OISHIBANA: Exposição da Escola Oshibana Art da artista Mirian Tatsumi completa 11 anos com show de Joe Hirata

Comandada pela artista Mirian Tatsumi, a Escola Oshibana Art, que em 2017 está completando 11 anos, realiza de 10 a 19 deste mês, na Catedral Nossa Senhora do Líbano, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a 11ª Exposição Oshibana Art., “A Festa das Estações”, que deve reunir cerca de 300 trabalhos de 62 alunos.

 

Este ano haverá um destaque especial…

 

A abertura acontece hoje (9), a partir das 20 horas, com coquetel para convidados, premiação do VI Concurso e show com o cantor Joe Hirata.

Este ano haverá um destaque especial, com quatro grandes obras criadas por Mirian Tatsumi em homenagem ao Monte Fuji do Japão. Cada quadro representa uma estação do ano. Desde cores mais frias e claras até tons mais quentes e vivos, cada quadro revela e representa em suas cores e traços delicados a imponência sublime que a natureza reproduz todos os anos.

Estarão também em exposição, centenas de bijuterias, luminárias, velas, cartões postais e marcadores de páginas, produzidos a partir dessa técnica que impressiona pela sutileza e harmonia produzindo um efeito belíssimo. Haverá também workshop às 14 horas.

Uma das pioneiras na difusão da técnica do oshibana no Brasil, Mirian Tatsmi conta que nas duas  primeiras exposições foram feitas obras homenageando o centenário da imigração japonesa no Brasil, misticismo e esoterismo e a partir da 3ª exposição foram apresentadas obras como releitura de grandes mestres da pintura e a cada ano com um tema diferente.

 

… com quatro obras criadas por Mirian…

 

O que é – A arte Oshibana surgiu no séc. XVI na Europa e desde então foi difundida em diversos países, especialmente no Japão. A técnica Oshibana consiste em prensar flores, folhas, galhos, frutas, verduras e legumes mantendo suas cores.

Em 2004 foi trazida ao Brasil por artistas formadas no Japão, dentre elas, a mestre Mirian Tatsumi que morou no Japão por 7 anos. Ela obteve do presidente da escola a autorização para usar o nome Oshibana Art no Brasil.

Pioneira em divulgar essa arte no Brasil, Mirian fundou em 2007 a Escola Oshibana Art no bairro de Liberdade em São Paulo e já formou mais de 200 artistas.

Mirian Tatsumi é filha de japoneses, formada em Relações Públicas e se dedica à arte Oshibana desde 1996. Ela é mestra na arte Oshibana e fundadora da Escola Oshibana Art que é pioneira em divulgar essa técnica no Brasil, expressando a delicadeza da arte e traz a riqueza de detalhes da natureza em suas telas.

 

… cada uma representando uma estação

 

Sobre a artista – Mirian Tatsumi nasceu em 1957 na cidade de Ribeirão Pires em São Paulo. Formou-se em Relações Públicas na Faculdade Anhembi Morumbi em 1981. Mudou-se para o Japão, vivendo durante 7 anos na província de Chiba. Foi no Japão que iniciou o aprendizado da técnica Oshibana, tendo como mestre Shizuka Yamada no período de 1996 a 2000. Recebeu a graduação de mestra e autorização para utilizar a técnica e o nome Oshibana Art no Brasil pelo mestre Nobuo Sugino, presidente da escola onde estudou.

Retornando ao Brasil fundou a Escola Oshibana Art em 2004 no bairro da Liberdade em São Paulo, foi pioneira na divulgação da técnica no país. Iniciou com apenas 12 alunos ministrando cursos de Oshibana, hoje a escola já formou mais de 200 artistas. Deu continuidade ao aprimoramento da técnica indo ao Japão pelo menos uma vez ao ano.

Tornou-se membro da Associação Internacional de artistas de Oshibana (The Worldwide Pressed Flower Guild) com sede nos Estados Unidos e em 2014 fundou no Brasil a Associação Brasileira de Arte Oshibana – ABAO.

Mirian criou um estilo próprio na arte Oshibana, tendo como influência traços do mestre Sugino, as suas telas retratam a natureza de forma transparente e original. Utiliza a flora brasileira para dar mais riquezas de detalhes, beleza, delicadeza da arte nas suas telas e outros trabalhos que desenvolve.

Em contato com a flora brasileira, Mirian trabalha com respeito e cuidados no preparo das plantas utilizadas em suas obras. A delicadeza da arte e a riqueza de detalhes são refletidas em suas telas.

 

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider

 

11ª  EXPOSIÇÃO DE OSHIBANA ART

Quando: De 10 a 19 novembro, das 10 às 19h

Onde: Catedral Nossa Senhora do Líbano (Rua Tamandaré, 355 – Liberdade, São Paulo – SP)

Entrada franca

Informações pelo tel.: 11/3207-0811

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Post

ANDRADINA: Calendário de Festejos traz shows, Bon ...   O Calendário de Festejos do aniversário de 77 anos de Andradina traz shows, o Bon Odori e eventos tradicionais a partir desta quarta-feira (...
CULTURA: Hospital Santa Cruz promove evento gratui... O Hospital Santa Cruz promove hoje (17), às 20h30, no Blue Tree Morumbi (zona Sul de São Paulo), sessão gratuita de teatro clássico japonês de varieda...
18º Festival de Música Popular Japonesa Há 18 anos o Ikoi no Sono, tem sido contemplado pelo Instituto NAK do Brasil (INB)*, com o Festival de Musica Japonesa Popular em prol do Ikoi no Sono...
ARTES: Instituto Tomie Ohtake recebe Stella Holmes...   O Instituto Tomie Ohtake recebe nesta sexta-feira (26) a consultora produtora de artes Stella Holmes, reconhecida como uma das principais pe...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *