O J-TEST AGORA TAMBÉM NO BRASIL: Exame de Proficiência de Uso Prático da Língua Japonesa seis vezes ao ano

Simulado em São Paulo no dia 3 de fevereiro

Gratuito somente desta vez, as vagas são limitadas

 

Exame do J-Test realizado na China. Foto: divulgação

 

O “J-Test — Exame de Proficiência de Uso Prático da Língua Japonesa” que avalia a capacidade de uso do idioma japonês por não nativos começará a ser aplicado também no Brasil a partir deste ano. É um exame privado de certificação com mais de 50 mil candidatos por ano em 10 países do mundo. Em um momento em que o visto para yonsei (descendente japonês de quarta geração) pode ser liberado a qualquer momento, o J-Test terá a vantagem de ser realizado 6 vezes ao ano, diferente da tradicional Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (JLPT) que é realizada no Brasil apenas uma vez ao ano. O exame pode aumentar as oportunidades de obtenção do certificado de proficiência em japonês. O exame real só está previsto para daqui a alguns meses, mas um simulado prévio será realizado no dia 3 do mês que vem, das 9h30 da manhã até 12h30, em São Paulo.

Este exame nada tem a ver com a Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (JLPT) que é administrada pela Fundação Japão, uma instituição administrativa independente vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão.

O grupo responsável por organizar o J-Test é a “A Associação do Exame de Proficiência em Língua Japonesa; Secretaria do J-Test”. A administração está sob a responsabilidade do Centro de Pesquisa de Sentenças S.A. (CEO Tomoru Akita). Em outras palavras, é um exame de certificação de iniciativa privada.

 

Prova – O exame vem sendo realizado desde 1991, e em 2007 ele foi reconhecido como um exame de língua estrangeira certificada pelo governo da República Popular da China. É largamente utilizado por universidades japonesas e filiais das empresas japonesas nos países asiáticos, principalmente na China.

O J-Test é dividido em níveis iniciantes (E e F) e níveis intermediários a superiores (A a D) classificando os avaliados em 6 níveis conforme a pontuação obtida no exame. Os níveis “A a D” medem a proficiência equivalente ou superior ao N1 da JLPT, além de dispor do “exame business” para nível de japonês para negócios.

Quanto à frequência dos exames, enquanto a JLPT somente é realizada uma vez por ano (em dezembro), o J-Test poderá vir a ser realizado 6 vezes por ano. Talvez permita uma acessibilidade mais versátil de certificação, adequada para as oportunidades individuais de ida ao Japão.

A prova consiste de teste de leitura e compreensão e teste de escuta e compreensão, além de se caracterizar por incluir questões escritas de kanji (ideogramas) e redação. As provas de níveis “E e F” consistem de 70 min. de teste de leitura e 30 min. de escuta, com total de 500 pontos (leitura, 300; e escuta, 200).

As provas de níveis “A a D” consistem de 80 min. de prova de leitura e 45 min. de escuta, com total de 1000 pontos (leitura, 500; e escuta, 500).

Depois de cada exame, o site divulga as questões, as respostas, os scripts e os áudios, permitindo ao avaliado fazer uma auto avaliação ou uma revisão pós-prova. Na terceira semana depois do exame será possível fazer uma busca para saber sua nota e na quarta semana inicia-se o envio de 4 documentos: o certificado, as notas gerais, as notas individuais e os materiais de referência.

O exame está previsto para começar nos próximos meses e o valor da taxa de inscrição ainda não está definido.

 

Alvo – O simulado que será realizado tem como alvo os candidatos a nível da JLPT acima de N2 ou de nível equivalente ao intermediário. As vagas são limitadas. O local do exame será informado posteriormente somente para aqueles que estiverem inscritos. O prazo de inscrição será até o dia 29 deste mês. Quem quiser se inscrever no simulado, favor entrar em contato no seguinte endereço: jmaster.brasil@gmail.com

 

 

Related Post

PETRÓLEO: Ex-presidente da Petrobrás, Ueki ministr... O ex-presidente da Petrobrás, ex-ministro de Minas e Energia (governo Geisel, de 1974/79) e atualmente advogado, Shigeaki Ueki, ministrará a palestra ...
PROGRAMA DE ENVIO DE ESTAGIÁRIOS PARA ENTIDADES: J...   No dia 2 de agosto, durante sua rápida passagem pela capital paulista, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, fez uma promessa diante da p...
21º Concurso Nacional de Oratória em Língua Japone... A Fundação Japão em São Paulo, em parceria com o Instituto Cultural Brasil Japão (ICBJ), promove este ano o 21º Concurso Nacional de Oratória em Língu...
CURSOS: Formatura dos alunos da Aliança encerra o ... A Aliança Cultural Brasil-Japão encerrou o ano com a formatura dos alunos dos cursos Básico, Intermediário e Avançado de Língua Japonesa.  Realizada n...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *