PASSAGEM DE BASTÃO: Patricia Murakami assume a Presidência da JCI Brasil-Japão e destaca projetos para 2018

Em cerimônia realizada no último dia 5, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a JCI Brasil-Japão –  organização sem fins lucrativos que reúne jovens com  idades entre 18 e 40 anos comprometidos e envolvidos em criar impacto em suas comunidades – empossou o Conselho Diretor (Gestão 2018), que terá à frente a advogada Patrícia Murakami. É o segundo ano consecutivo que uma mulher assume a Presidência da JCI Brasil-Japão.

 

Patricia Murakami assume a Presidência da JCI Brasil-Japão e destaca projetos para 2018. Foto: Aldo Shiguti

 

A Mesa Diretiva do cerimonial foi composta pela nova presidente da JCI Brasil – Japão, Patrícia Murakami, sua antecessora, Márcia Mariko Nakano, pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, pela presidente da JCI Brasil para a Gestão 2019, Luiza da Silva, pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), pelo deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), pelo  vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, Atsushi Yasuda, e pela presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Arashiro Goya.

 

Conselho Diretor da JCI Brasil-Japão Gestão 2018 tomou posse no último dia 5. Foto: Jiro Mochizuki

 

Após a leitura da Carta de Princípios da JCI, a presdente do Bunkyo abriu a série de discursos seguida pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que parabenizou o trabalho da gestão que estava deixando o cargo. “Fiquei impressionado com o esfoço de Marcia Nakano e de sua equipe para levar adiante as atividades da JCI, como o RevitaLiba, mutirão de limpeza que mostrou o espírito japonês de limpeza e que contribuiu para o aumento da segurança pública no bairro da Liberdade”, disse o cônsul, acrescentando que sua sucessora, Patricia Murakami, assume “um cargo importante” e, por fim, enfatizou que este ano comemora-se os 110 anos da imigração japonesa no Brasil”.

 

Yasushi Noguchi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o deputado estadual Hélio Nishimoto disse que a cerimônia “se reveste de grande significado pois percebo que aqui encontram-se pessoas que caminham juntos para mudar nossa sociedade”. “Percebemos a  somatória de conhecimento e de disposição para ajudar o próximo, o que fica muito claro na leitura da Carta de Princípios. São valores que deixam a gente confiante que o trabalho será sempre bem conduzido. Conduta, aliás, que é o grande diferencial da JCI, o que deixa uma grande esperança especialmente neste momento que estamos vivendo, em que o país busca uma renovação”, explicou Nishimoto, afirmando que o Brasil está precisando de um “chacolhão”. “Acredito nessa força que vocês estão demonstrando”, finalizou o parlamentar.

 

Hélio Nishimoto. Foto: Jiro Mochizuki

 

Mulheres – Para o deputado federal Walter Ihoshi, que destacou a participação cada vez mais expressiva das mulheres, “hoje nós estamos vendo que a sociedade está mudando”. “E mudando para melhor. Estamos vendo cada vez mais a participação das mulheres em todas as áreas da sociedade”, disse Ihoshi, referindo-se, especialmente, as mulheres que compuseram a Mesa: Marcia Nakano, Patricia Murakami, Luiza da Silva e Harumi Goya.

 

Walter Ihoshi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Ihoshi lembrou que a JCI Brasil-Japão desenvolve “um trabalho excepcional levando princípios e valores à sociedade brasileira”. “Se todos pudessem seguir o exemplo da JCI certamente o mundo seria melhor”, disse o parlamentar, acrescentando que “estamos aqui para apoiar esta caminhada e que este ano seja de muitas conquistas”. Ano, aliás, como ressaltou o deputado, que “deve passar muito rápido”.

 

Membros do Conselho Fiscal e Consultivo da JCI Brasil-Japão. Foto: Jiro Mochizuki

 

Mulheres – “Acabou o carnaval, teremos a Copa do Mundo e  depois, eleições. Teremos um primeiro semestre importantíssimo com muitos projetos para serem votados no Congresso, como a reforma previdenciária. É também ano de eleição e devemos ter  muita responsabilidade para que possamos escolher efetivamente os melhores representantes”, disse Ihoshi, que elogiou o trabalho deixado por Márcia Nakano, “que fez uma excelente gestão”, e que passa o bastão para Patrícia Murakami, “que já demonstrou muita competência”. “Temos certeza que a JCI vai dar continuidade a sua missão de poder contribuir para uma humanidade melhor”, concluiu Walter Ihoshi.

De São Bento do Sul, cidade catarinense que sediou a Convenção Nacional da JCI Brasil no ano passado, Luiza da Silva que, assumirá a presidência da JCI Brasil em 2019 – será a segunda mulher a assumir a Presidência em 63 anos de história da organização – parabenizou o trabalho realizado por Marcia Nakano – “a gente viu toda a correria que você teve, com o Encontro Regional, com todos os projetos” – e afirmou que deposita grande confiança em sua sucessora. “Patricia, você assume uma responsabilidade muito grande. Mas temos certeza absoluta que você vai fazer muito mais do que imagina”, destacou.

 

Marcia Nakano. Foto: Jiro Mochizuki

 

Ano memorável – Marcia Nakano se despediu do cargo com um discurso bastante emocionado em que agradeceu todos que a apoiaram durante sua gestão, em especial sua equipe. “2017 foi um ano memorável para nossa organização. Com muitas oportunidades, grandes amizades, grandes aprendizados e superações. E de muitos impactos positivos durante todo ano. O entusiamo, o comprometimento e a grande energia do membros juniores e seniores deram um ritmo alucinante para o ano em que comemoramos 35 anos de fundação, fazendo jus ao nosso slogan ‘honrando o passado, alavancando o futuro’”, disse ela.

Marcinha – como é carinhosamente chamada pelos colegas, contou que, além da “esperada festa dos 35 anos, lançamos novos projetos com o apoio de diversos parceiros”. “Plantamos muitas sementes e colhemos muitos frutos que foram plantados ano a ano, em especial, ressalto o enorme reconhecimento que conquistamos perante parceiros importantes. Mas, mais importante que reconhecimento tivemos certeza que conqustamos a amizade e o carinho especial de nossos parceiros. Estreitamos nosso relacionamento com o Consulado Geral do Japão, que nos confiou a liderança do projeto RevitaLiba”, lembrou Marcia, que agradeceu a contribuição do Seinen Bunkyo, da Asebex e do Interkaikan.

 

Cerimônia de posse contou com presença de ex-presidentes. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Fortalecemos nosso relacionamento com a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil  e estreitamos nosso relacionamento com o Blue Tree Hotels, parceiro em vários projetos. Ampliamos importantes parcerias com Fecap e a FEI e iniciamos novos projetos com o Hospital Santa Cruz”, disse Marcia, acrescentando que “estou deixando o cargo mas o trabalho como voluntaria não para”. “Faço parte da Comissão que está cuidando dos preparativos para as comemorações dos 110 anos da imigração”, explicou.

 

A nova presidente, Patricia Murakami, com familiares. Foto: Jiro Mochizuki

 

Legado – Com sua mãe, Edna Takahama, o padastro Gercino – que vieram especialmente de Presidente Prudente (SP), da filha Leticia Hayashi, de 11 anos, e da irmã, Paula, a nova presidente da JCI Brasil-Japão lembrou que “nesta noite de festa uma nova diretoria assume a responsabilidade dos trabalhos da JCI Brasil-Japão no ano de 2018”.

“Um ano especialmente importante para a comunidade japonesa no Brasil, ano em que completamos os 110 anos da primeira imigração oficial ao Brasil. “Foram 110 anos de muitas histórias, de muita luta, de muita contribuição para o deenvolvimento econômico, social, político e cultural do Brasil. Motivos mais que especiais para grandes celebrações e a construção de um legado que perdure para os próximos anos. E legado e a construção de uma sociedade mais justa, com cidadãos melhores é o que buscamos como membros da JCI Brasil-Japão”, disse Patricia Murakami, lembrando que a missão da JCI Brasil-Japão é proporcionar oportunidade de desenvolvmento que preparem os jovens a criarem mudanças positivos.

 

Harumi Goya. Foto: Jiro Mochizuki

 

Projetos – Segundo ela, “estar à frente desta organização é um grande desafio e um privilégio ao mesmo tempo”. “Sou membro desta organização desde 2013 e tenho acompanhado o trabalho liderado pelos nossos presidentes Jun, Suto, Camila, Shodi e Marcinha, que aprendi a admirar cada qual com suas peculiaridades”, disse ela, lembrando que “2018 começou com tudo”.

 

Patricia Murakami assume a Presidência da JCI Brasil-Japão e destaca projetos para 2018. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Fui surpreendida com uma audiência de 50 pessoas na nossa primeira reunião do ano. Muitos membros juniores, seniores, senadores JCI, amigos e associações parceiras. Nesta ocasião pudemos compartilhar os principais projetos/ações que serão desenvolvidos ao longo do ano”, explicou Patricia, que entre os projetos destacou o Projeto Integração – inclusão digital da terceira idade –; o RevitaLiba – “mais um mutirão de limpeza está previsto para o primeiro semestre deste ano”; o Brazilian Mind – “projeto pensado para expatriados japoneses vivendo no Brasil” e o Oratória nas Escolas, que ensina oratória básica para os alunos da rede pública municipal e estadual da capital. “Em 2018, esses alunos  discursarão sobre a hanseníase. Na JCI Brasil temos o projeto ‘’think leprosy now’’, que visa a erradicação da doença no país”, explicou Patricia, acrescentando que, o Brasil, “para quem não sabe, é o único país no mundo onde a doença ainda não foi eliminada”.

 

Luiza da Silva. Foto: Jiro Mochizuki

 

“No ano passado, o projeto ganhou o prêmio mundial da JCI na categoria ‘’Best National Flagship Program’’ e nas Américas, foi premiado com o ‘’Best National Growth and Development Program’’. Importante mencionar que este projeto teve o suporte financeiro da ‘’The Nippon Foundation’’, fundação estabelecida na cidade de Tóquio, que dá suporte para projetos no Japão e ao redor do mundo”.

 

Autoridades e convidados participam do tradicional Kagami Biraki. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Esses são apenas quatro dos inúmeros projetos e eventos que realizaremos ao longo do ano”, disse Patricia, que prometeu se esforçar bastante para da continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos seus antecessores.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    CONSELHO DIRETOR

    Presidente 2018

    Patricia Murakami

     

    Presidente 2017

    Marcia Nakano

     

    Presidente 2019

    Rodolfo Wada

     

    Secretária-Geral

    Marina Fukuhara

     

    Tesoureiro

    Renan Suzuki

     

    Vice-Presidente Executivo

    Yugo Mabe Jr.

     

    Vice-Presidente Executivo

    Leandro Iuamoto

     

    Vice-Presidente Executivo

    Marcelo Asamura

     

    Vice-Presidente Executivo

    Vitor Nakamura

    CONSELHO CONSULTIVO

    Presidente

    Ciro Saito

     

    Conselheiro

    Roberto Guiyotoku

     

    Conselheira

    Emi Imai

     

    Conselheiro

    Fábio Kawauchi

     

    Conselheiro

    Leandro Hattori

     

    CONSELHO FISCAL

    Presidente

    Maurício Kudo

     

    Conselheiro

    Bruno Katayama

     

    Conselheira

    Camila Stuck

     

    Conselheiro Suplente

    Alexandre Kawase

     

    Related Post

    SOCIAL: Sakura Matsuri (Festival das Cerejeiras) d...   Festival – Sábado (6) de sol levou muita gente a São Roque, no interior de São Paulo para prestigiar o Sakura Matsuri (Festival das Cerejeir...
    120 ANOS DE AMIZADE: Câmara Municipal de SP celebr... O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco, no último dia 10, de uma das cerimônias mais concorridas organizadas pela comunidade nipo-br...
    SUMÔ/ESPECIAL: Sudoeste mantém hegemonia no Campeo...   Mais uma vez não houve surpresas no 53º Campeonato Brasileiro Masculino e no 17º Campeonato Brasileiro Feminino, competições realizadas pela...
    BRASIL-JAPÃO: Luiz Nishimori faz balanço positivo ... O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) voltou entusiasmado da 43º Missão Econômica Empresarial e de Amizade Brasil Japão, realizada entre os dias 1...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *