NOROESTE: Shinichi assume Presidência e realiza sonho do clã Yassunaga

Em Assembleia Geral Ordinária realizada no último dia 6, na sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, a Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste elegeu Shinichi Yassunaga como sucessor de Kazoshi Shiraishi. Pela primeira vez, a eleição para a Presidência teve duas chapas concorrentes. A da situação, encabeçada por Yassunaga, obteve 24 votos contra três da chapa adversária, liderada pelo presidente da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins (Abcel), Akio Matsuura. Houve ainda três abstenções.

 

resized_12512275_1110000655706271_6175275058590468475_n

Assembleia Geral Ordinára contou com a presença de prefeitos, vereadores e do deputado Ihoshi – Foto: Facebook/Shinichi Yasunaga

 

Das 30 entidades que compõem a Federação, Yassunaga disse que visitou pessoalmente “praticamente todas”. “As que não pude ir falei com os presidentes por telefone”, disse Yassunaga, que atribui sua vitória, tranquila, “ao bom trabalho” de seu antecessor – que ficou dez anos (ou cinco mandatos) no cargo – e ao “peso” do nome Yassunaga.

“Somos cinco Yassunagas ocupando cargos de presidentes de associações e era um sonho da família eleger um membro para a Presidência da Federação”, revela Shinichi, que se tornou assim o sexto presidente a assumir a entidade.

A importância da Federação pode ser constatada através da lista de políticos que estiveram presentes na Assembleia: o deputado federal Walter Ihoshi; Tadami Kawata (representando o prefeito Municipal de Araçatuba, Aparecido Célio da Silva); o prefeito Municipal de Andradina e seu vice, respectivamente, Jamil Ono e Charles Kobayashi; o prefeito Municipal de Valparaiso, Marcos Higuchi; o vereador de Brejo Alegre, Edson Takao Sakuna e o vereador de Guaimbê, Yukishigue Mizuno, além de representantes de 27 das 30  entidades, o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, Teludi Tanaka; a presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya e membros da diretoria da Federação, além de Kazoshi Shiraishi, que passou o bastão para o recém-eleito.

 

 

 

Shinichi Yassunaga foi eleito por 24 votos a favor e três contra - Foto: facebook/ Shinichi Yasunaga

Shinichi Yassunaga foi eleito por
24 votos a favor e três contra – Foto: facebook/ Shinichi Yasunaga

Força política – Em seu primeiro discurso como presidente, Yassunaga agradeceu a confiança depositada pelas entidades e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, “incrementando, fortalecendo e divulgando ainda mais os eventos das entidades da Noroeste”. “E também os trabalhos junto ao Bunkyo de São Paulo, Jica, Consulado e outras regionais da Federação”, destacou. “Para isso, vamos tentar mostrar para as asociações a importância de sermos fortes politicamente, elegendo representantes para as esferas federal, estadual e municipal”, explicou Yassunaga, que atua como colaborador do deputado federal Walter Ihoshi na região da Noroeste.

Segundo o novo presidente, um dos principais desafios será planejar as festividades dos 120 anos da imigração japonesa, que serão comemorados em 2018. “Devemos começar os preparativos desde já”, disse Yassunaga, revelando que uma das ideias é incluir a região no roteiro de uma eventual visita da família imperial.

“Nunca podemos esquecer que a região Noroeste é considerado o berço da Imigração Japonesa”, destacou Yassunaga, acrescentando que espera contribuir para “manter vivo por muito tempo todos os valores legados, de honestidade, dedicação, humildade e esforço, contribuindo para a construção de uma sociedade brasileira mais pacífica, harmoniosa e justa”.

“Queremos perpetuar os imigrantes e manifestar a nossa fé e a confiança no destino de nossa terra e a certeza de que, inspirados nos ideais e nos propósitos dos pioneiros e com a proteção Divina, haveremos de construir um Brasil melhor”, finalizou Yassunaga.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Composição da Diretoria – Biênio 2016/2017

    Conselho Superior (Komon): Eizo Niizu (Aliança); Tadakuni Yassunaga (Promissão); Massao Hayakawa  (Bauru); Mineo Hassegawa (Birigui); Buheiji Saito (Araçatuba); Shigueo Miyajima (Pereira Barreto); Shigeo Honma (1ª Aliança); Mitsuo Motoyama (Araçatuba); Tateo Suenaga (Birigui), Luiz Yasunaga (Promissão).

    Conselho Consultivo (Soudai Yaku): Sussumu Yamamoto (P. Barreto); Itsuo Utimura (Araçatuba); Yoshiro Sado (Lins); Shatoshi Okajima (Pereira Barreto); Keishi Katayama (Guararapes); Kazunori Yasunaga  (Promissão), Mitsuyuki Nishizawa (Lins), Kazuki Yanai (Araçatuba); Yoshio Kumasaka (Cafelândia); Itio Nakano (Mirandópolis), Takashi Kato (Araçatuba).

     

    Diretoria Executiva

    Presidente de Honra: Kazoshi Shiraishi

    Presidente: Shinichi Yassunaga

    Vice-presidente: Teludi Tanaka (pres. Associação – sede)

    1º Secretário: Hiroshi Chiyo

    2º Secretário: Hideto Honda

    Secretário em japonês: Toshihiko Toma

    1º Tesoureiro: Edwaldo Mikio Hirata

    2º Tesoureiro: Hayako

    Conselho Fiscal: Kansa iinkai, Carlos Kazuo Mada, Hiroto Sonoda e Hitoshi Nishida

    Presidente Setor 1-A – Shozo Nakamine (Bauru); Setor 1-B: Takenobu Okaji – (Promissão); Setor 2: Tsuyoshi Nacagami (Guararapes); Setor 3: Shoji Korin (Guaraçaí)

     

    Related Post

    KARAOKÊ / 27º BRASILEIRÃO: Renato Chibana é bicamp...   O seu nome já está lá, registrado na galeria dos campeões.  O cantor e professor Renato Chibana venceu o Grand Prix da maior festa do Karaok...
    ATLETISMO: Jooji Hato destina emenda no valor de R... O deputado estadual Jooji Hato (PMDB) destinou emenda parlamentar no valor de R$ 30 mil para a 14ª Cajina (Competição Adulto, Juvenil e Infantil Nikke...
    COMUNIDADE/BUNKYO: ‘É um momento histórico’, diz K... Um momento para entrar para a história. Do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e também da comunidade nipo-brasi...
    JAPAN HOUSE SP: Universidade Meiji doa 200 livros... No último dia 5, às vésperas de abrir suas portas para o público, a Japan House São Paulo recebeu a doação de 200 livros de mangá da Universidade de M...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *