PIEDADE: 16ª Festa e Exposição do Kaki Fuyu espera 50 mil visitantes

A Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep) realiza de 19 a 22 deste mês, em seu kaikan, a 16ª edição da Festa e Exposição do Kaki Fuyu. Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Piedade, o evento faz parte das comemorações dos 176 anos do município. A expectativa é atrair um público estimado em cerca de 50 mil visitantes. O público contará com atrações musicais, praça de alimentação, exposição e venda de produtos agrícolas – caqui, hortaliças, flores e folhagens, cogumelos comestíveis, entre outros – e comercialização de artesanato produzido em Piedade e região.

 

16ª Festa e Exposição do ‘Kaki Fuyu’ de Piedade espera 50 mil visitantes. Foto: divulgação.

16ª Festa e Exposição do ‘Kaki Fuyu’ de Piedade espera 50 mil visitantes. Foto: divulgação.

 

A abertura oficial da festa do caqui será no dia 20 (sexta), às 13 horas, e prossegue no sábado e domingo, com abertura às 9 horas. No dia 19 (quinta) acontece a abertura do aniversário da cidade. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura local, as festividades devem se estender todo o mês de maio. Atos cívicos, inaugurações, desfile, shows, apresentações musicais, exposições, esporte e outras atividades fazem parte da programação especial organizada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. As ações são gratuitas.

Hugo e Thiago se apresentam no dia 20 no kaikan. Foto: divulgação.

Hugo e Thiago se apresentam no dia 20 no kaikan. Foto: divulgação.

Na parte artística, no dia 19, Vitor Hugo e Felipe e Robson Rodrigues, ambos com repertório sertanejo, sobem ao palco, a partir das 20h. Na sexta-feira, 20, será a vez da dupla sertaneja Hugo e Thiago que apresentarão grandes sucessos como “Gaguinho”, “Futuro” e “Desculpa se eu te amo”. No sábado, 21, as atividades artísticas terão início às 18h, com o grupo Country Company, às 19h Distrito 15, às 19h30 General Club, às 20h30 Tekiloukos, às 21h30 Academia Energia. A Banda Harmonia encerra a noite, às 22 horas, com repertório diversificado e animado.

Para o último dia da festa, no domingo, foi escalada o grupo de heavy metal Angra, que também faz sucesso no Japão com sucessos como “Carry On”, “Rebirth” e “Nova Era. A banda está em turnê comemorativa de 20 anos do lançamento do álbum “Holy Land” que trata sobre o descobrimento do Brasil, com músicas nunca antes executadas ao vivo. Os shows acontecem sempre no Kaikan.

 

A banda Angra encerra a programação artística no domingo. Foto: divulgação.

A banda Angra encerra a programação artística no domingo. Foto: divulgação.

 

Produtos – De acordo com o segundo vice-presidente da Acep, Nelson Horita, o objetivo da Festa e Exposição do Kaki Fuyu é divulgar o potencial agrícola de Piedade e região, além de incentivar o turismo na região.

Localizada nos altos da Serra de Paranapiacaba, Piedade é conhecida por sua natureza exuberante, clima ameno e uma produção agrícola reconhecidamente rica e diversificada. No passado, Piedade  chegou a ostentar o título de maior produtora de cebolas do Brasil. Hoje sua agricultura é conhecida pela variedade e diversidade de produtos, destacando-se na produção de morango, alcachofra, caqui, batata, verduras e legumes, entre outros.

O município se destaca também na produção de pós-larvas de Camarão da Malásia e champihnon, além de contar com haras, apiários e estações experimetais.

Estima-se que 5,6% de tudo o que é comercializado na Ceagesp de São Paulo- o maior entreposto agrícola do país – é produzido pelos agricultores de Piedade. Isso equivale a 117.150 toneladas de produtos por ano, ou 14.762 toneladas de produtos piedadenses comercializados a cada mês.

 

Este ano, clima prejudicou muitos pomares mas não afetou a qualidade da fruta. Foto: divulgação.

Este ano, clima prejudicou muitos pomares mas não afetou a qualidade da fruta. Foto: divulgação.

 

Clima – Este ano, as intempéries do clima – com muita chuva entre outubro de 2015 e março deste ano e atraso da chegada do frio, com calor acima da média – afetou muitos pomares. A colheita do caqui, que ocorre normalmente entre abril e junho, foi antecipada e muitos produtores já não tinham mais fruta para colher em março.

Apesar de ter afetado a produção, o clima não alterou a qualidade da fruta. Assim, apesar de uma queda do número de expositores – entre cinco e seis este ano contra 20 nas edições anteriores – a expectativa é comercializar cerca de 3 mil caixas de caqui, ou seja, o mesmo número dos últimos anos.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    16ª Festa e Exposição de Kaki Fuyu de Piedade

    Quando: Dias 19, 20, 21 e 22 de maio. Abertura: Dia 20, às 13 horas (Dia 19, abertura da festa de anivesário da cidade). Dias 21 e 22, abertura às 9 horas. Dias 20 e 21 até as 22 horas; dia 22 até as 14 horas

    Onde: Kaikan da Acep: Rodovia SP 250, km 101 – Trecho Piedade/Pilar do Sul

    Entrada franca

    Informações pelos telefones: 15/3244-1664 ou 3244-1686

     

     

    Related Post

    Exposição MINI, de Erica Mizutani, abre neste domi... De 30 de abril a 25 de maio, obras ficarão expostas no Bira Café Bar   Exposição MINI, de Erica Mizutani, abre neste domingo em São Paulo. F...
    PERNAMBUCO: Mesmo com restrições da Anvisa, fruta ...   Noni é encontrado facilmente em mercados e feiras do Grande Recife. Produtos que contenham fruto, natural da Ásia, têm venda proibida.  ...
    BENEFICENTE: Hotel Tivoli recebe “Sukiyaki do Bem”...   Acontece nesta sexta (13), às 20h, no Tivoli Hotels & Resorts - Mofarrej, o "7º Sukiyaki do Bem" promovido pela renomada ceramista Hidek...
    AMAZONAS: Experiência japonesa de policiamento com... A experiência do Japão em policiamento comunitário, considerado referência mundial, está sendo compartilhada por policiais japoneses que estão em Mana...

    2 Comments

    1. Pessoal, para quando está marcada a festa do Kaky Fuyu de 2017, em Piedade?
      Obrigado, Ozório Massura

    2. Pessoal, para quando está marcada a festa do Kaky Fuyu de 2017, em Piedade?
      Obrigado

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *