PIRAQUARA: Governo japonês inaugura ala e lavandeira industrial no Hospital San Julian

 

O Hospital San Julian em Piraquara (PR) inaugurou no último dia 29 um barracão multifuncional e uma nova lavanderia industrial. A construção da nova estrutura e a aquisição dos modernos equipamentos foi viabilizada por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários do Consulado Geral do Japãoem Curitiba. Asolenidade contou com as presenças do cônsul geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama; do presidente da Comec, Rui Hara; da secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, e funcionários e gestores do hospital San Julian, além do prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

 

O Hospital San Julian em Piraquara (PR) inaugurou no último dia 29 um barracão multifuncional e uma nova lavanderia industrial (foto: divulgação)

 

O Hospital de Neuropsiquiatria San Julian, administrado pela Associação San Julian Amigos e Colaboradores, presta atendimento a portadores de distúrbios mentais e dependência química de todo o estado, desde 1975. O complexo que atualmente possui 400 leitos, agora conta com um novo barracão, uma lavadora extratora industrial, uma secadora industrial e um carrinho de emergência completo.

“Essa obra que foi construída com a ajuda da comunidade japonesa possibilitou a instalação da lavanderia, que tem a capacidade de lavar até 900 quilos por dia, e a ampliação da estrutura física do hospital, que no futuro queremos transformar em uma área de estudos, pois o nosso próximo projeto é fazer residência de psiquiatria”, explicou o presidente do Hospital, Dr Affonso Antuniuk.

 

O Hospital de Neuropsiquiatria San Julian, administrado pela Associação San Julian Amigos e Colaboradores, presta atendimento a portadores de distúrbios mentais e dependência química de todo o estado, desde 1975 (foto: divulgação)

 

A doação do Governo do Japão foi de U$ 102.009,00 dólares (equivalente à R$ 199.927,44 – cento e noventa e nove mil, novecentos e vinte e sete reais e quarenta e quatro centavos), oriundo do Programa APC, cujos recursos provêm da contribuição tributária do povo japonês, e que visa promover auxílio no campo sócio-econômico aos países em desenvolvimento por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, meio ambiente e bem-estar social.

O prefeito Marquinhos participou da inauguração e parabenizou os gestores do Hospital San Julian pela nova conquista. “Parabenizo o Dr Affonso Antuniuk e todos os demais gestores do San Julian por acreditarem e manterem esse complexo em Piraquara, que hoje é referência no Paraná. E principalmente por acreditarem nas pessoas, prestando tratamento especializado e amparando esses pacientes muitas vezes excluídos pela sociedade”, destacou.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOROCABA: Grupo limpa parque para a Festa Japonesa   O Parque Kasato Marum, no Campolim, amanheceu cheio de descendentes de japoneses ligado à União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Soro...
ANDRADINA: Jamil Ono e Márcio Makoto recebem homen... A comunidade nipo-brasileira de Andradina foi destaque no último dia 17 durante as comemorações alusivas ao Dia do Exército. Em solenidade no Comando ...
SOFTBOL: Nikkei Curitiba é campeã da Taça Brasil d... A categoria Sub 19 do Nikkei de Curitiba sagrou-se campeã da 12ª edição da Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes, competição realizada nos dias ...
SAÚDE: Projeto Jica Guatemala é apresentado durant... A Associação Paulista de Medicina (APM) promoveu, de 2 a 9 de dezembro, em sua sede, na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 278, em São Paulo, através do Pro...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *