PARÁ: Governo do Japão pretende investir no setor de pesca no Pará

 

A viagem de uma comitiva paraense ao Japão e a realização da I Feira Internacional da Pesca, em Belém, foram os temas de uma reunião realizada no mês passado entre o representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), engenheiro de pesca Hiroshi Nozawa, e o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, André Pontes. As duas ações de intercâmbio devem acontecer em 2014.

 

A viagem de uma comitiva paraense ao Japão e a realização da I Feira Internacional da Pesca, em Belém (foto: divulgação)

 

O objetivo da parceria entre Sepaq e Jica é a troca de conhecimentos sobre a produção de pescado no Japão e o trabalho realizado no Pará. “Pretendemos conhecer as novas tecnologias da indústria da pesca japonesa e implantá-las aqui no Estado”, explicou o secretário André Pontes. “A ideia é melhorar a qualidade do nosso pescado, que depois poderá ser vendido para o Japão”.

O representante da Jica ressaltou que o Pará já é um grande fornecedor de camarão e peixes ornamentais ao Japão. Mas, segundo ele, os pesquisadores japoneses podem contribuir com o Estado, repassando técnicas modernas de pesca em grandes embarcações. “Queremos trazer nossos navios para os rios e o litoral do Pará e repassar tecnologias de pesca aos produtores locais”, explicou Nozawa.

Ainda segundo o representante da Jica, o mapará, espécie de água doce bastante popular na região do Baixo-Tocantins, desperta interesse da indústria de pesca do Japão, devido à grande quantidade de gordura que apresenta. “Os japoneses costumam consumir essas espécies na época do verão, quando as temperaturas estão altas. O Pará poderá ganhar muito com isso”, acrescentou.

 

Feira – Outra tecnologia que o Japão pretende transferir para o Estado é a de defumação industrial dos peixes, processo que elimina a possibilidade de contaminação das espécies, principalmente as de água doce.

Também foi discutida no encontro a parceria da Jica na I Feira Internacional da Pesca, que a Sepaq planeja realizar no ano que vem, no Hangar,em Belém. Uma comissão será formada, na secretaria, com o objetivo de planejar o evento, incluindo, além da Jica, representantes da Universidade Federal Rural da Amazônia, que também será parceira na realização do evento.

 

 

 

Cônsul geral do Japão se despede do Pará

 

O cônsul-geral do Japão no Pará, Yukio Numakata retornou no dia 24 de dezembro para o Japão após dois anos no cargo. Antes de embarcar, no dia 20, Numataka esteve no gabinete do governador, no Comando Geral da Polícia Militar, para se despedir oficialmente do governador Simão Jatene.

 

O cônsul-geral do Japão no Pará, Yukio Numakata e o governador Simão Jatene  (foto: agencia do Pará)

 

Yukio Numakata lembrou que há 30 anos começou a sua carreira na diplomacia em Belém e ressaltou que a hospitalidade dos paraenses foi a marca no convívio que teve com gestores públicos e representantes dos setores produtivos do Estado. “Fomos muito bem tratados aqui no Pará e recebemos uma atenção enorme do governador. Saio daqui com as melhores impressões e com a certeza de que as parcerias entre o Japão e o Pará serão cada vez mais frequentes”, ressaltou o cônsul.

O governador também agradeceu a dedicação do cônsul e ressaltou que a relação entre brasileiros e japoneses no Pará “tem raízes profundas”, como se verifica, por exemplo, na agricultura. Jatene destacou ainda a cooperação técnica e financiamento dos japoneses em parceria com Governo do Pará na área do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém, envolvendo o projeto de construção do BRT.

“O governador, inclusive, me convidou para vir a Belém novamente para participar da inauguração desta grande obra. E com certeza estarei aqui nesta terra agradável e de um povo acolhedor”, enfatizou Yukio Numakata.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SUMÔ: Campeonato Brasileiro deve reunir cerca de 3... A Confederação Brasileira de Sumô realiza neste fim de semana (25 e 26), no Ginásio de Sumô do Centro Esportivo e Cultural Brasil-Japão, no Bom Retiro...
COMUNIDADE: 14ª edição do Okinawa Festival acontec... 04A cultura okinawana continua em alta neste fim de semana (6 e 7) em São Paulo. Depois do 29º Kyodo Matsuri – Miss Ryuso, realizado nos dias 30 e 31 ...
DANÇAS FOLCLÓRICAS INTERNACIONAIS: 44ª edição do F... Acontece neste fim de semana (26 e 27), no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), o 44º Festiv...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *