OSASCO: 8º Japan Matsuri acontece nos dias 10 e 11 com muitas atrações

A Acenbo – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco – realizará nos dias 10 e 11 de junho, em sua sede esportiva, no Jardim Umuarama, o Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa, que este ano chega a sua 8ª edição. Considerado o maior evento do gênero na cidade de Osasco e região, neste ano o festival será dedicado aos voluntários. “Sem eles, não existiríamos”, resume o presidente da Acenbo, Sussumu Araki. Segundo ele, “os voluntários não medem esforços quando chamados a prestar serviços em prol de uma comunidade, até mesmo de uma nação”.

Sussumu Araki explica que é uma homenagem “não só para os atuais mas também para aqueles que já não estão mais entre nós”. “Se hoje estamos podendo realizar esta grandiosa festa devemos ao trabalho de pessoas abnegadas do passado e dos jovens que futuramente darão continuidade ao nosso trabalho de preservação e divulgação da cultura de nossos ancestrais”, conta o presidente da Acenbo, acrescentando que o Japan Matsuri mobiliza cerca de 600 voluntários dos cerca de 20 departamentos da Acenbo.

 

Apresentações de danças jovens faz parte da programação do Japan Matsuri.
Foto: Aldo Shiguti

 

Público – “O Japan Matsuri, aliás, nasceu justamente como uma das atividades para integrar todos os nossos departamentos”, conta Araki, destacando que “se conhecendo, todos se fortalecem”. E foi exatamente o que aconteceu. Tanto, que a expectativa dos organizadores é receber um público estimado em cerca de 20 mil visitantes nos dois dias.

 

Sussumu Araki: “Todos se fortalecem”. Foto: Aldo Shiguti

 

Para isso, a Comissão Organizadora se empenha em oferecer ao público o melhor da cultura japonesa preservada e divulgada ao longo dos 109 anos de história da imigração japonesa no Brasil e atrações de outras origens, integrando a comunidade nipo-brasileira a outras.

 

Apresentação do Grupo de Taiko da Acenbo,Todorokidaiko. Foto: Aldo Shiguti

 

Atrações – Este ano, o festival oferecerá ao público muita música e atrações diversas ininterruptas por mais de 8 horas e paralelamente exposições relacionadas à cultura japonesa e oficinas culturais com participação gratuita. Destaques para o cantores Joe Hirata e Edson Saito e Y.ES Band, além do cantor, ator e dançarino mirim Erick Ryu Murakami, mais conhecido como Ryu Jackson – o Nuno do Zoo da Zu, programa exibido pelo canal pago Discovery Kids – que conquistou uma legião de fãs e admiradores de todas as faixas etárias com suas imitações geniais do astro pop americano Michael Jackson e do rapper sul-coreano Psy. Haverá também apresentações de danças folclóricas e de grupos de taiko com o  Todorokidaiko, da Acenbo, e o Requios Gueinou Doukoukai. E para quem gosta de samba, o grupo Brasil Corcovados promete não deixar ninguém parado.

 

Festival oferecerá muitas atrações para o público. Foto: Aldo Shiguti

 

As crianças também receberão especial atenção no Espaço da Criança onde terão atividades  como:  origami, pintura, desenho, manuseio de hashi, entre outras.

O Festival pretende atender o público de todas as idades em 2 dias e poderão contar com uma praça de alimentação com iguarias da culinária japonesa, brasileira, portuguesa, alemã e outras. Um bazar com cerca de 40 estandes oferecerão produtos variados. Haverá ainda oficinas de origami, shodô, mangá e apresentação da cerimônia do chá.

 

Crianças também terão vez no espaço Criança. Foto: Aldo Shiguti

 

Transporte – O transporte circular gratuito, com atendimento aos portadores de necessidades especiais, facilitará o acesso ao Festival.  O embarque e desembarque estão previstos em três pontos: 1) estacionamento coberto do Super Shopping (ao lado do estacionamento vip); 2) estação Osasco da CPTM; e 3) bolsão de estacionamento da Prefeitura de Osascom (Rua Narciso Sturlini).

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    8º Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa

    Quando: Dias 10 e 11 de junho. Sábado, das 10 às 22 horas e domingo, das 10 às 20 horas

    Onde: Sede esportiva da Acenbo (Rua Acenbo, 100 – Jd. Umuarama – Osasco – SP)

    Ingresso:  R$ 7,00 (antecipado) e R$10,00 (na bilhetria)

    Postos de venda: Secretaria da Acenbo; Loja Oriente (Rua Antonio Agu 880) e Sala Japão no Super Shopping – 1º piso

    www.japanmatsuri.com.br

     

     

    Related Post

    COMUNIDADE/POLÍTICA: Prefeita de Sete Barras, Nilc... Na última sexta-feira (27), foi realizada cerimônia do Prêmio Top Destaque para comemorar os 18 anos da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo...
    VALE DO RIBEIRA: Registro, Iguape e Sete Barras co...   Com a participação especial de 24 cidadãos de Nakatsugawa, foi realizada na noite de quinta-feira, 31 de outubro, a solenidade em comemoraçã...
    COMUNIDADE: Bunkyo será palco da 7ª edição do “Jap...   Diferentemente das edições anteriores, que sempre foram realizadas fora do reduto oriental, este ano o Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cult...
    TEATRO: Eduardo Okamoto estreia OE inspirado em Ke... Estreia nesta segunda (4), em curta temporrada, no Sesc Consolação, espetáculo solo do ator Eduardo Okamoto, OE. Apresentado recentemente na Mostra Of...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *