NO BUNKYO: ‘COMO JAPONESAR EM SUA ENTIDADE?’ É O TEMA DO FIB 2017

O Fórum de Integração Bunkyo – FIB – que chega a sua 9ª edição neste fim de semana (7 e 8), na sede do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, levanta uma nova questão: como japonesar em sua entidade? A Comissão Organizadora aposta na disseminação e discussão de projetos como ponto de partida para esta resposta.

 

‘Como japonesar em sua entidade?’ é o tema do FIB 2017. Foto: Aldo Shiguti

 

Fernando Matsumoto, coordenador do IX FIB, explica que “acreditamos que as entidades são peças fundamentais na propagação da cultura japonesa no Brasil e que ideias e projetos bem estruturados podem ser o diferencial para atingir este objetivo”.

Nesta edição, “o FIB quer dar espaço para as entidades falarem de seus projetos e promover troca de ideias, experiências e contatos. Queremos ouvir dos participantes sobre como estão japonesando”, acrescenta.

 

Realizado desde 2007, FIB reúne representantes e líderes da comunidade nipo-brasileira. Foto: Arquivo

 

Segundo os organizadores, a proposta é provocar a reflexão e gerar discussões sobre a importância da manutenção da cultura japonesa e como mantê-la viva, tendo em mente que “japonesar é o ato de viver e vivenciar a cultura japonesa, e cada um e cada entidade tem seu modo de fazer isso”.

“Esperamos que o tema deste ano ajude a estabelecer um rico intercâmbio de ideias, experiências, vivências e projetos da cultura nikkei entre as entidades nipo-brasileiras”, finaliza o coordenador Matsumoto.

Realizado desde 2007, o FIB reúne representantes e líderes de entidades nipo-brasileiras de todo o país para uma troca de ideias pautada por um ciclo de palestras.

Este ano, pela quarta vez o evento contará com a presença do ex-presidente da Sony, Masayoshi Morimoto, que abordará o tema “Importância da manutenção das virtudes japonesas para japonesar em sua entidade”. Para complementar o assunto, o coordenador Fernando Matsumoto explica a importância das entidades, e a JCI Brasil-Japão trata sobre os desafios da comunidade nikkei.

 

Masayoshi Morimoto participará do evento pela quarta vez. Foto: Arquivo

 

Projetos – O evento trará ainda diversos cases para exemplificar como a comunidade nikkei está “japonesando”, entre eles o consolidado projeto da Revi, o fórum de jovens líderes organizado pela Comissão de Jovens do Bunkyo, com mais de 20 edições; o FIB Regional da Alta Sorocabana, que este ano realizou sua sexta edição; a mais nova comissão do Bunkyo – Cursos e Palestras, que vai falar sobre os desafios de um projeto novo; e contamos ainda com o case da Japan House, projeto do governo japonês para disseminar a cultura contemporânea do Japão.

 

Nesta edição, FIB quer dar espaço para entidades e seus projetos. Foto: Arquivo

 

Durante o evento também será iniciado um levantamento e catalogação de projetos de cultura japonesa. As inscrições (gratuitas) devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/campanha-fib

Podem participar quaisquer entidades/associações culturais e/ou sociais desde que seus projetos estejam ligados à cultura japonesa. Cada entidade poderá fazer somente uma inscrição e a participação no 9º FIB não é obrigatória.

 

9º FIB – Fórum de Integração Bunkyo: Como japonesar em sua entidade?

Quando: Dias 7 e 8 de outubro (sábado e domingo)

Onde: Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP)

Informações: (11) 3208-1755 / relacionamento@bunkyo.org.br

www.bunkyo.org.br

 

 

Programação do FIB 2017

 

DIA 07/10/2017 (SÁBADO)

8H: Recepção e café da manhã

8H30: Composição da mesa e discursos

9H30: Palestra de abertura: Cônsul-Geral Interina do Japão em São Paulo (Hitomi Sekiguchi)

10H: Palestra: Importância da manutenção das virtudes japonesas para japonesar em sua entidade (Masayoshi Morimoto)

10H30: Intervalo

11H: Palestra: O que é e qual a importância do japonesar nas entidades (Fernando Matsumoto)

11H30: Atividade de integração

12H: O resgate da cultura japonesa e os novos desafios da comunidade nikkei (Marcia Nakano e Alexandre Kawase)

12H30: Almoço

13H30: Tour Bunkyo

15H: Intervalo

15H30: Mesa redonda

16H15: Como japonesar na sua entidade?

18H30: Atividade cultural

18H45: Encerramento das atividades no local

19H: Jantar

 

 

DIA 08/10/2017 (DOMINGO)

8H: Café da manhã

8H30: Atividade cultural

9H: Case: Pilar Jovem e a Comissão Cursos e Palestras (Ricardo Nishimura e Maurício Miyasaki)

9H45: Japan House São Paulo: um palco para o Japão contemporâneo (Angela Hirata)

10H30: Intervalo

11H Atividade motivacional

11H30: Depoimentos / Certificados / Agradecimentos

12H: Palavras do patrocinador

12H10: Encerramento

12H40: Almoço

 

Related Post

RIO DE JANEIRO: Renmei celebra 60 anos de fundação... A Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro realizou no dia 13 de setembro, em sua sede, cerimônia para com...
KARAOKÊ: Susana Sano é bicampeã do Concurso Intern... A cantora lírica Susana Sano, com a música “nessun dorma” foi a vencedora do Grand Prix do 3º Concurso Brasileiro da Canção Internacional, promovido p...
KARAOKÊ: Marcelo Akamine é o grande campeão do Mae... Graças ao sempre eficiente Seinenkai Maeda, o XVI Concurso Maeda Karaokê Aiko-kai alcançou, mais uma vez, pleno sucesso ao atingir o incrível número d...
TRADIÇÃO: 46º Moti Tsuki Matsuri encerra as ativid... 27Em time que está ganhando não se mexe. Principalmente se a época é de crise. Assim, apesar das dificuldades, o Moti Tsuki Matsuri – que este ano che...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *