NIPPAK PESCA: Verão e o sol

O Sol é importante para o ser humano pois participa da formação da vitamina D- fortalecimento dos ossos. Mas como tudo na vida, em excesso pode causar sérios danos.

 

Mauro Yoshiaki Novalo

 

1_guarda-sol

 

 

Atualmente grande parte dos médicos aproveitam o exame de sangue para saber a quantas anda a vitamina D, sendo que alguns minutos diários de exposição ao sol em partes do corpo sem filtro solar bastam para manter o percentual necessário para esta. Infelizmente sempre acabamos nos expondo ao sol muito mais tempo do que o necessário, seja na praia, piscina, na rua ou mesmo dentro do carro (isso mesmo, o vidro não é barreira para raios solares). Imagine então pescando!

UV é a sigla para ultravioleta, um tipo de radiação eletromagnética, muito prejudicial ao ser humano, e pode ser dividida em UVA, UVB e UVC. Esses raios, ao entrarem em contato com a pele do ser humano, fazem muito mal, e podem ser as responsáveis até mesmo por câncer de pele. São invisíveis, e estão presentes tanto no inverno, como no verão, óbvio que com maior incidência no calor.

A radiação UVA está presente durante todo o ano, e seja inverno ou verão atinge a pele quase que da mesma forma. Alcança as camadas mais profundas dos tecidos do corpo. A exposição excessiva a esses raios danifica a pele e favorece o surgimento de câncer. Nos olhos, pode provocar o surgimento da catarata, que leva a perda parcial ou total da visão. Tem uma participação em alergias, e são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparência. Também estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar.

A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da terra, e o que chega à Terra é responsável por danos à pele como queimaduras, causando vermelhidão e ardência. A maior incidência ocorre entre 10h e 16h, durante o verão. As pessoas pensam que só porque não ficaram vermelhas não foram prejudicadas, mas o raio UVB provoca o envelhecimento da pele.

 

2_tabela

 

Já a radiação UVC, é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera. Essa radiação é altamente danosa a saúde e, os seres humanos teriam sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre. Por esse motivo, é tão importante proteger a camada de ozônio, para evitar que raios cada vez mais fortes e potentes cheguem à Terra.

 

3_guarda-sol-2

 

Mesmo na sombra, a radiação solar pode atingir você refletida na neve, água, areia e concreto. As crianças sofrem mais com a exposição a estes raios pela pele mais fina, e por ficarem mais tempo ao sol. Algumas pesquisas indicam que 80% do tempo que passamos ao sol durante toda nossa vida é antes dos 18 anos.

Para se prevenir da radiação, é necessário usar protetor solar diariamente, não pegar sol entre as 10h da manhã e as 16h da tarde, colocar um com fator de proteção acima de 30, principalmente em pessoas com pele clara, e crianças. Só o filtro solar não é proteção suficiente (pelo seu tempo de duração, necessita reaplicação e normalmente não são espalhados uniformemente), e a grande maioria só barram os raios UVB não filtrando os raios UVA.

Roupas comuns deixam passar grande parte dos raios ultravioleta. Principalmente se forem claras e de algodão, como a maioria das camisetas que utilizamos. Quando molhadas, deixam passar ainda mais raios ultravioleta.

 

4a_camiseta-ninja

 

Para se proteger de forma segura, além do filtro, o ideal é utilizar roupas e acessórios com proteção UV. Esta proteção é medida em FPU (fator de proteção ultravioleta – não confundir com o FPS dos filtros solares). Uma roupa com FPU 50+ impede a passagem de 98% dos raios ultravioleta, seja UVA ou UVB. Essa proteção continua mesmo quando a roupa é molhada, é um aditivo a base de oxido de titanio, incorporado as moléculas dos fios dos tecidos (não sai durante as lavagens), com estrutura do tecido produzida com uma porosidade que não permite a passagem dos raios UVA e UVB, mas deixa a pele respirar. Em algumas roupas e acessórios o aditivo é adicionado após a fabricação, é o caso de roupas de algodão ou chapéus de fibras naturais.

A maior parte das roupas com proteção UV de qualidade são produzidas com tecidos inteligentes, a base de poliamida, uma fibra sintética de toque macio e sedoso, permite a rápida evaporação do suor (evitar o aquecimento do corpo), deixam a pele respirar e não amarrotam.

Especificamente sobre camisas e camisetas, observamos variedade de produtos destinados a quem vai estar em contato direto com a natureza. Cada vez mais percebemos o interesse do pescador na proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares – influência direta dos dias cada vez mais quentes. Pode-se dizer que camisetas de ciclistas são parte da origem, pois além do fator de proteção solar tem tecido com ação bactericida e bacteriostática, que controla a proliferação de bactérias e o mau cheiro causado pelo suor, tornando muito mais agradável o seu uso num dia inteiro de atividades.

Não se esquecer do rosto e das mãos, usar buffs e luvas sempre que ficar exposto a muitas horas ao sol não é frescura, seu corpo vai agradecer.

 

5a_12571310_10201365390653550_500653065_n

 

Além da proteção da pele é imprescindível protegermos também nossos olhos dos perigos da exposição excessiva à radiação UV e, podem aumentar precocemente o risco do desenvolvimento de doenças como catarata, degeneração macular e pterígio.

Uma maneira de proteger os olhos dos raios UVA e UVB, é usar chapéus ou bonés de aba largas e óculos de sol certificados com proteção à radiação solar (o ideal é com especificações de absorção de UV até 400 nm) – o que garante o bloqueio de quase 100% dos raios ultravioletas.

6_oculos-mustadNa hora de escolher óculos de sol, a dica é optar por armações grandes, que fiquem próximas dos olhos para evitar que a luz solar passe pela lateral da armação. As lentes devem ter um comprovante de qualidade com sua garantia de fábrica. Caso não venham com essa garantia, é aconselhável levar a um oftalmologista para medir o filtro de radiação UV e testar a qualidade quanto a questão da ótica (O acrílico deve imitar o espelho de cristal, que não forma ondulações na imagem).

Os óculos de sol de má qualidade – sem proteção contra os raios UVA/UVB – podem causar mais danos do que não usá-los, pois quando usamos óculos escuros a pupila abre-se e é maior a quantidade de luz que penetra nos olhos, deixando entrar mais raios UVA/UVB que irão prejudicar a retina e o cristalino dos olhos.

 

Efeitos da exposição solar

  • Pessoas que têm 30 ou mais queimaduras ao longo da vida têm 11 vezes mais chances de desenvolver melanoma, o tipo menos comum e fulminante de câncer de pele;
  • Os melanomas nas peles claras estão mais ligados a queimaduras solares desde a infância, acumuladas durante a vida;
  • Para o indivíduo desenvolver um câncer da pele, aquela área onde aparecerá o tumor deverá ter absorvido um determinado número de horas de UV durante a vida. Então é importante evitar o acúmulo de horas de UV na pele – de forma continuada ou intermitente – para não atingir a cota necessária para desenvolver o câncer. Esta cota é personalizada, determinada por fatores de risco (herança, pele clara, olhos claros, sardas etc).

 

Comportamento dos brasileiros

Alguns dados da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia:

  • 68,5% dos brasileiros afirmam não utilizar nenhuma proteção quando expostos ao sol
  • 8,9% apresentaram câncer da pele
  • As mulheres (29,7%) se protegem mais dos que os homens (17,3%)
  • Os brancos (28,8%) e amarelos (25%) se protegem mais do que pardos (18,4%) e negros (11,8%)
  • O Instituto Nacional do Câncer prevê 118.000 novos casos de câncer da pele por ano.

 

Este verão promete altas temperaturas e sol a pino. Proteja-se e, ótimas pescarias!!!

 

7_vfox

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     


     

     

    Apoio:

    EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

    Fishing Co    www.stanley.com.br

    Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

    Karandá     www.karanda.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     


    CURTAS

    Camisas Gafanhotos Team

    A0009_azul

    PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529


    Produtos Karandá – Força Pantaneira

    C1

    KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

     

     


    resized_FISHINGCO_teste

    FISHING CO.

    Destaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email: fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

     

     

     

    resized_logo


    Bolsa APETRECHO GG STANDARD – EBF PESCA

    resized_LOGO MAIOR

    c2

    Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

     

     


    UNIAO-PESCA

    Massa para pesca – União Pesca

    resized_massa amendoimPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     


    sportfishing

    Coleção VERÃO 2016 – Camiseta Sport Fishing da By

    Para quem procura o melhor! Pratique o seu esporte com conforto e proteção! Camiseta raglan sublimada com zíper 100% poliéster, tecido em DRY nas cores: degrade preto e branco, nos tamanhos P, M, G, GG. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site: www.byaventura.net.br

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

       

      Related Post

      NIPPAK PESCA: Aves migratórias *Por Marcelo Szpilman     Não sei se você sabia, mas as aves migratórias precisam de boas áreas de apoio para chegarem ao seu d...
      ARTES MARCIAIS: Dia do Karatê é celebrado na Câmar... A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa dos vereadores Ushitaro Kamia e Toninho Paiva, homenageará mestres da arte marcial que tanto contribuí...
      NIPPAK PESCA: Porque não transformar a pesca em f... O que é necessário para o país sair da situação amadora e tratar com profissionalismo esta atividade que pode ser mais uma excelente fonte de divisas....
      GOLFE: Vista Verde Golf Club sedia a quinta rodada...   Competição reúne 32 crianças de até 12 anos na cidade de Araçariguama   Neste sábado, dia 21 de setembro, a partir das 9 horas, a Fed...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *