O ESPÍRITO DO BUDÔ: Fundação Japão promove mostra inédita sobre artes marciais em São Paulo

A Fundação Japão promove, até o dia 21 de junho, a exposição O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão, na Cinemateca Brasileira. Inédita em São Paulo, a mostra percorre o mundo desde 2007 revelando o espírito das artes marciais japonesas e sua inserção no cotidiano do povo japonês e também ao redor do mundo. No Brasil, esteve pela primeira vez em 2008, quando foi apresentada apenas no Rio de Janeiro. Desta vez, chegando da Estônia, a exposição passará por São Paulo, Curitiba e Recife, seguindo então para o Paraguai.

 

 

Budo_02a

 

No mesmo período, a Cinemateca Brasileira promoverá uma mostra de cinema japonês com foco em artes marciais.

A exposição está dividida em duas partes: a primeira é composta de armas históricas, como arcos e flechas, armaduras e elmos, destacando o desenvolvimento e as mudanças nas artes marciais do Japão do século VIII ao XIX.

A segunda parte enfatiza a reorganização do bujutsu para budô, ou seja, as transformações das artes marciais japonesas nos séculos XIX e XX, que transformaram técnicas de combates utilizadas em guerras, passando pelo conceito de defesa pessoal, até chegar à filosofia atual, de promover a atividade física com o intuito de desenvolver o corpo e a mente.

 

Budo_02b

 

Também compõem a mostra algumas das principais modalidades do budô, suas vestimentas e equipamentos, como espadas de bambu, protetores, arcos e flechas, etc, utilizados por praticantes e estudantes nos dias atuais.

É possível conhecer algumas das armas desenvolvidas para as guerras montadas, como arcos, espadas e armaduras, e a transformação que estas peças sofreram ao longo do tempo, o desenvolvimento de novas armas e técnicas de combate.

Ao final, é possível entender que aquilo que um dia havia sido desenvolvido para “tirar a vida” (bujutsu), hoje está transformado em budô, para “promover a vida”. O budô é, hoje, difundido mundialmente, com competições internacionais e até mesmo inserção nos Jogos Olímpicos, com o judô.

A entrada é gratuita, de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h, e de quinta a domingo, das 9h às 20h.

 

O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão

SÃO PAULO

Período: Até 21 de junho. De segunda a quarta, das 9 às 18h; de quinta a domingo, das 9 às 20h

Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP)

Telefone: (11) 3512-6111

E-mail:

contato@cinemateca.org.br

 

 

 


 

 

Mostra de filmes japoneses traz obras de diretores consagrados

 

Simultaneamente à exposição “O Espírito do Budô”, a Cinemateca Brasileira promove, em parceria com a Fundação Japão, uma mostra de cinema japonês com foco em artes marciais até o dia 5 de junho.

A mostra traz nove cópias em película, que serão exibidas gratuitamente por duas semanas. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria (até 2 ingressos por pessoa), uma hora antes de cada sessão.

Fazem parte da mostra os filmes O Intendente Sansho (1954, Kenji Mizoguchi), A Nova Saga do Clã Taira (1955, Kenji Mizoguchi), Contos da Lua Vaga (1953, Kenji Mizoguchi), O Portal do Inferno (1953, Teinosuke Kinugasa), Crepúsculo Seibei (2002, Yoji Yamada), A Espada Oculta (2004, Yoji Yamada), Honra de Samurai (2006, Yoji Yamada), Sumô, Suor e Peleja (1992, Masayuki Suo) e Depois da Chuva (2000, Takashi Koizumi).

 

PROGRAMAÇÃO –  SALA PETROBRAS

 

2 de junho (quinta-feira)

 

17H: Contos da Lua Vaga (Ugetsu monogatari, de Kenji Mizoguchi. Japão, 1953, 35mm, P&B, 94 minutos, legendas em português, exibição em 16mm)

Elenco: Masayuki Mori, Machiko Kyô, Kinuyo Tanaka, Eitarô Ozawa

Sinopse: Durante a guerra civil japonesa, no século XVI, o pobre oleiro Genjuro e seu cunhado Tobei viajam com as respectivas mulheres à capital da província onde vivem, nas redondezas do lago Biwa, para vender utensílios de cerâmica

Classificação indicativa: 12 anos

 

20H: O Intendente Sancho (Sanshô Dayû, de Kenji Mizoguchi. Japão, 1954, 35mm, P&B, 124 minutos, legendas em português, exibição em 16mm)

 

O Intendente Sancho, de Kenji Mizoguchi, produzido em 1954

O Intendente Sancho, de Kenji Mizoguchi, produzido em 1954

 

Elenco: Kinuyo Tanaka, Yoshiaki Hanayagi, Kyoko Kagawa, Eitarô Shindô, Akitake Kôno

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: No Japão medieval, um governante dedicado é enviado para o exílio. Sua mulher e filhos tentam segui-lo, mas no caminho ela é enganada e levada para a ilha de Sado, e seus filhos são vendidos como escravos.

 

 

3 de junho (sexta-feira)

 

17H: Sumô, Suor e Peleja (Shiko Funjatta, de Masayuki Suo. Japão, 1992, 35mm, cor, 104 minutos, legendas em português, exibição em 16mm)

 

O clássico Sumô, Suor e Peleja, de Masayuki Suo é de 1992

O clássico Sumô, Suor e Peleja, de Masayuki Suo é de 1992

 

Elenco: Akira Emoto, Hiromasa Taguchi, Kaori Mizushima, Mussaki Takarai

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Um grupo de estudantes universitários é obrigado a fazer parte de um clube de sumô para poderem se formar.

 

20H: Depois da Chuva (Ame Agaru, de Takashi Koizumi.Japão, 2000, 35mm, cor, 92 minutos, legendas em português, exibição em 16mm

Elenco: Akira Terao, Yoshiko Miyazaki, Fumi Dan, Hidetaka Yoshioka

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Baseado no último roteiro escrito por Akira Kurosawa, é a história do ronin Misawa, que não consegue encontrar trabalho, embora seja bom em ensinar espadachins

 

 

 

4 de junho (sábado)

 

17H: A Espada Oculta (Kakushi Ken Oni No Tsume, de Yôji Yamada. Japão, 2004, 35mm, cor, 131 minutos, legendas em português, exibição em 16mm

Elenco: Masatoshi Nagase, Takako Matsu, Yukiyoshi Ozawa, Hidetaka Yoshioka

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Depois de se reencontrar com uma jovem que fora ajudante de sua mãe três anos antes e descobrir que ela sofre maus-tratos de seus atuais patrões, samurai de classe baixa decide resgatar a moça e cuidar dela

 

20H: Honra de Samurai (Bushi No Ichibun, de Yôji Yamada. Japão, 2006, 35mm, cor, 121 minutos, legendas em português, exibição em 16mm)

 

Cena do clássico Honra de Samurai, de Yôji Yamada

Cena do clássico Honra de Samurai, de Yôji Yamada

 

Elenco: Takuya Kimura, Rei Dan, Mitsugoro Bando, Takashi Sasano, Kaori Momoi

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Encarregado pelo chefe de um pequeno clã de testar os alimentos para certificar-se de que não estejam envenenados, um samurai de classe baixa perde a vista ao ingerir o veneno de um molusco

 

 

 

5 de junho (domingo)

 

16H: A Nova Saga do Clã Taira (Shin Heike Monogatari, de Kenji Mizoguchi. Japão, 1955, 35mm, cor, 108 minutos, legendas em português, exibição em 16mm)

 

A Nova Saga do Clã Taira, de Kenji Mizoguchi

A Nova Saga do Clã Taira, de Kenji Mizoguchi

 

Elenco: Narutoshi Hayashi, Raizô Ichikawa, Tatsuya Ishiguro

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: A história descreve a ascensão e a queda do clã Taira e suas lutas com o clã Genji

 

19H: Crepúsculo Seibei (Tasogare Seibei, de Yôji Yamada. Japão, 2002, 35mm, cor, 120 minutos, legendas em português, exibição em 16mm)

Elenco: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Nenji Kobayashi, Ren Ôsugi

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Seibei Iguchi é um samurai viúvo e pobre, que cuida de duas filhas pequenas e da mãe idosa

 

 

Mostra de filmes

Até 5 de junho

Cinemateca Brasileira – Sala Petrobras (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino,  São Paulo)

Telefone: (11) 3512-6111

E-mail: contato@cinemateca.org.br

Capacidade: 108 lugares

Entrada gratuita

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria (até 2 ingressos por pessoa), uma hora antes de cada sessão.

 

 

 

Related Post

SILVIA IN TOKYO: NOVIDADE PARA O MUNDO DA ANIMAÇÃO... OPENTOONZ: PROGRAMA PARA PRODUÇÃO ANIMAÇÃO USADO PELO ESTÚDIO GHIBLI É LIBERADO AO PÚBLICO         Para os produt...
SOCIAL: KANSHA KANSHA – As 4 entidades – Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da E...
ESPECIAL: Festival do Japão oferece uma viagem gas... Responsável pelo surgimento do Festival do Japão, que este ano chega a sua 18ª edição nesta sexta, sábado e domingo (dias 24, 25 e 26), no São Paulo E...
ESPETÁCULO: Waon recebe prêmio de música erudita 2...   O grupo Waon apresentará, neste domingo (2), no Centro Cultural Fiesp, o seu último show de 2012 intitulado “Nikkura - A música erudita japo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *