OSASCO: Com ‘Voluntariado’, 8º Japan Matsuri espera cerca de 20 mil visitantes

A cultura japonesa estará em alta neste fim de semana (10 e 11), na Acenbo – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco – com a realização da oitava edição do Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa de Osasco – evento que oferece ao público um panorama da cultura nipônica. Tradição, costumes, artes, música e gastronomia celebram o encontro da cultura japonesa com outras etnias presentes em Osasco nos 109 anos da imigração japonesa no Brasil.

 

JAPAN MATSURI – A cultura japonesa estará em alta neste fim de semana (10 e 11), na Acenbo. Foto: Aldo Shiguti

 

Considerado o maior evento do gênero na cidade de Osasco e região, neste ano o evento será dedicado aos voluntários. Presidente da Acenbo, Sussumu Araki disse ao Jornal Nippak que “é uma homenagem não só para os voluntários de hoje mas também para aqueles que já não estão mais entre nós”. “Se hoje estamos podendo realizar esta grandiosa festa devemos ao trabalho de pessoas abnegadas do passado e dos jovens que futuramente darão continuidade ao nosso trabalho, de preservação e divulgação da cultura de nossos ancestrais”, explicou Araki, lembrando que o Japan Matsuri mobiliza cerca de 600 voluntários dos cerca de 20 departamentos da Acenbo.

 

Sussumu Araki e Fabio Yamato. Foto: Aldo Shiguti

 

Coletivo – Inserido no Calendário de Eventos do Município pelo então vereador – e atualmente suplente – Fábio Yamato para possibilitar a captação de recursos com apoio da Prefeitura, o Japan Matsuri foi idealizado pela Acenbo em 2007 e teve sua primeira edição realizada em 2008, em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

“Na época, o projeto teve aprovação unânime de todos os vereadores”, disse Yamato em entrevista ao Jornal Nippak. Segundo ele, “além de promover a cultura japonesa e integrá-la à cultura do brasileiro, a organização e qualidade da festa se tornaram referência e exemplo do quanto se pode realizar através do trabalho coletivo”.

“A intenção de colocar uma atividade cultural como parte do Calendário Oficial, é dar o reconhecimento que o festival merece e também assegurar o apoio da gestão pública na realização do evento”, disse Fábio Yamato, lembrando que seu pai, Sérgio Yamato, sempre foi muito ativo no apoio à Acenbo e já teve, inclusive, oportundade de presidir a associação. “Enquanto representante público, seja como vereador ou como secretário de diversas pastas, pôde também contribuir na doação do terreno onde a Acenbo construiu sua atual sede e onde se realiza o Japan Matsuri”, explicou Fábio Yamato, acrescentando que, “mesmo afastado de cargos públicos, ele faz parte do grupo de trabalho responsável pela realização do evento”.

 

Culinária é um dos pontos altos da festa. Foto: Aldo Shiguti

 

Atrações – Este ano, o festival oferecerá ao público muita música e atrações diversas ininterruptas por mais de 8 horas e paralelamente exposições relacionadas à cultura japonesa e oficinas culturais com participação gratuita. Destaques para o cantores Joe Hirata, Ricardo Nakase, Takeshi Nishimura e Elaine Hara e Karen Ito, além do cantor, ator e dançarino mirim Erick Ryu Murakami, o Ryu Jackson

 

Cantora Karen Ito subirá ao palco do Japan Matsuri no sábado, por volta das 18 horas. Foto: Aldo Shiguti

 

Haverá também apresentações de danças folclóricas e de grupos de taiko com o  Todorokidaiko, da Acenbo, e o Requios Gueinou Doukoukai. E para quem gosta de samba, o grupo Brasil Corcovados promete não deixar ninguém parado. Destaque também para o grupo Hokage, único grupo do gênero a ser chamado a se apresentar para o príncipe e atual imperador do Japão no centenário da Imigração japonesa. A apresentação do Hokage ocorrerá no sábado, 10, por volta das 16h, e terá como tema Star Wars.

 

A apresentação do Hokage ocorrerá no sábado, 10, por volta das 16h, e terá como tema Star Wars.

 

Para o público jovem, o STS 3 – grupo de três irmãs nikkeis que dançam K-pop, gênero musical da Coreia do Sul que está fazendo sucesso no Brasil e no mundo – promete muito agito com coreografias animadas de grupos femininos e masculinos

Os pequenos também receberão especial atenção no Espaço da Criança onde terão atividades como: origami, pintura, desenho, manuseio de hashi, entre outras.

O festival pretende atender o público de todas as idades em 2 dias e poderão contar com uma praça de alimentação com iguarias da culinária japonesa, brasileira, portuguesa, alemã e outras. Um bazar com cerca de 40 estandes oferecerão produtos variados.

Haverá ainda oficinas de origami, shodô, mangá e apresentação da cerimônia do chá.

 

Visitantes poderão participar de oficinas. Foto: Aldo Shiguti

 

Transporte – O transporte circular gratuito, com atendimento aos portadores de necessidades especiais, facilitará o acesso ao Festival.  O embarque e desembarque estão previstos em três pontos: 1) estacionamento coberto do Super Shopping (ao lado do estacionamento vip); 2) estação Osasco da CPTM; e 3) bolsão de estacionamento da Prefeitura de Osascom (Rua Narciso Sturlini).

(Aldo Shiguti)

 

 

8º Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa

Quando: Dias 10 e 11 de junho. Sábado, das 10 às 22 horas e domingo, das 10 às 20 horas

Onde: Sede esportiva da Acenbo (Rua Acenbo, 100 – Jd. Umuarama – Osasco – SP)

Ingresso:  R$ 7,00 (antecipado) e R$10,00 (na bilhetria)

Postos de venda: Secretaria da Acenbo; Loja Oriente (Rua Antonio Agu 880) e Sala Japão no Super Shopping – 1º piso

www.japanmatsuri.com.br

 

 


PROGRAMAÇÃO DE PALCO*

 

SÁBADO (10/06)

Requios Gueinou Doukoukai. Foto: Aldo Shiguti

 

11H30: Abertura – Grupo Todorokidaiko da Acenbo (Taiko)

11H45: Demonstração de Judô – Academia Kenshin de Osasco

12H10: Dança – Ishin Yossakoi Soran

 

Foto: Aldo Shiguti

 

12H35: Odori – Grupo Holiness Kazahana

12H45: Show Musical – Massaki Kohigashi

13H: Circo Escola Picadeiro

13H20: Show Musical – Leila Harumi Miyamura

13H35: Demonstração de Ioiô

13H55: Show Musical – Beto Dinard

14H20: Odori – Acal Buyobu (Ikeshiba Ryokuen Sensei)

14H35: Odori – Kassa Odori (Tottori Kenjinkai)

15H: Cerimônia Oficial de Abertura

16H: Grupo de Teatro e Cosplay Hokage

16H20: Odori – Fumiyo Sato

16H30: Show Musical – Kaori Kanegawa

17H: Taiko – Todorokidaiko da Acenbo

17H45: Country – Companhia de Dança da Acenbo

18H: Show Musical – Karen Ito

18H25: Taiko – Requios Gueinou Doukoukai

18H50: Odori – Awa Odori (Represa)

19H10: Show de Minyo – Grupo Min

19H35: Encontro de Culturas: Dança do Ventre (Meire Cruz e amigas)

20H: Show Musical – Edson Saito e YES Band

 

 

DOMINGO (11/06)

Show Musical Grupo STS 3 (K-Pop). Foto: Aldo Shiguti

10H: Karaokê livre (Inscrição no ato com CD ou pen drive)

12H: Demonstração de Ginástica Rítmica e Kung Fu Taisan Serel (Prefeitura de Osasco)

12H30: Buyou – Márcio Galvão e Eduardo Yoshimoto

12H50: Demonstração de Kendô – Mie Kenjinkai

13H10: Kumamoto Rizumu Melody (Dança Rítimica)

13H35: Show Musical Grupo STS 3 (K-Pop)

13H50: Show Musical – Kleber Hamada

14H10: Show Musical – Grupo TST 3 (K-Pop)

14H25: Demostração de Aikidô – Taiyo Aikidojo

14H45: Kenko Taissô – Fujinbu da Acenbo

15H05: Taiko – Todorokidaiko da Acenbo

15H50: Show Musical – Joe Hirata

16H45: Samba – Brasil Corcovado

17H05 – Show com Ryu Jackson

17H35: Show Musical – Ricardo Nakase

 

Show Musical – Ricardo Nakase. Foto: Aldo Shiguti

 

18H05: Show Musical – Takeshi Nishimura e Elaine Hara

18H35: Show Musical – Banda Gaijin

 

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

 

 

 

Related Post

PROGRAMA ARTE ATUAL – E Se Quebrarem As Lentes Emp... Eduardo Berliner – Marcone Moreira – Thiago Rocha Pitta Curadoria: Núcleo de Pequisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake Onde: Instituto Tomie...
JAPÃO: Tsukiji Fish Market oferece mais de 450 pro...  Por Adreana Oliveira Jornalista / Correio de Uberlândia   Em sentido horário: corredor do centro de informação, entrada da Jugetsudo, um ...
COMUNIDADE: Consulado e Bunkyo comemoram aniversár...   O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realizou nesta quinta-feira (5), no Museu Histórico da Imigração...
IKEBANA: Centro Cultural de São Paulo recebe neste...   A Associação de Arte Floral Kado Iemoto Ikenobo em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Cultura realizam a 23ª Exposição de...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *