16 e 17 março, no campo do Nikkey Clube de Marília, na cidade de Marília - SP, a 10ª edição da Taça Brasil de Softbol Fem...
JUDÔ: Judô do Brasil faz parceria com japonesa par...   País que criou o judô, o Japão ajudará o Brasil na descoberta de talentos no ciclo até a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Nesta terça-f...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *