OSASCO: 7º Japan Matsuri exalta força dos voluntários e supera expectativas

Realizado pela Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco) em sua sede esportiva, no Jardim Umuarama, nos dias 11 e 12 deste mês, a sétima edição do Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa de Osasco – atraiu um público de cerca de 20 mil pessoas, segundo estimativas dos próprios organizadores. “Tudo correu de forma espetacular, acima das nossas expectativas”, comemorou o presidente da Acenbo, Sussumu Araki, um dia depois da festa. Para ele, o sucesso pode ser avaliado pela satisfação dos bazaristas. “Eles já estão pensando na próxima edição”, disse Sussumu, que destacou o patrocínio do Bradesco e o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Osasco, além do vereador Fábio Yamato (PSDC), dos artistas e “de uma incasável equipe de voluntários”, “sem os quais não seria possível realizar um evento deste porte”.

 

7º Japan Matsuri da Acenbo exalta força dos voluntários e supera expectativas. Foto: Aldo Shiguti

7º Japan Matsuri da Acenbo exalta força dos voluntários e supera expectativas. Foto: Aldo Shiguti

 

“O mais gratificante é ver que todos trabalham com um sorriso estampado no rosto. Trabalham com dedicação, mas felizes e alegres”, explicou Araki, lembrando que este ano o Japan Matsuri celebrou os 40 anos do tratado de amizade entre as cidades de Osasco e Tsu.

Durante dois dias, o público aproveitou o fim de semana frio, mas ensolarado, para conferir as diversas atrações como exposições de bonsais e ikebanas, e uma mostra de fotos cedidas pela Prefeitura de Tsu especialmente para comemorar o acordo de irmandade. Os visitantes também puderam participar de oficinas de pipa, shodô, origami, kirigami, cerâmica e kirigami. Na gastronomia, para esquentar o frio, pratos típicos da culinária japonesa como udon e yakisoba fizeram sucesso. Mas muitos também não resistiram a outras delícias como o tempurá de sorvete.

 

Evento comemorou os 40 anos de amizade Osasco-Tsu. Foto: Aldo Shiguti

Evento comemorou os 40 anos de amizade Osasco-Tsu. Foto: Aldo Shiguti

 

No palco, desfilaram atrações como os artistas Ricardo Nakase, Karen Ito, Joe Hirata, Banda Uchina, e os grupos de taiko Todorokidaiko e Requios Gueinou Doukoukai.

Parceiro do Japan Matsuri desde as primeiras edições, o vereador Fábio Yamato disse, em entrevista ao Jornal Nippak, que até o ano passado, o Japan Matsuri era a maior festa cultural de Osasco.

“É bom lembrar que o Japan Matsuri era para ser uma edição única, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Deu tão certo, que tornou-se uma festa necessária para Osasco e hoje a região agradece”, conta Yamato, acrescentando que “a ideia da Acenbo sempre foi divulgar a cultura japonesa para os osasquenses”. “Por isso tornou-se uma festa tão querida, que mobiliza mais de 20 mil pessoas em um único fim de semana. É uma festa para a família, com foco na cultura japonesa, mas que hoje é muito eclética”, explicou.

 

Lapas discursa observado pelo cônsul Nakamae, Olavo Kimura (Bradesco) e Sussumu Araki. Foto: Aldo Shiguti

Lapas discursa observado pelo cônsul Nakamae, Olavo Kimura (Bradesco) e Sussumu Araki. Foto: Aldo Shiguti

 

Energia – O prefeito de Osasco, Jorge Lapa, que prestigiou a cerimônia de abertura realizada no sábado, lembrou a viagem que fez ao Japão em 2011, quando teve oportunidade de conhecer a cidade de Tsu, que fica na província de Mie. “Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Yasuyuki Maeba, que não nos deixou pagar sequer um cafezinho. Mas já conhecia o trabalho desenvolvido pelos japoneses através da comunidade nipo-brasileira presente em Osasco. Nossa cidade precisava de um evento como esse. Nenhuma outra comunidade conseguiu produzir uma festa tão bonita como essa. Não só pela questão financeira, mas pelo trabalho e dedicação que ela exige”, elogiou Lapas, explicando ao Nippak que, da viagem que fez ao Japão, foi “inesquecível” a visita à empresa comandada por Akatsuka. “Mas o que mais me marcou foram os valores da cultura japonesa, valores como respeito, trabalho e honestidade. E Osasco se orgulha de ter uma comunidade tão atuante como a Acenbo”, afirmou o prefeito.

Também presente à cerimônia de abertura, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae lembrou a visita que fez à Acenbo no final de maio por ocasião do 60º Campeonato de Sumô da Sudoeste, promovido pela Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste). “Fiquei imporessionado com energia dos jovens”, destacou.

 

Sussumu Araki cumprimenta o cônsul Takahiro Nakamae. Foto: Aldo Shiguti

Sussumu Araki cumprimenta o cônsul Takahiro Nakamae. Foto: Aldo Shiguti

 

Mensagem – Na abertura, foi lida uma mensagem enviada pelo prefeito de Tsu, Yasuyuki Maeba que felicitou os esforços do presidente da Acenbo, Sussumu Araki, e  dos volunários pela realização do 7º Japan Matsuri. Disse que 2016 é um ano bastante especial para as duas cidades com a comemoração do 40º aniversário do Tratado de Amizade entre Tsu-Osasco, firmado em 18 de outubro de 1976, e “que deu início à forte e duradoura relação”. Durante essas quatro décadas, Maeda explicou que foram realizados vários programas de intercâmbio entre as duas cidades, além de visitas recíprocas. E concluiu sua mensagem destacando o papel da Acenbo para o fortalecimento desta relação.

 

O vereador Fábio Yamato comandou o brinde: “Festa necessária”. Foto: Aldo Shiguti

O vereador Fábio Yamato comandou o brinde: “Festa necessária”. Foto: Aldo Shiguti

 

Presenças – Estiveram presentes à cerimônia de abertura, além do prefeito de Osasco, Jorge Lapas; do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; e do vereador de Osasco, Fábio Yamto (PSDC); o gerente executivo do Bradesco, Olavo Kimura; os deputados estaduais Jooji Hato (PMDB), Celso Giglio (PSDB) e Marcos Martins (PT), vereadores e secretários municipais; o vice-presidente do Bunkyo e o presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, entre outros.

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    osasco

    Related Post

    SILVIA IN TOKYO: TERREMOTOS NÃO DÃO TRÉGUA EM KUMA... Terremoto de M4.9 às 10h40 em Kumamoto Os terremotos parecem não dar trégua em Kumamoto. Só no dia 5 foram registrados 25 tremores na região, dois d...
    FALECIMENTO: Comunidade perde Tomie Ohtake, a prim... A comunidade nipo-brasileira perdeu uma de suas referências nas artes plásticas. Faleceu no último dia 12, aos 101 anos de idade, a artista plástica T...
    RIO DE JANEIRO: Governo japonês promove série de a... Localizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Tokyo 2020 Japan House promove nesta sexta-feira (19), a partir das 15h20, ev...
    POLÍTICA: ‘Mudei de partido respalado pela legisla...   O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), em decisão monocrática tomada no último dia 27 negou o pedido de Paulo Rosenma...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *