PARANÁ: Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão homenageia personalidades nikkeis

O cônsul geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, entregou, no último dia 8, em sua residência oficial, os diplomas da “Honra ao Mérito do Ministro de Negócios Estrangeiros”, por ocasião dos 120 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre o Japão e o Brasil, às três personalidades residentes no Estado do Paraná que prestaram relevantes serviços de longos anos para a promoção da amizade e mútua compreensão entre o Japão e o Brasil.

 

Da esquerda para direita, em pé Consulesa Akemi Ikeda e cônsul geral Toshio; sentados: Yoshiaki Oshiro, Rui Hara e Eduardo Suzuki (Foto: divulgação)

Da esquerda para direita, em pé Consulesa Akemi Ikeda e cônsul geral Toshio; sentados: Yoshiaki Oshiro, Rui Hara e Eduardo Suzuki (Foto: divulgação)

 

Neste ano, os homenageados foram Eduardo Temiziro Suzuki (presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip do Parque do Japão – Memorial Imin 100); Rui Kiyoshi Hara (presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba) e Yoshiaki Oshiro (presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná).

Eduardo Temiziro Suzuki atuou por de 9 anos como vice-presidente e presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), estimulando o intercâmbio cultural entre os dois países contribuiindo, inclusive, para a recepção à Sua Alteza Imperial o príncipe herdeiro Naruhito por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa em 2008.

Desde 2014, atua como presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) do Parque do Japão – Memorial Imin 100 e este ano comandou a recepção da visita de Suas Altezas, o príncipe e a princesa Akishino ao Paraná. Desde 1994, vem contribuindo incessantemente, através de diversos cargos assumidos como tesoureiro, vice-diretor, diretor e conselheiro consultivo do Centro Cultural Colégio São Francisco Xavier de Maringá, que é uma instituição assistencial, educacional e religiosa sem fins lucrativos, fundada pelo primeiro padre missionário do Japão a trabalhar em Maringá, em 1960, disseminando a eficiência dessa missão social na área da Educação, ajudando aos imigrantes japoneses, bem como, com a prestação de serviços nas áreas de Saúde e Assistência Social por atendimentos médicos e alimentação gratuita aos idosos.

Já Rui Hara foi um dos fundadores da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei em 1994 além de ter sido o seu primeiro presidente, realizando os primeiros “Imin Matsuri” e “Haru Matsuri”, dentre outros, que tornaram-se em eventos anuais dos mais procurados pela população da região metropolitana de Curitiba.

Em 2015, reassumiu o cargo do presidente e contribuiu para a recepção da vinda de Suas Altezas o príncipe e a princesa Akishino em Curitiba. Fundou a Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD) em 1997, prestando assistências, durante 8 anos, tanto aos brasileiros que ingressaram no Japão, quanto aos que regressaram.

Eleito vereador de Curitiba, deputado estadual do Paraná e coordenador geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), empenhou-se em contribuição para a promoção do mútuo entendimento e da amizade entre Japão e Paraná, tanto na vida pública como na privada.

Yoshiaki Oshiro atua desde 1997, por uma década, como responsável do Setor de Relações Públicas da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná, a fim de auxiliar Prefeituras e Governo do Estado do Paraná a atrair novos e importantes investimentos para a região, através de facilitações dispensadas a empresas japonesas, além de mediar parcerias e acordos de cooperação com o Japão, contribuindo para difundir a economia bilateral. Desde que assumiu em 2008 a presidência da Câmara, vem atuando na prestação de assistência às empresas japonesas interessadas em investir no Brasil. Além dessas contribuições empresariais, organiza há vários anos, Comitivas Econômicas ao Japão para disseminar pontos positivos acerca de investimentos do Estado do Paraná e, vice-versa, a fim de acelerar ainda mais o intercâmbio econômico bilateral.

 

 

 

 

Related Post

IKEBANA E SHODO: Exposição de artes japonesas no F... O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, o Instituto Cultural Brasil Japão e a Escola Seigue...
ARTE E CULTURA: Fundação Japão em São Paulo promov...   Kusudama (foto: Yoshihiro Umemoto) Grande oportunidade para quem tem interesse em aprender a arte da dobradura, o origami. A Fundação Ja...
FESTIVAL DO JAPÃO DO RIO GRANDE DO SUL O Festival do Japão do RS é um evento de confraternização entre povos, uma oportunidade da comunidade japonesa do Rio Grande do Sul mostrar ao público...
REMÉDIOS MAIS BARATOS: Presidente da Câmara promet...   O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), recebeu nesta quarta-feira (12/02), as 2.620 milhões de assinaturas ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *