NIPPAK PESCA: Voador – Exocoetus volitans

VOAD

 

 

*Por Marcelo Szpilman  Ilustração: Antônio Woyames

 

 

Coloração: Dorso azul-esverdeado escuro, flancos prateados e ventre claro. Nadadeira dorsal pigmentada.

 

Características: Corpo alongado e fino. A altura do corpo é menor do que 19% do comprimento padrão. Pélvicas bem curtas, alcançando apenas a metade da distância entre sua origem e a origem da anal, e situadas mais perto do focinho do que da base da nadadeira caudal. Peitorais extremamente desenvolvidas. Possuem seis séries (fileiras) de escamas entre a nadadeira dorsal e a linha lateral, que está situado junto ao ventre. Caudal furcada, com o lobo inferior mais desenvolvido.

 

Ocorrência: Nas águas tropicais e subtropicais de praticamente todos os oceanos. No Brasil, ocorrem por toda a costa. Seu peso máximo é de 150 gramas e não ultrapassa 30 centímetros.

 

Habitat: Pelágicos costeiros e oceânicos, vivem e nadam ativamente próximo da superfície.

 

Hábitos: São encontrados em grandes cardumes. Através da propulsão de sua nadadeira caudal bem desenvolvida, o voador ganha velocidade, sai da água e plana com a ajuda do vento utilizando suas grandes peitorais. Esses “vôos”, que duram alguns segundos, suficientes para percorrer até 100 metros de distância, ocorrem normalmente quando o cardume está sendo perseguido pelos grandes predadores pelágicos, como os atuns, dourados, espadartes e marlins. No entanto, ao sair de dentro da água, o voador arrisca-se a ser capturado pelos predadores alados, como as fragatas e albatrozes. Alimentam-se principalmente de crustáceos e outros invertebrados planctônicos.

 

Captura: São considerados excelentes e muito consumidos em determinadas regiões. No Nordeste do Brasil, sua pesca é realizada à noite com a utilização de lanternas e redes. A pesca do voador é bastante curiosa. Os pescadores saem à noite com suas jangadas para alto-mar e, lá chegando, acendem suas lanternas. Em pouco tempo começam a surgir os voadores atraídos pela luz artificial e praticamente se “entregam” aos pescadores, voando para cima das jangadas. Estes apenas utilizam algumas redes para capturá-los em grandes quantidades. A pesca realizada

de dia, menos comum, utiliza-se de outro meio de atração. Os pescadores esmagam e esfregam vísceras de peixe nas bordas das jangadas. O cheiro atrai os voadores, que saltam para dentro da embarcação. A pesca oceânica utiliza muito o voador como isca, viva ou morta, para capturar

seus peixes.

 

Outros nomes vulgares: Cajaleó, voador-de-fundo (PE), coió, voadorcascudo,voador-de-pedra (RN), holandês, peixe-voador, pirabebe, santoantônio (ES).

 

MARCELO SZPILMAN

MARCELO SZPILMAN

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.
MARCELO SZPILMAN

Últimos posts por MARCELO SZPILMAN (exibir todos)

     

     


     

     

     

    Cobertura Feipesca 2016

     

    FEIPESCA-HEADjpg

     

    Voltada para o segmento da pesca e aberta ao consumidor, deu uma “encolhida” em espaço e números de stands mas nem por isso deixou de ser um evento importante para o calendário do pescador.

    Por Mauro Novalo

     

    Este ano quem foi ao evento percebeu que a crise atingiu também o nicho da pesca, pois sentiu falta de algumas marcas e de mais stands que estavam presentes no ano passado. Mas nem por isso foi menos interessante pois de certa forma atende os anseios de quem quer ver pelo menos seus ídolos da TV bem pertinho e, até sair de lá com um boné autografado.

     

    resized_02_DSCF0598 (Copy)

     

    A Feipesca tem como prioridade mostrar ao público em geral as novidades que surgirão no cenário da pesca e, ao mesmo tempo juntar fabricantes com lojistas e promover as negociações entre ambos. Neste esquema também se enquadram o turismo de pesca em geral: pousadas, barcos hotéis, operadores e etc. Aliás, as pousadas sózinhas ou associadas, do país ou da Argentina fizeram o seu barulho atrás dos turistas pescadores. Uma crescente que vemos com mais frequência são stands de armas de pressão e seus acessórios. Desta vez a parte náutica foi mínima, assim diminuiu bem os itens a serem vistos neste setor a exceção foi para os caiaques que mostraram seus modelos para pesca. Duas lojas de tralha de pesca estavam lá para atender o pescador que gosta de adquirir seus produtos em eventos desta natureza, com destaque para a Pindá que instalado num espaço amplo, normalmente lotado, ofereceu quantidade e variedade de produtos.

    Além das tradicionais e famosas marcas do mercado, que mostraram as novidades que farão parte dos respectivos catálogos de cada um, fabricantes recentes mas não menos importantes lá estavam para fazer estardalhaço.

     

    resized_03_DSCF0613 (Copy)

     

    A EBF é um destes fabricantes que entraram no mercado para dar o seu toque e a cada feira traz novidades para o pescador. Este ano as vedetes eram os salva óculos (literalmente salva) e os protetores de carretilha que flutuam. Com produtos de bom custo benefício, oferece acessórios de proteção para a tralha de pesca. Variedade em opções para quem precisa transportar sua tralha de pesca com segurança sejam: varas, carretilhas, molinetes, iscas e etc, a EBF tem todo um arsenal de produtos para atender o mais exigente pescador. Afinal, com o alto o custo das varas, carretilhas, molinetes, iscas e etc investir nestes protetores e bolsas especialmente desenhadas para a finalidade, significa ter o equipamento protegido para muitas pescarias. Neste tempo de crise é economia na certa!

     

    resized_04_DSCF0627 (Copy)

     

    Outra empresa que promete fazer muito barulho na área de vestuário é a Gafanhotos que chega mostrando muita qualidade nas camisetas dirigidas para o pescador. Além destas, para o evento trouxeram seus buffs e como lançamento, luvas com proteção solar que se moldam nas mãos. Detalhe: o pescador pode personalizar como quiser sejam as blusas; camisetas; polos; buffs e luvas. E eles prometem mais lançamentos para o ano!

     

    resized_05_DSCF0641 (Copy)

     

    Além das atrações do Evento o que o público gosta de ver são os apresentadores de programas de pesca. A FishTV levou o seu núcleo de TV, a Travel Box Brazil marcou presença com seus apresentadores e, outros renomados lá estavam nos corredores entre entrevistas, selfies e autógrafos.

     

    06a_A0012

    Figuras ilustres e representantes da pesca se revezaram nas palestras, demonstrações de trabalho de iscas, dicas de arremessos e foram atrações nestes dias do evento.

     

    A observação recai para a passeata marcada no dia do encerramento da Feira, que certamente contribuiu para diminuir a presença, pois justamente o domingo é o preferido das famílias para passear e tiveram que optar em atender o clamado popular ou ver de perto: os ídolos e empresas que fornecem os acessórios do seu hobby.

     

    Ótimas pescarias!!!

     

    resized_07_mauronovalo

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

       

       

       


      Apoio

      Cachaça Wiba!    www.cachacawiba.com.br

      EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

      Fishing Co    www.stanley.com.br

      Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

      Karandá     www.karanda.com.br

      Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

      Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

      Mustad    www.mustad.com.br

      União Pesca   www.uniaopesca.com.br

       

       


      CURTAS

      resized_IMG_3157 (2) (Copy)Cachaça Wiba

      logo_wiba_roxo-header

      A Cachaça vem ganhando status e quer se firmar entre as bebidas mais famosas do mundo. Aos poucos ela vem mostrando sua versatilidade e provando que pode substituir diversas bebidas, como por exemplo o Saquê. A Cachaça artesanal WIBA! é uma ótima opção para começar os testes. De aroma e sabor agradáveis, WIBA! é conhecida por ser uma cachaça suave que não agride o paladar já que sua acidez é extremamente baixa comparada às outras marcas, deixando com que cada gole seja uma experiência leve e divertida. Além disso, a marca propõe um jeito diferente de beber cachaça: o jeito WIBA!, onde é possível harmonizar frutas e temperos para fazer uma espécie de Caipirinha na boca®. Primeiro você escolhe uma fruta, depois molha no açúcar, sal ou no ingrediente que preferir e em seguida dá pequenos golinhos na Cachaça. Ficou curioso? Um mundo de sensações te espera! Site: www.cachacawiba.com.br Fone: (11) 5041-1591 E-mail: contato@cachacawiba.com.br Instagram e Facebook: @cachacawiba

       

       

       


      Camisas Gafanhotos Team

      A0009_azul

      PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529

       

       

       


      Produtos Karandá – Força Pantaneira

      C1

      KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

       

       

       


      resized_robalo

      Camarão articulado – Maré Iscas

      mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

       

       

       


      resized_logo

      Bolsa APETRECHO GG STANDARD – EBF PESCA

      resized_LOGO MAIOR

      c2

      Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

       

       

       


      UNIAO-PESCA

      Massa para pesca – União Pesca

      resized_massa amendoimPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

       

       

       


      Cooler Deconto

      cooler

      Perfeito para deixar sua pescaria ainda mais proveitosa e suas bebidas devidamente geladas. Tempo de refrigeração: 30 minutos com capacidade para 12 latas. Este é um dos produtos que você encontra e compra com exclusividade no site www.morodeconto.com.br  Visite, veja e compre!  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

       

      NIPPAK PESCA

      NIPPAK PESCA

      Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
      Revisão: Aldo Shiguti
      Publicidade
      nippak@nippak.com.br
      Tel. (11) 3208-4863
      NIPPAK PESCA

      Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

        Related Post

        TÊNIS DE MESA: TÊNIS DE MESA, O ESPORTE DO SÉCULO ... Em tempos de crise econômica e escândalos que surgem no Brasil, vamos investir em saúde? Praticar esporte, fazer novos amigos, conhecer vários grup...
        TÊNIS DE MESA: Vem aí o 66º Campeonato Brasileiro ... Com entrada franca para os amantes da modalidade, serão três dias – de 22 a 24 deste mês  – de disputas, entre 16 regiões do país, mais de 800 atletas...
        GOLFE: Yojiro Furucho, de 80 anos, completou o pe... GOLFE – Yojiro Furucho, de 80 anos, conseguiu uma proeza no mês passado no Arujá Golf Clube. Ele completou o percurso inteiro (18 buracos) com 79 taca...
        MUNDIAL DE CLUBES: Fiel domina maior ‘gueto&... Bruno Freitas  Do UOL, em Toyota (Japão)   Por onde quer que você transite em Homi Danchi, o idioma que escuta é o português. O comércio l...

        Faça seu comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *