NIPPAK PESCA: Trekking, caminhada, bike, motocross, navegação (caiaque, canoas e etc), pescaria e outros esportes de aventuras… como se proteger melhor?

O praticante destas modalidades pode e deve investir melhor no vestuário pois encontra roupas de secagem rápida, conforto térmico, proteção solar e repelente contra insetos neste quesito.

 

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

 

01_altomar

 

Quem pratica esportes ou tem como hobby sua pratica na natureza não sai mais digamos “ao Deus dará” e já conta com vestuário com proteção solar, repelência a insetos em alguns casos – principalmente contra Aedes aegypti – além do tecido macio de secagem rápida e com conforto térmico para altas temperaturas, alguns fabricantes oferecem o respiro e a capacidade de atenuar ou eliminar o suor em conjunto com ação bactericida (você usa a camiseta o dia inteiro e no final do dia continua sem nenhum odor).

 

 

 

Planejamento

Analisar bem o trecho a ser superado para sua pescaria, navegação, caminhada ou trekking e dimensionar bem o que vai levar e usar durante toda a duração do evento (sejam equipamentos, acessórios e vestuário).

Por exemplo: locais onde se tem rios, lagos e represas principalmente perto das margens é onde se tem alta concentração de mosquitos e insetos, principalmente no amanhecer e por do sol. Neste caso poderá ser alvo de ataques e é bom estar protegido seja com buffs, bonés e etc além de fazer uso dos repelentes. Se a roupa já ter esta proteção facilita muito, nunca é demais principalmente nos dias atuais onde a proliferação da dengue é alta (sem falar na zika vírus, a febre amarela e a chikungunya).

Outro fator importante a considerar é a incidência do sol, mesmo neste final de inverno, pois apesar de dias com temperaturas próximos dos 10º na capital paulista, observamos que a máxima fica em torno ou acima dos 30º e, ao mesmo tempo que aproveitamos o calor temos de ficar atentos para a proteção (embora não pareça, no final do dia pode nos trazer transtornos consideráveis).

 

02_parquedoibirapuera-com3

 

Roupas normais do dia a dia apesar de aparentemente propiciar certo conforto térmico não são apropriadas pois não fornecem proteção contra raios solares. Quem vai ser exposto por tempo considerável, é bom utilizar bloqueadores solares ou melhor, combinar estes com roupas e acessórios destinados a estas atividades.

 

03_trilheiros-net2

 

Muitas marcas oferecem este tipo de proteção, é analisar com calma e ver a melhor relação custo benefício que atenda seu hobby ou esporte. Vale lembrar que para o cidadão comum, que pratica esporadicamente a atividade, esta ação maléfica do sol só poderá ser observada depois de alguns anos, então é ser precavido agora e sempre aplicar proteção para lá na frente, num futuro não tão distante, não precisar de cuidados médicos.

Os olhos também precisam de cuidados, essencial ter óculos escuros de ótima procedência, preferencialmente com lentes polarizadas (que reduzem ou eliminam os reflexos dos raios solares nas superfícies como água, terra, areia e etc). Além de proteger contra insetos, objetos, vento vai lhe oferecer descanso e conforto visual, mesmo embaixo de sol forte. Porque economizar com algo tão importante como a sua visão?

Caminhar, seja num parque urbano, numa montanha, durante a competição de trekking, ou para atingir o ponto ideal para sua pescaria são atividades saudáveis que demandam esforço. Sempre é bom planejar antecipadamente a atividade completa e iniciar aos poucos, isto é, ter um período inicial de adaptação – para quem não é praticante habitual. Estabelecer metas iniciais e depois ir aumentando conforme sua composição física.

 

04a_foto-cor-clara

 

De vez em quando depois de subirmos e andarmos bom pedaço de trecho de pedras por exemplo, junto a uma encosta, numa pescaria de costão, percebemos nós ou nossos parceiros de pesca, extenuados. O ideal é sempre considerar no planeamento este tempo de caminhada (ida e volta) e claro avaliar muito bem os horários da maré, ou seja, os horários de amplitudes máximas para ajustar o horário correto no percurso ideal – e não correr o risco de ser impedido de sair em virtude da maré alta. Claro, ter água e alimentação para todo o período contando com sobra para qualquer eventualidade. Alimentos leves (lanches e frutas) e bebidas isotônicas, barras de cereais ou chocolates são sempre bem vindos na lancheira.

Mesmo contanto com a facilidade de pontos de aquisição, em áreas urbanas (parques públicos) ou praias bem movimentadas também vale estimar o período total da atividade e o horário do exercício para dimensionar adequadamente o que levar (agua e lanche).

Numa competição seja de bike, motocross, aventuras ou trekking o que levar e usar, vai depender do que é permitido durante as mesmas. Caso seja uma trilha a ser compartilhada com amigos, é avaliar com responsabilidade o roteiro e estimar tudo que seja necessário para fazer com segurança e tranquilidade pois, o importante não é testar sua condição física e sim, aproveitar com alegria e praticar com qualidade e conforto um esporte que propicia excelente contato com a natureza.

 

05_gazetazn-com-br

 

Na navegação seja com caiaque, canoa ou barcos além da segurança de contar sempre com companhia de mais pessoas, o planejamento requer os mesmos procedimentos a serem adotados seja na alimentação, água e considerações da rota. Identificar sempre a rota pelo olhar do menos experiente para estipular o roteiro final e assim todos praticarem com intensidade mas com respeito a estrutura física de cada um. O vestuário acompanha o mesmo padrão isto é, tecido de secagem rápida com conforto térmico e obrigatoriedade de sempre navegar com colete salva-vidas. Uma mochila estanque para manter seco uma “muda” de roupa sempre é útil.

Mente sã num corpo são – não significa que imaginar se traduza em realizar, na prática são proporcionalmente inversos principalmente considerando se tratar de atividade física exposto ao tempo ou seja de acordo com as condições da natureza e circunstâncias climáticas. Ao ser rigoroso nesta avaliação do que fazer, também agir da mesma forma ao considerar o que vai usar durante a atividade. Lembrar que o investimento é em você e na sua saúde.

 

06_ede-e-tino

 

Aguarde, em edições futuras, mais sobre segurança e equipamentos para estas modalidades.

Ótimas aventuras e pescarias!!!

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

    Apoio:

    Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

    Cachaça Morro Vermelho   www.cachacamv.com.br

    Fishing Co   www.fishingco.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br

    Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     


    CURTAS

    Cachaça Morro Vermelho

    morrovermelhoProduzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG partir da cana-de-açúcar, a cachaça é uma bebida natural e genuinamente brasileira que cuidadosamente segue a receita original que vem sendo passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, é um drink leve que desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou, ainda, na famosa caipirinha. Esperamos que você aproveite esta bebida e que ela possa estar presente em muitos de seus eventos e comemorações. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

     

     


     

     

    pampo

    Camarão articulado – Maré Iscas

    mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     


     

     

    02_Jose-CarlosLivro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

     

    01_livroApresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

     

     


     

     

    massa-goiaba

    Massa para pesca – União Pesca

    É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e www.facebook.com/narcisocamping

     

     


     

     

    SPOT Global Phone

    satelite-fone-2Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital. Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521. Visite nosso stand na Pesca Trade Show! Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.ok-spotcomsat

     

     


     

     

    resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

    resized_logocamisa-manga-longaDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

     

     

     

     


    Cachaça Morro Vermelho

     

    morro-vermelhoProduzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG a partir da cana-de-açúcar, a cachaça é uma bebida natural e genuinamente brasileira que cuidadosamente segue a receita original – passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, é um drink leve que desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou, ainda, na famosa caipirinha. Esperamos que você aproveite esta bebida e que ela possa estar presente em muitos de seus eventos e comemorações.  Dica: sirva em um copo bem bonito, coloque uma fruta para enfeitar; mantenha os sucos e a cachaça bem geladas. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

      Related Post

      TÊNIS DE MESA: CIRCUITO FEDEESP REALIZA ETAPA NA A... No último dia 30 foi realizada a 2ª etapa do Circuito Educacional Fedeesp de Tênis de Mesa.   Premiação Classe A. Foto: arquivo pessoal ...
      ARTIGO: Agradecimento ao mestre Maurício Kobayashi... Por Fábio Shiro Okano* No tênis de mesa brasileiro, podemos citar inúmeras pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento deste...
      NIPPAK PESCA: CURTAS Porta Iscas V-FOX 5 Litros Dobrável   Trans Iscas resistente e impermeável , com compartimento para compressor de ar à pilha e, alça su...
      KENDÔ: Convênio entre a Jica e a Universidade de K... Os praticantes de kendô do Brasil estão tendo uma oportunidade rara de poder treinarem com alunos da Universidade de Kokushikan. O objetivo é demonstr...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *