PALESTRA: Fundação Japão traz especialista japonês para falar sobre macarrão instantâneo

Em 2015, ano em que comemoramos 50 anos da introdução do macarrão instantâneo no Brasil, a Fundação Japão em São Paulo traz ao país Masaki Kato, da Associação das Indústrias Alimentícias Japonesa (Japan Food Industry Association – JFIA), para a realização da palestra Os bastidores da criação e do desenvolvimento do macarrão instantâneo.

 

Lamens (foto: divulgação)

JFIA realiza a palestra “Os bastidores da criação e do desenvolvimento do macarrão instantâneo” (foto: divulgação/FJSP)

 

Aberto ao público, o evento acontece na próxima quinta-feira, 5 de março, no auditório do Club Homs, na Avenida Paulista, com tradução consecutiva. No evento, o público terá a oportunidade para conhecer os bastidores do processo de inovação na indústria de alimentos idealizada por Momofuku Ando, o criador do macarrão instantâneo.

O palestrante foi diretor do departamento de propriedade intelectual da Nissin Foods Holdings Co.,Ltd.(Japão), onde dedicou-se por 37 anos, aposentando-se em 2013. Atualmente ocupa um cargo na JFIA-Japan Food Industry Association, além de ministrar palestras sobre o tema.

Masaki Kato (foto: divulgação/FJSP)

Masaki Kato (foto: divulgação/FJSP)

A entrada é gratuita, com vagas limitadas. As senhas para a entrada serão distribuídas por ordem de chegada.

Além deste evento, Masaki Kato também participará de um evento fechado dirigido aos estudantes de Engenharia de Alimentos.

 

Fritura-relâmpago – Criado no período pós-guerra, o alimento tinha a proposta de ser um alimento saboroso e ao mesmo acessível. O alimento foi aperfeiçoado por Momofuku Ando, fundador da Nissin, com o seu inovador método de “fritura-relâmpago”, que dispensava um cozimento demorado e o escorrimento da massa. Foi ele também quem introduziu o preparado em pó que, diluído em água quente, resulta no caldo. O primeiro macarrão instantâneo comercializado foi o “Chicken Lamen”, no sabor galinha.

Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Fuji, em 2000, o macarrão instantâneo é um dos maiores orgulhos dos japoneses, devido ao seu reconhecimento mundial, assim como o Walkman e o Karaoke. No Brasil, popularmente conhecido como “Miojo”, em função de uma das marcas que o comercializam, o macarrão instantâneo foi introduzida em 1965, na cidade de São Paulo. Ao longo destes 50 anos, foram criados sabores exclusivos ao paladar dos brasileiros.

O consumo por aqui é bastante expressivo, revela a WINA – Associação Mundial de Macarrão Instantâneo: somente em 2013 os brasileiros consumiram cerca de 2,5 milhões de pacotes de macarrão instantâneo, colocando o Brasil em 10º lugar no ranking mundial de consumo. Nas primeiras colocações estão China, com 46,2 milhões de pacotes; Indonésia, com 14,9 milhões; e Japão, com 5,5 milhões.

 

 

SERVIÇO

Palestra Os bastidores da criação e do desenvolvimento do macarrão instantâneo

(tradução consecutiva)

Data: 5 de março de 2015 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Club Homs – Auditório

Endereço: Avenida Paulista, 735 – Bela Vista

São Paulo

Informações: (11) 3289-4088

Capacidade: 144 lugares

ENTRADA GRATUITA (vagas limitadas)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LONDRINA: Câmara de Vereadores de Londrina homenag... No último dia 9, a Câmara de Vereadores de Londrina (PR) foi palco da recepção oficial à comitiva de empresários de Nishinomiya (Japão), cidade irmã d...
COMUNIDADE: Comissão Organizadora adia o 10º Nikke... A Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, que seria realizado nos dias 23 e 24 deste mês, no Centro de Eventos Pró Magno, no bairro da Casa Verde...
COMUNIDADE: Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro faz d... O Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – receberam, no...
CONDECORAÇÃO: Hatiro Shimomoto será agraciado pelo...   No último dia 29 de abril, o Governo Japonês, publicou o edital, onde conferiu ao ex-deputado Hatiro Shimomoto, a comenda “Ordem do Sol Nasc...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *