NIPPPAK PESCA: Trekking – o que avaliar para praticar com segurança?

Qualquer atividade praticada ao ar livre requer cuidados extras a serem observados no seu planejamento.

 

Por Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

 

Previsão do tempo

Condições meteorológicas são importantes para qualquer atividade indoor e atualmente estas avaliações (com rarissimas exceções) são confiáveis desde que apreciadas próximo da data da incursão. Com estas informações pode-se definir o tipo de alimento a levar e as peças de roupas necessárias e adequadas para temperatura prevista. Como mudança brusca de última hora é possível, sempre é bom ter na mochila peças para atender o imprevisto.

Chuvas e o volume de precipitação devem ser observados com atenção pois podem adiar e até mesmo cancelar a saída. No caso de tempestades, e dependendo do local, até chuvas de pouca intensidade podem apresentar riscos consideráveis. Velocidade dos ventos, temperaturas máxima e mínima devem ser analisados com atenção.

 

 

Orientação

Experientes e conhecedores das trilhas a serem percorridas podem justamente por esta razão, ignorar a necessidade de levar equipamentos de orientação (mapas, bussolas, gps) além do fato que é preciso saber usa-los para não se perder durante o trajeto. Sempre é bom ter bussola cartográfica – apresenta régua, escala e lente de aumento – para facilitar na interpretação de mapas e calcular distâncias. Além do mapa, carta topográfica para fornecer dados sobre o relevo da região da trilha e facilitar na escolha da rota a ser percorrida.

 

 

Tralha

Sempre ter na mochila: protetor solar, repelente contra insetos, óculos escuros, boné ou chapéu, roupas para diferentes climas, calçado apropriado e um rastreador ou se possível telefone via satélite.

 

Para mais de um dia

Kit de sobrevivência (produtos para tratamento de agua, fonte de fogo, canivete, cantil, lanterna e apito), kit de primeiros socorros e saco de dormir.

Levar mais do que o necessário, além de desgastar fisicamente, atrasa o participante para finalizar o percurso. Acessórios de conforto urbano, bebidas ou roupas que não interagem com a necessidade do trekking não devem ser levadas.

 

 

Alimentação

Importante planejar e considerar para o percurso total, distribuindo o que deverá ser consumido em cada refeição. Feito a estimativa, acrescentar uma reserva para imprevistos (se perder ou passar tempo maior do que o previsto). Evitar alimentos altamente perecíveis e com excesso de sódio (aceleram a desidratação). Peso e tipo das embalagens devem ser analisados, preferindo os de plásticos e papel e evitando enlatados e vidros.

 

 

Barraca

 

 

Conhecer sua barraca é primordial para não passar apuros na natureza. Vale montar dias antes para conferir se tudo está em ordem. Já no local antes de armar, verificar onde se dá o escoamento ou acumulo de agua, irregularidade no terreno e proximidade com rios. Obvio que a mesma deve ter condições de suportar as intempéries previstas se for o caso.

Pela importância dos itens que compõe a tralha, serão tratados com mais detalhes em edições futuras.

 

 

Natureza

Toda atividade ao ar livre considera o respeito ao meio ambiente, assim é dever de todos conservar o local da maneira que encontrou, sem marcas da sua passagem, e trazer de volta todo lixo que produzir.

Fogueiras só se forem necessárias, em locais limpos ou assinalados para tal, utilizando lenha e galhos secos já caídos. Antes de partir, certificar que o fogo foi completamente apagado e limpar totalmente o local.

 

 

Trekking

O trekking é uma atividade física de baixo impacto, indicado para todos, de qualquer idade, desde que respeitado os limites individuais. Consiste em modalidade de caminhada curta ou longa, seja por trilhas e/ou montanhas, propiciando integração com a natureza.

 

 

Segurança

Tempos atrás era comum em locais próximos a rios e praias, pessoas acampando, numa mistura de iniciantes com pouca ou nenhuma experiência no assunto com experientes “campistas” que gostavam deste ambiente. Infelizmente a insegurança atual direcionou este pessoal para áreas de camping exclusivamente fechadas para a atividade, diminuindo consideravelmente esta atividade. Em contrapartida o trekking, montanhismo, bike, motocross, enduros (a pé ou de carros), caiaques, a pesca esportiva são exemplos de atividades com aumento considerável no número de seus praticantes e a cada dia surgem mais associações e grupos interessados no assunto.

 

 

Como anotado anteriormente carregar consigo um rastreador ou telefone via satélite é fundamental para informar sua posição em caso de acidente ou perigo. Embora a telefonia celular esteja presente e próximo de muitas localidades, algumas áreas mesmo urbanizadas podem não apresentar qualidade no sinal. Em parques ou locais afastados então nem se fala. Uma facilidade do rastreador é indicar os deslocamentos (desde que habilitados) fornecendo valiosas informações. Por exemplo, uma função básica do rastreador SPOT GEN 3, uma vez pressionado e ativado o S.O.S. o aparelho envia sua localização exata com uma mensagem de emergência para a Central de Emergências a cada cinco minutos, até que seja cancelado ou que as pilhas acabem. A Central notifica as equipes apropriadas, de acordo com sua localização e informações pessoais – essas equipes incluem polícia local, guarda florestal, guarda costeira, consulado, etc. As mesmas informações são compartilhadas com seus contatos de emergência.

Avisar sempre os mais próximos do local a visitar e a data de retorno, sempre ir acompanhado de pessoas conhecedoras da região e experientes na atividade. O iniciante também tem a opção de procurar as empresas especializadas.

Ótimas aventuras!!!

 

 

 

 

Apoio:

Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

Top Fishing Tur   www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

 

Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

 

 

 

A Coluninha Golden 7 armazenada em carvalho e amburana foi agraciada com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 ! A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar, sendo a garapa obtida após a moagem depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha vai para tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá, ficando armazenado por um período mínimo de 2 anos. Participou em vários festivais: ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman) e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, USA e Mercosul. Informações www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br  Beba com moderação e se for dirigir não beba!

 


 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

 

 

O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

 

jose-carlos 

 

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

Outono a pleno vapor e os peixes ainda ativos, é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 


 

 

SPOT Global Phone

satelite-fone-2

Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital.

Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521.

Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.

 

 


 

 

PSICULTURA CHANG

 

 

 

Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

    Related Post

    SOCIAIS: SP Giants realiza II Feijoada no estádio ... No último dia 6, o SP Giants Beisebol e Softbol Club, uma das mais tradicionais agremiações do beisebol e softbol da Capital realizou na área de lazer...
    TÊNIS DE CAMPO: 66ª edição do Campeonato Intercolo... O Coopercotia Atlético Clube promove de07 a14 de julho, a 66ª edição do Intercolonial de Tênis de Campo, na sede do clube, no Km 19,5 da Rapouso Tavar...
    NIPPAK PESCA: SOBRE A PESCA E O HOMEM – II A pesca no Brasil   *Por: Sergio Luiz Tutui e Ingrid Cabral Machado     A pesca sempre esteve presente na história human...
    BEISEBOL: MAJOR LEAGUE BASEBALL INVESTE NA FORMAÇÃ... Dando continuidade aos investimentos e processo de crescimento da modalidade no Brasil, a Major League Baseball (MLB) realizará na cidade de Ibiúna (S...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *