PIRAQUARA: Governo japonês inaugura ala e lavandeira industrial no Hospital San Julian

 

O Hospital San Julian em Piraquara (PR) inaugurou no último dia 29 um barracão multifuncional e uma nova lavanderia industrial. A construção da nova estrutura e a aquisição dos modernos equipamentos foi viabilizada por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários do Consulado Geral do Japãoem Curitiba. Asolenidade contou com as presenças do cônsul geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama; do presidente da Comec, Rui Hara; da secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, e funcionários e gestores do hospital San Julian, além do prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

 

O Hospital San Julian em Piraquara (PR) inaugurou no último dia 29 um barracão multifuncional e uma nova lavanderia industrial (foto: divulgação)

 

O Hospital de Neuropsiquiatria San Julian, administrado pela Associação San Julian Amigos e Colaboradores, presta atendimento a portadores de distúrbios mentais e dependência química de todo o estado, desde 1975. O complexo que atualmente possui 400 leitos, agora conta com um novo barracão, uma lavadora extratora industrial, uma secadora industrial e um carrinho de emergência completo.

“Essa obra que foi construída com a ajuda da comunidade japonesa possibilitou a instalação da lavanderia, que tem a capacidade de lavar até 900 quilos por dia, e a ampliação da estrutura física do hospital, que no futuro queremos transformar em uma área de estudos, pois o nosso próximo projeto é fazer residência de psiquiatria”, explicou o presidente do Hospital, Dr Affonso Antuniuk.

 

O Hospital de Neuropsiquiatria San Julian, administrado pela Associação San Julian Amigos e Colaboradores, presta atendimento a portadores de distúrbios mentais e dependência química de todo o estado, desde 1975 (foto: divulgação)

 

A doação do Governo do Japão foi de U$ 102.009,00 dólares (equivalente à R$ 199.927,44 – cento e noventa e nove mil, novecentos e vinte e sete reais e quarenta e quatro centavos), oriundo do Programa APC, cujos recursos provêm da contribuição tributária do povo japonês, e que visa promover auxílio no campo sócio-econômico aos países em desenvolvimento por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, meio ambiente e bem-estar social.

O prefeito Marquinhos participou da inauguração e parabenizou os gestores do Hospital San Julian pela nova conquista. “Parabenizo o Dr Affonso Antuniuk e todos os demais gestores do San Julian por acreditarem e manterem esse complexo em Piraquara, que hoje é referência no Paraná. E principalmente por acreditarem nas pessoas, prestando tratamento especializado e amparando esses pacientes muitas vezes excluídos pela sociedade”, destacou.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AMAZONAS: Governo do Amazonas reafirma compromisso... O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sidney Leite, representou o governador Amazonino Mendes, durante a comemoração dos 84 anos do i...
ANIME CRIATIVO: Mostra no MIS recebe Takobike Depois de uma temporada em Belém (PA), a Mostra Anime Criativo promovida pela Fundação Japão encerra sua passagem pela capital paulista neste fim de s...
MEMAI: Mostra da Nikkatsu em Curitiba   Em 1912, quatro grandes empresas do setor cinematográfico do Japão de então se uniram para formar a “Nihon Katsudou Syashin Kabushi Kaisha”,...
MILHO BOM: Evento em prol da Kibô-no-Iê marca pré-... O Hotaru, projeto mais recente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê”, acaba de ganhar um parceiro de peso. Trata-se do Centro Intern...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *