PALESTRA: A Fundação Japão São Paulo promove evento de Karuta Competitivo

Palestra, workshop e demonstração fazem parte do evento, que é gratuito e aberto ao público

 

A Fundação Japão em São Paulo promove neste sábado (16), das 15h às 19h, um “Workshop de Karuta Competitivo” com a presença da atleta japonesa Mutsumi Stone.

O evento acontece na Associação Beneficente Provincianos Osaka Naniwa Kai (zona Sul de São Paulo) e é aberto ao público, mas com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo email info@fjsp.org.br.

O evento será dividido em três partes: palestra, workshop e demonstração de kyogi karuta. Será mostrada a história do karuta, como se joga o kyogi karuta (karuta competitivo) e as técnicas básicas necessárias para o jogo, tais como o posicionamento das cartas, o que são kimari-jis, como pegar as cartas e também dicas para auxiliar a memorização.

Na terceira parte, um workshop apresentará partidas rápidas junto do público, que será dividido em dois grupos. Aqueles com conhecimento de hiragana jogarão chirashidori, no qual todas as cartas são espalhadas e o objetivo é pegar o maior número de cartas. Os demais, que não tiverem conhecimento de japonês, jogarão uma versão que traz nas cartas as letras romanas.

Depois, uma simulação de torneio, com partidas de verdade, será realizada para que o público possa assistir e se familiarizar ainda mais com o jogo.

Ao final, a partir das 19h, será servido um lanche para confraternização entre o público e os praticantes de kyogi karuta.

 

.

 

Mutsumi-Stone1-ok-220x267Mutsumi Yoshida Stone

Mutsumi Stone é uma jogadora de kyogi karuta de 6º dan e também instrutora, dedicada a introduzir e promover o jogo e os poemas de Hyakunin-isshu ao redor do mundo.

Mutsumi-Stone2-ok-340x225No período de 2000 a 2012, quando viveu em países como Inglaterra, Casaquistão, Tailândia e China, promoveu o karuta por onde passou, retornando aos Estados Unidos no começo de 2013. Lá, ela criou o DC Inishie Karuta Club, e desde então vem promovendo o karuta entre alunos de colégios e universidades, e em eventos como o Sakura Matsuri Festival e New Year Festival em Washington DC, entre outros.

 

 

 

Kyogi Karuta

O Kyogi Karuta é um jogo de cartas que utiliza 100 poemas antigos japoneses, escritos por 100 poetas diferentes, chamados Hyakunin-isshu.

 

karuta_baralho_ok-340x231

 

O jogo é composto de dois conjuntos de cartas, cada um composto por 100 cartas. Um deles é chamado de Yomifuda, ou cartas de leitura, e o outro Torifuda, ou cartas de pegar.

Há um poema completo em cada Yomifuda, juntamente com o nome e uma figura do poeta que escreveu o poema. Já no Torifuda, há apenas a segunda parte do poema, escrito em hiragana.

 

Karuta_Georgetown_Univesity1-340x255

 

Na partida, as cartas Torifuda são dispostas no chão, visíveis aos competidores. O leitor passa então a ler, aleatoriamente, as cartas Yomifuda, uma a uma, enquanto os jogadores, que estão ajoelhados, disputam para pegar o complemento correto da carta. O jogador mais rápido, que tocar primeiro a carta, fica com ela.

 

Karuta_Georgetown_Univesity2-340x255

 

Hoje em dia, mais de 60 campeonatos de Kyogi Karuta acontecem pela All Japan Karuta Association no Japão anualmente. Há cinco níveis de jogador, desde a classe E até a mais alta classe A.

 

 


 

 

 

Serviço

Palestra, workshop e torneio de Kyogi Karuta com Mutsumi Yoshida Stone

16 de janeiro de 2016 (sábado)

Das 15h às 19h

 

Público:
Recomendado para maiores de 15 anos (não é necessário conhecimento de língua japonesa)

 

Local:
Associação Beneficente Provincianos Osaka Naniwa Kai

Rua Domingos de Morais, 1581, Vila Mariana
(próximo ao Metrô Vila Mariana)

Entrada gratuita

 

Necessário fazer inscrição pelo email:
info@fjsp.org.br
(enviar nome completo e telefone)

 

Realização:
Fundação Japão em São Paulo

 

Related Post

ESPETÁCULO: Pela 1ª vez no país, Maiko Kozakura se... Considerada uma das maiores revelações japonesas dos últimos anos do estilo new enka, a cantora Maiko Kozakura desembarcou terça-feira (22) em solo br...
EXPOSIÇÃO: Cristina Suzuki apresenta nova mostra n...   O Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri, da PUC-SP, recebe até o dia 15 de dezembro, a exposição Coletâneas, da artista visual Cristina...
EXPOSIÇÃO: O CÉU AINDA É AZUL, VOCÊ SABE… YO... Com curadoria de Gunnar B. Kvaran, crítico islandês e diretor do Astrup Fearnley Museum of Modern Art, em Oslo, a exposição O CÉU AINDA É AZUL, VOCÊ S...
KARAOKÊ: Cosmos Gakudan, de Mogi das Cruzes, compl... Não há registro da data exata de fundação da banda e também fotos da época, mas não há dúvidas de que ocorreu em 1948, em Mogi das Cruzes, por Masahir...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *