PARANÁ: Sede do Centro da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira é reinaugurada em Curitiba

 

Resultado da execução do “Projeto de Melhoria do Ambiente de Estudo e do Serviço Médico de Curitiba”, a sede do Centro da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (PR) foi reinaugurada no último dia 10. Na cerimônia estavam presentes, além do cônsul geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi; o presidente da associação, Jorge Ishii; o vereador Jorge Yamawaki; o presidente da Comec, Rui Hara; a diretora da Escola de Língua Japonesa, Laura Mituko Omoto; o presidente da Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba (Cenibrac), Victor Yamagami Takahashi, e demais convidados, totalizando mais de 50 pessoas.

 

Jorge Ishii, o cônsul Yamaguchi e Victor Takahashi (foto: divulgação)

 

A Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, desde a sua fundação em 1959, além de difundir a cultura e a língua japonesa, promove atividades assistenciais, beneficentes e esportivas, contribuindo grandemente para o desenvolvimento da sociedade local.

Na sede Centro da Associação são prestados atendimentos odontológico e fisioterápico, e é também onde funciona a Cenibrac, construída em 1979 para alojar estudantes, a maioria proveniente de famílias humildes do interior e demais estados, para dar prosseguimento aos estudos na capital.

Porém, por não passar por reformas significativas desde sua construção, o prédio vinha apresentando riscos à segurança e salubridade dos moradores, funcionários e usuários. A impossibilidade da Associação em arcar sozinha com uma reforma geral e a grande contribuição social e cultural que a mesma tem prestado desde a sua fundação motivaram a contemplação deste projeto.

As obras da reforma da Sede Centro foram executadas com o recurso de US$ 81.281,00 doados pelo Governo Japonês através do convênio firmado entre a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba e o Consulado Geral do Japão em Curitiba no dia 14 de março de 2012. Esta doação foi viabilizada através do Programa de Assistência a Projeto Comunitário do Governo Japonês (Programa APC), cujos recursos provêm dos impostos pagos pelo povo japonês, e que visa promover auxílio no campo sócio-econômico aos países em desenvolvimento por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e bem-estar social.

 

A cerimônia contou com a participação de cerca de 50 convidados: Primeira grande reforma (foto: divulgação)

 

 

Sonho – O presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Jorge Ishii agradeceu o cônsul geral e o Governo Japonês pela doação que possibilitou a reforma da Sede Centro da Associação. Destacou que a Casa do Estudante, que funciona há quase 35 anos, nunca passou por uma reforma significativa, e graças à cooperação recebida, foi possível fazer uma grande revitalização, motivo de muita alegria.

O presidente da Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba, Victor Yamagami Takahashi, mencionou que a reinauguração da Cenibrac era a realização de um sonho carregado pelos moradores desde as gestões anteriores, agradeceu o cônsul geral Yamaguchi e o Governo Japonês por ter acreditado nos estudantes e que a reforma mostrou que a união das pessoas é capaz de fazer superar qualquer adversidade.

O vereador Jorge Yamawaki, ex-presidente da entidade, expressou o seu agradecimento e destacou a Cenibrac tem uma longa história. Ele lembrou que a Cenibrac foi inaugurada com a condição de ser mantida por pelo menos 10 anos, e funciona plenamente até hoje, com todas as vagas preenchidas. Mencionou ainda que a doação para a execução da reforma foi um reconhecimento por parte do Governo Japonês e expressou o desejo que a associação continue atuando para manter esse merecimento.

 

Parceria – O cônsul geral Yamaguchi, manifestou a sua satisfação em poder participar da cerimônia de reinauguração. Mencionou que o Governo Japonês, desde 1999, vem prestando auxílio financeiro para projetos locais que visam melhorar as condições de vida através de ações na educação básica, capacitação profissional, saúde e meio ambiente nos países em desenvolvimento através do Programa APC, que espera que a sede reinaugurada através do recurso deste Programa seja bem utilizada e aproveitada, e que este projeto realizado em parceria entre o Japão e o Brasil venha a contribuir para estreitar ainda mais as relações de amizade entre os dois países.

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SESCON-SP/AESCON-SP: Márcio Shimomoto assume presi... Para celebrar 67 anos de atividades o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas...
COMUNIDADE: Neste domingo, cultura okinawana é des...   A Associação Okinawa Kenjin do Brasil – AOKB e o Centro Cultural Okinawa do Brasil – CCOB realizam neste domingo (29), a partir das 10 horas...
COMUNIDADE: Bunkyo define cronograma para o proces... Considerada a principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Soc...
SÃO PAULO / MEIO AMBIENTE: Câmara Municipal aprova... A Câmara Municipal de São Paulo aprovou no último dia 7, o projeto de lei número 428/2009 de autoria do vereador Ushitaro Kamia (PSD) que estabelece d...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *