OSHIBANA: São Paulo recebe Exposição e Conferência Internacional

Com elementos da própria natureza, como flores, folhas, frutas, legumes e verduras desidratadas e prensadas, a IX Exposição Oshibana Art – “Um olhar sobre o Brasil e suas Paisagens”, reúnem 400 telas que permitem aos visitantes estarem em contato com belíssimas paisagens brasileiras em um único lugar. Com curadoria da artista Mirian Tatsumi e participação de 70 artesãs da Escola Oshibana Art, a mostra ficará em cartaz, com entrada gratuita, de 06 a 15 de novembro, no Salão Nobre da Catedral N.S. do Líbano, Rua Tamandaré, 355, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Entre os destaques da exposição, está um biombo de 6m2 que retrata o imponente monumento do Cristo Redentor com vista panorâmica para o Pão de Açúcar e a Baia de Guanabara no Rio de Janeiro.

 

Tela em homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna (Foto: divulgação)

Tela em homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna (Foto: divulgação)

 

A mesma tela revela com riqueza de detalhes as Cataratas do Iguaçu – Patrimônio Natural da Humanidade. Para a produção da obra utilizou- se cerca de 30 tipos de plantas, como folhas de rami, flor de pata de vaca, casca de melaleuca, musgos, pétalas de rosa, quaresmeira, avenca, fibra de bananeira, algodão, entre outras. A obra é coletiva de 70 artistas e levou dois meses para ficar pronta. Também terá a Conferência que contará com a presença de 60 artistas do Brasil, EUA, China e Reino Unido.

A professora e artista plástica, MirianTatsumi fala da relevância desta edição com muitos desafios. “Este ano estamos trazendo uma coleção inédita e diferente para a exposição ‘Um olhar sobre o Brasil e suas Paisagens’, como a tela ‘300 anos da Padroeira do Brasil’, a Basílica de Aparecida feita com pétalas de hortênsia, fibra de bananeira, casca de berinjela e musgos”, diz.

“A obra intitulada Carmem Miranda, ‘A Pequena Notável’, da artista Iumi Terabayashi recriou com flores, folhas e pedaços de frutas tropicais, o busto da cantora e atriz luso-brasileira com seu figurino alegre e exuberante. Em sintonia com o tema da exposição, a artesã Marise dos Passos, fez com folhas e pétalas de rosas, hortênsias, cosmos e lótus, uma tela em homenagem ao maior ídolo brasileiro da Fórmula 1: Ayrton Senna”, destaca Tatsumi.

De acordo com a Curadora, na exposição o visitante poderá conhecer ainda centenas de bijuterias, marcadores de texto, cartões postais, velas, luminárias e porta objetos além de uma grande variedade de itens decorados com a técnica de Oshibana. Segundo ela, em paralela à exposição, acontecerá a I Conferência Internacional de Arte Oshibana – Brasil 2015, de 6 a 8 de novembro, no Nikkey Palace Hotel, Rua Galvão Bueno, 425, no bairro da Liberdade (SP). O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Arte Oshibana, com apoio da Escola Oshibana Art. “Trata-se de uma conferência inédita no país, que reunirá 60 renomados conferencistas do Brasil, EUA, China e Reino Unido, que se dedicam a pesquisa e ao desenvolvimento da técnica Oshibana. Anexa à conferência haverá uma mostra de quadros de Oshibana produzidos pelos conferencistas”, define Mirian.

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

     


     

     

    9ª Exposição Oshibana Art: Um Olhar sobre o Brasil e suas paisagens

    Data e horário: 6 a 15 novembro de 2015 I das 10h às 19h Local: Salão Nobre, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Líbano – Rua Tamandaré, 355 – Liberdade – São Paulo – SP.

    Entrada Grátis

    Tel.: (11) 3207 0811

    www.oshibana.com.br

    I Conferência Internacional de Arte Oshibana – Brasil 2015

    Data e horário: 6 a 8 de Novembro de 2015 I das 9h às 17h Local: Nikkey Palace Hotel, Rua Galvão Bueno, 425, Liberdade- SP.

    Tel.: (11) 3207 4279

    www.abao.org.br

    *Evento restrito a conferencistas, mas haverá mostra de Oshibana aberta ao público no local.

    Related Post

    LITERATURA: Livro retrata romance proibido entre p...   “Se alguma viagem me causou aborrecimento foi somente esta minha adorada Ilma, porque separa de você. Parece-me que perdi tudo quanto me far...
    LITERATURA: Obra aborda a influência francesa na c... A obra “A Influência Francesa no Discurso Brasileiro sobre o Japão. Imigração, identidade e preconceito racial (1860-1945)”, de autoria da professora ...
    EXPOSIÇÃO: DA BANALIDADE VOLUME 1 3 fevereiro a 6 março 2016 Criado pelo Instituto Tomie Ohtake em 2013, o Programa Arte Atual se consolida como plataforma para pesquisas e trabalho...
    RIO DE JANEIRO: OBRA RING: ONE WITH NATURE, DE MA... A instalação é oferecida pela Faou Foundation ao Rio de Janeiro, com a chancela do Celebra – Programa de Cultura do Jogos Rio 2016   A inst...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *