NIPPAK PESCA: VANCOUVER – Columbia Britânica / Canadá

Portão de entrada para pesca de trutas, salmões e esturjões

 

Por Ari Batista Neto*

 

01_ESTURJAO-(Copy)

 

Vancouver é a maior área metropolitana no Oeste do Canadá com mais de 2.500.000 de pessoas. Metade da população têm um idioma de origem diferente do Inglês. São destacamente gentis e desfrutam de um entorno com mar, montanhas, florestas, muitos lagos e rios.  É especialmente agradável passear pelo centro da cidade com enorme variedade de lojas, magazines, restaurantes, fast foods galerias de arte, museus entre prédios modernos e bonitos.

 

 

PESCANDO A PARTIR DE VANCOUVER

O Fraser River Valley está apenas a hora e meia de carro de Vancouver rumo leste. Essa região é pródiga em montanhas, vales, lagos, rios e riachos. Aí se encontra o melhor empreendimento de hospedagem e estrutura para pescadores e amantes da natureza.

 

02_IMG_1286F-(Copy)

 

O Fraser River Lodge – British Columbia Fishing and Wilderness Adventure Resort

Esse deslumbrante lodge encontra-se em frente ao imponente Rio Fraser. É de contrução  esmerada em madeira e estilo “rústico”. De seu restaurante, suites ou do grande deck frontal se contempla linda vista do rio e ao fundo o majestoso Monte Cheam. Possui ainda um salão para eventos com amplas janelas-portas com vista panorâmica. Empresas do mundo todo promovem pequenas convenções ou treinamentos com saídas de pesca que promovem diversão, relaxamento e especialmente integração e motivação entre os colaboradores.

A hospedagem se dá em 8 suites para até 3 pessoas em camas individuais com wi-fi gratuito. O acabamento é de ótimo padrão, colchões e roupa de cama de primeira linha como lençóis de algodão egípcio. Em frente a cada quarto e na área do deck existem torres portáteis de aquecimento a gás.

Os jantares também entram para as melhores lembranças de quem aí se hospeda. As carnes e demais ingredientes são em geral orgânicos, pães e café são beneficiados no local.  O lodge dispões ainda de autorização legal para sua variada carta de vinhos e menu de charutos cubanos e outros. Não por acaso esse conjunto harmonioso de instalações charmosas e atenção nos serviços foi destaque na BBC e no Wall Street Journal.

Para apoio a grupos maiores o lodge dispõe uma confortável casa ao lado, o Outpost Lodge com 4 suites acomoda até 8 pessoas em camas separadas.

 

 

PESCA – A ESTRUTURA DO FRASER RIVER LODGE

 

03a_Barco-DSC_0206-(Copy)

 

O lodge se destaca por uma excelente e completa estrutura para os aficcionados da pesca a saber: Barcos modernos e apropriados para a região ( jet boats potentes e com  cobertura) com guias de pesca selecionados e imensa experiência na região. Os pacotes incluem também tudo aquilo que cria dificuldades em sua bagagem de viagem e no caso para o Fraser River Lodge você não precisa levar, a saber: Para todas as modalidades o lodge inclui as mais renomadas marcas como: SAGE (Fly); Shimano; Penn; Okuma; Templo Fork; Rio; Angler Scientific (Fly); Gamakatsu; – de carretilhas, molinetes, varas, linhas,  iscas artificiais, acessórios, caiaques e muito importante: os waders, jaquetas e botas. Algumas iscas para o fly fishing fornececidas: Wooly Bugger, Minnows, Doc Spratley, Stone Flies, etc. Para os apreciadores do atado podemos indicar outras dezenas de tipos de moscas recomendadas e fornecidas pelo lodge.

 

03b_14-(Copy)

 

A organização é tão detalhada que existe um quarto climatizado para secagem onde cada hóspede tem um local com o número de sua suite para pedurar o wader, jaquetas e botas para que estejam secas no próximo dia de pesca. E para completar os bons serviços o lodge tem autorização e  todo o aparato para defumar os peixes e embalá-los à vácuo para aqueles que desejarem levá-los.

 

04a_ffFraser-Lodge-2009-077

 

04b_Paisagem-River-W-DSC_3086-(Copy)

 

 

SAZONALIDADES

 

05a_Salmon-RiverW-DSC_3192-(Copy)

 

Como em todo mundo o comportamento dos peixes e das águas podem eventualmente variar e bastante.

A pesca do Salmão com mosca / spinning no rio, lagos e afluentes do rio Fraser  começa em agosto, com a chegada do Salmão Chinook ( King ) e do Salmão  Sockeye (Red – com esse apelido por ter a carne de cor vermelha mais intensa que todos) que ficam nesse ambiente até o início de outubro. Em meados de agosto, os primeiros dos 20 milhões do Salmão Pink  chegam nesse sistema hídrico com seu ápice em setembro. ( O Pink somente nos anos ímpares , 2017, 2019, etc ).  Em meados de setembro chegam também os  Salmões Chum (Dog)  e podem ser encontrados até  final de novembro. Por fim temos a  migração do Salmão Coho (Silver) de outubro a novembro. E em outubro temos o toque especial da mãe natureza tingindo as árvores e o cenário do amarelo claro ao vermelho contrastando com o verde de outra vegetação e as montanhas com seus cumes nevados. Mas se você puder escolher a época de sua viagem opte por setembro e outubro, pico da temporada.

 

05b_Salmons-056-(Copy)

 

 

Com relação às Trutas essa região oferece ótimas oportunidades de março a novembro exceto junho que em geral os rios estão com as águas altas. A Cutthroat (Costeira), Rainbow, Bull Trout e Dolly Varden  são a espécies dominantes. A Steelhead ocorre de dezembro a abril sendo a melhor época de março a final de abril.

 

 

PESCA EM CENÁRIOS AINDA MAIS SELVAGENS.

 

06_Truta-DSCN1170-(Copy)

 

O lodge oferece ainda a possibilidade de se pescar em locais mais isolados e distantes. Gargantas, corredeiras, riachos, remansos, cascatas e montanhas sendo algumas com picos de neves eternas compõem a paisagem juntamente com a fauna e flora. No almoço, lanche de campo com Salmão assado no braseiro. Essa experiência pode ter o sabor de aventura potencializado e um maior aproveitamento da jornada fazendo um pernoite em camping selvagem. O lodge organiza também pescaria em caiques em rio ou áreas alagadas próximas. O máximo da aventura em ambientes definitivamente selvagens pode ser vivenciado através das expedições em helicópteros. A área de abrangência é  uma região de 6mil km/2 e sobrevoa-se geleiras, montanhas, cachoeiras, vales com lagos, rios e riachos em uma paisagem deslumbrante.

 

 

A PESCA DO ESTURJÃO

 

07_FraserFish3-(Copy)

 

A pesca do grande Esturjão Branco (Acipenser transmontanus) é mais uma etapa memorável para aqueles que se aventuram nas pescarias no vale do Rio Fraser. Essas águas são habitadas por mais de 60.000 exemplares. É uma pesca de fundo com isca natural e ter na ponta da linha um desses grandes peixes significa adrenalina nas veias e longa  ” luta ” com esses gigantes pré-históricos. Na confirmação da fisgada você nunca sabe se há 20, 50, 100 , 200kg ou mais  atacando sua isca nas profundesas. Você  tem que estar preparado para tudo! Quando um grande esturjão aciona sua potente e hidrodinâmica estrutura ele pode levar sem cerimônia e dificuldades mais de 200 metros de linha em pouco tempo. É crucial levantar âncora, acionar o motor  e seguir o esturjão. Se o peixe atinge a correnteza ele poderá  descer por vários quilômetros rio abaixo antes de se poder içá-lo…ou não… Apesar de grandes muitas vezes lançam-se por inteiros fora d`água com enorme vigor proporcionando um espetáculo admirável e emocionante. Podem chegar aos 800kg, atingir 6 metros e viverem até 100 anos. São os maiores peixes de água doce da América!  Muitos desses colossos habitam essas águas pois todos os anos alguns pescadores lutam por horas sem nunca conseguirem trazê-los à superfície e sequer ter idéia de seu tamanho. Esse gênero de peixes pouco mudou desde que apareceu pela primeira vez mais de 175 milhões de anos. Por isso sua aparência pré histórica. O recorde desse rio é um exemplar de 3,65 metros e 498.9 kg capturado por um pescador inglês e devidamente devolvido vivo ao seu habitat natural.

 

logoA pesca ocorre ao longo de todo rio Fraser, desde a parte inferior, média e superior. A mais eletrizante pescaria ocorre no  longo Fraser Canyon onde o rio se afunila. Lembra-se do filme ” First Blood ” ou ” Rambo “, com Sylvester Stallone ? Esse é o lugar onde as filmagens ocorreram. Com barcos apropriados e experientes guias, singramos as águas através de desfiladeiros, cânions e corredeiras e chegamos ao Portão para o Inferno ( Hells Gate).

Nesse lugar a equipe do Fraser River Lodge capturou um esturjão de 455 kg.

 

Na próxima edição conheça pesca em água salgada e na região ao norte de Vancouver.

 

ariAri Batista Neto

é o Representante para o Brasil do Fraser River Lodge – “A Luxury Wilderness Lodge on the Outskirts of Vancouver” e CEO da www.topfishing.tur.br  Contato pelo ari@topfishing.tur.br  ou  (11) 9 7531 0969 ( Vivo/WhatsApp )

 

 


 

 

CURTAS

 

Topfishing Tur

FaceFraserFish9

logoUma nova fronteira para grandes pescarias ao seu alcance. A Top Fishing lançou o destino Costa Oeste do Canadá para pesca de Trutas, Esturjões, e, Salmões tanto no mar como nos rios. A entrada é por Vancouver e os locais de pesca estão em um raio de 150km.  Além dos lindos cenários e locais de hospedagem o participante tem a facilidade de não precisar levar nenhum equipamento de pesca pois está tudo incluso na programação. O melhor período é setembro e outubro. Ainda dá tempo !  www.topfishing.tur.br    (11)  9 7531 0969

 

 


 

 

resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

resized_logoDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 


 

 

Moro – Componentes e Equipamentos para customização de varas de pesca

GEL-15MIN

Logo-MoroA Moro Indústria de Artigos Esportivos iniciou suas atividades em meados dos anos 80, assim como a maioria dos encantados pela arte da pesca, adaptando e customizando materiais importados raros na época, principalmente direcionada ao uso de iscas artificiais. A sua transformação em empresa ocorreu gradativamente, como conseqüência do sucesso dos primeiros materiais confeccionados para alguns amigos, até se tornar, em parceria com a Deconto, a maior indústria brasileira de iscas artificiais. Atualmente, seu foco está direcionado para a distribuição de componentes e equipamentos para montagem de varas, atendendo desde o pescador que repara e customiza seu próprio equipamento, passando pela confecção de varas de alto desempenho pelos customizadores profissionais e indo até o fornecimento para grandes indústrias. Procure nosso representante na Pesca Trade Show no stand da Deconto. Mais informações no site www.morofishing.com.br ou fone (41) 3274-5141

 

 


 

 

massa-goiaba

Massa para pesca – União Pesca

É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e www.facebook.com/narcisocamping

 

 


 

 

SPOT Global Phone

satelite-fone-2Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital. Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521. Visite nosso stand na Pesca Trade Show! Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.ok-spotcomsat

 

 


 

 

resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

resized_logoDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

    Related Post

    TÊNIS DE MESA – CAMPEONATO MUNDIAL Brasil b... A Equipe Brasileira, formada por Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro, Hugo Calderano, Ligia Silva, Jessica Yamada, Caroline Kumahara e Ka...
    BEISEBOL: LUIZ GOHARA CHEGA AO TOPO E SERÁ O QUINT... Pela primeira vez na história Brasil conta com quatro atletas na principal liga de beisebol do mundo atuando na mesma temporada   Definitivam...
    BEISEBOL: Centro-Oeste conquista título do 33º Cam... A categoria Infantil da Centro-Oeste sagrou-se campeã do 33º  Campeonato Brasileiro de Beisebol Interseleções 2016, competição realizada nos dias 26 e...
    NIPPAK PESCA: Palavras ligados a pesca & culi... Toda conversa de pescador gira em torno de peixes e consequentemente sobre culinária, então sempre é bom conhecer um pouco mais sobre o assunto e de q...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *