PALESTRA: O Instituto Mauá de Tecnologia recebe o premiado designer e professor Shunji Yamanaka

São Paulo, março de 2018 – Nesta quinta-feira, 22 de março, às 18h, o Instituto Mauá de Tecnologia receberá no Campus de São Caetano do Sul, o premiado designer e professor japonês Shunji Yamanaka que ministrará a palestra “Prototipagem para visualizar o futuro”. Aberto e gratuito a todos os interessados, o evento tem a colaboração da JAPAN HOUSE São Paulo, que abrigará uma mostra sobre o designer, a partir de 27 de março, na Avenida Paulista.

 

O premiado designer e professor japonês Shunji Yamanaka. Foto: divulgação

 

O Professor Shunji Yamanaka define design como “concretização de uma feliz experiência pelo planejamento de quase todas as coisas que acontecem entre o homem, o objeto ou ambientes artificiais” e tem trabalhado em design industrial de diversos produtos. Nos últimos anos, vem desenvolvendo trabalhos em prototipagem, cujos valores e possibilidades da tecnologia de ponta são amplamente expostos à sociedade.

Nesta palestra, serão apresentados alguns dos trabalhos onde foram consideradas as relações entre o homem e o objeto artificial, como no design de uma prótese em que há uma profunda relação entre a engenharia funcional e o corpo humano. Além disso, serão apresentados conteúdos sobre design focado nas características dos materiais e nos métodos de produção, prototipagem que dá forma à tecnologia de ponta e as pesquisas. Serão apresentados trabalhos realizados pelo Professor Shunji Yamanaka que é o precursor desta área no mundo.

“Receber o renomado designer e professor Shunji Yamanaka é muito gratificante para os alunos e comunidade, pois coloca a Mauá na rota da inovação como uma instituição antenada e atualizada com o que está acontecendo no mundo. Além disso, demonstra uma sincronia com todo o movimento maker que utiliza a prototipagem como uma das principais ferramentas de design e desenvolvimento”, comenta a professora e coordenadora do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, Claudia Facca.

Inscrições pelo site https://www.maua.br/…/a…/prototipagem-para-visualizar-futuro

 

 

Sobre Shunji Yamanaka

Formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio, em 1982, Yamanaka entrou na Nissan Motors Design Center no mesmo ano. Tornou-se designer industrial independente em 1987. Atualmente, preside o Leading Edge Design, fundado por ele em 1994, além de atuar como Professor da Universidade de Tóquio. Também foi professor na Universidade de Keio, de 2008 a 2012. Cabeça pensante por traz do automóvel Nissan  Infiniti Q45, Shunji Yamanaka criou vários produtos industriais, incluindo relógios da marca Issey Miyake e o Suica (Super Urban Intelligent Card), que revolucionou o sistema de transito em massa de metro do Japão, entre outras peças que reafirmam sua versatilidade como designer. A genialidade de Yamanaka conquistou muitos prêmios e menções, incluindo o importante IF Design Award, Germany, Good Design Award; Good Design Award Gold Prize, 2006; Good Design Award Ecology Design Prize, 2006; e Mainichi Design Award, em 2004.

 

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (soft opening em dezembro de 2017) e Londres (será inaugurada no primeiro semestre de 2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.

 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia 

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 56 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 52 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Related Post

CIDADES/LINS: Oratória em Língua Japonesa reúne 50...   Realizado nos dias 12 e 13, na sede da Abcel (Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins), sob a iniciativa da Sociedade de Difusã...
EDUCAÇÃO: Consulado Chinês abre as portas para pre... Concurso 'China e Eu' visa reforçar laços entre brasileiros e chineses   Concurso Cultural China e Eu.Divulgação / Internet   O...
JAPÃO: Obesidade pode virar problema também no Jap...   Por Elton Alisson, de Tóquio   Mudanças gradativas dos últimos anos no padrão de alimentação tradicional japonês provocam elevaç...
TALK 2016: Ciclo de palestras reúne nomes consagr... Manuella Curti, presidente da Filtros Europa Levar inspiração para a geração mais nova, bem como contribuir com a sociedade para um mundo melhor. ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *