POLÍTICA: Aurélio Nomura é eleito primeiro secretário da Câmara Municipal

O vereador Aurélio Nomura (PSDB) ficou com a vaga de primeiro secretário da Câmara Municipal de São Paulo. Ele substituirá o também tucano Claudinho de Souza. A eleição aconteceu nesta segunda-feira (15). O novo presidente será o petista Donato (PT), que teve o apoio de quase todas as bancadas da casa, recebendo 46 votos favoráveis e nenhum contrário. Toninho Vespoli (PSOL) foi o único a registrar abstenção.

 

Aurélio Nomura é eleito primeiro secretário da Câmara Municipal (foto: divulgação)

Aurélio Nomura é eleito primeiro secretário da Câmara Municipal (foto: divulgação)

 

O cargo de primeiro secretário é o segundo mais importante da Câmara Municipal.

A nova Mesa Diretora assumirá no dia 1º de janeiro de 2015.

A primeira vice-presidência, atualmente ocupada pela vereadora Marta Costa (PSD), ficou com a vereadora Edir Sales (PSD) – com 44 votos favoráveis e uma abstenção, também de Toninho Vespoli.

A vaga de George Hato (PMDB), atual segundo vice-presidente, ficou com Toninho Paiva (PR), que recebeu 46 votos favoráveis e nenhum contrário. Para primeiro secretário, o eleito foi Aurélio Nomura (PDSB). Ele entra no lugar do também tucano Claudinho de Souza.

Para Aurélio Nomura não houve surpresas na composição da nova Mesa Diretora. “Prevaleceu o critério de proporcionalidade”, disse o vereador, explicando que a função do primeiro secretário é “cuidar da burocracia da Casa, desde a TV Câmara até fazer as chamadas para as votações”.

Segundo ele, que apresentou mais de 200 projetos de lei – abrangendo as áreas de respeito aos animais, meio ambiente, urbanismo, direitos do cidadão, proteção da infância, da mulher – é autor da lei que cria vagas de estacionamento de shoppings centers, centros comerciais e hipermercados para gestantes e pessoas com crianças de colo – , dos adolescentes e do idoso, educação e geração de empregos – “2014 está muito pesado, especialmente este fim de ano com a votação do Orçamento para 2015”.

“O novo relator da Comissão de Finanças e Orçamento fez muito bem ao propor o debate e chamar todas as secretarias”, disse Nomura, acrescentando que “foram mais de 70 horas de debate”.

“Para participar das discussões foi necessário entender a questão orçamentária e para isso estudamos mais de mil páginas. A questão orçamentária é uma questão nova para mim e não é tão simples. É necessário, literalmente, mergulhar nas contas”, destacou o vereador, que classificou como “equívoco” o projeto de lei do prefeito Fernando Haddad (PT) no qual a Prefeitura concede remissão dos créditos tributários do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2014 e propõe o “perdão” no IPTU dos valores cobrados a menos dos contribuintes neste ano.

Aurélio Nomura criticou também a previsão de reajuste de cerca de 3,5% para os imóveis residenciais, afirmando que o cálculo “inclui também os isentos”. “Quando se fala em devolução de recursos, não é claro em quantas vezes isso será feito”, diz o vereador, acrescentando que regiões como a Vila Mariana, na zona Sul, e a região central, terá reajuste médio de 12%. “É um equívoco, pois, ao mesmo tempo que a Prefeitura quer estimular a ocupação do centro, penaliza que vive na região”, destacou Nomura, afirmando que se reuniu com representantes de associações e sindicatos para debater a questão.

Segundo ele, a tendência é que os comerciantes procurem outros locais para se estabelecerem. “A grande maioria está reduzindo o quadro de funcionários quando, nessa época, com as festas de fim de ano, o normal seria a abertura de número de vagas”, observou o vereador, que convida os paulistanos a assistirem os debates que acontecem no plenário através da TV Câmara. “Lamento, apenas, não ter tempo para visitar os amigos e desejar um Feliz Natal”, destacou.

 

Carreira – Filho do saudoso deputado Diogo Nomura (1920-2005), Aurélio Nomura cumpre seu quinto mandato (Legislatura 2013-2016), eleito com 29.236 votos. Iniciou a carreira política como vereador de São Paulo na Legislatura 1993-1996, tornando-se 2º secretário da Mesa; presidente da Comissão de Constituição e Justiça e vice-líder da bancada. Também presidiu a CPI da Merenda Escolar e foi o representante da Câmara Municipal de São Paulo no Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka.

Foi reeleito para a Legislatura 1997-2000 com 25.696 votos, tornando-se líder da bancada e vice-presidente da Comissão de Gastronomia e Turismo. Nesse período, presidiu por quase três anos consecutivos a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.

Foi reeleito para o terceiro mandado em 2004 (Legislatura 2005-2008) e voltou à Câmara Municipal em fevereiro de 2011 pela quarta vez, assumindo a vice-presidência da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.

(Aldo Shiguti)

 

Veja a composição completa da Mesa Diretora

 

Presidente: Donato (PT)

1º vice-presidente: Edir Sales (PSD)

2º vice-presidente: Toninho Paiva (PR)

1º secretário: Aurélio Nomura (PSDB)

2º secretário: Paulo Frange (PTB)

1º suplente: Eduardo Tuma (PSDB)

2º suplente: Noemi Nonato (PROS)​

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TURISMO: Diamond Princess receberá 22 agentes de v...   No dia 22 de agosto o navio Diamond Princess, da armadora norte-americana Princess Cruises, receberá o Famtrip de 22 agentes de viagens brasil...
KARAOKÊ: Organizadores fazem balanço positivo do 2...   “É na hora da dificuldade que conhecemos os verdadeiros amigos”. A frase, que pode parecer um desabafo, define bem o perfil do coordenador g...
COMUNIDADE: 1º ENCONTRO DE SENHORAS DE OKINAWA REÚ... Com o objetivo de fortalecer o Departamento de Senhoras e, por tabela, fortalecer também o próprio kenjinkai, o Fujinkai da Associação Okinawa Kenjin ...
BAIRRO ORIENTAL: PRAÇA DA LIBERDADE PODE MUDAR DE ... Se depender do presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, e do delegado aposentado da Polícia Federal, Ma...

One Comment

  1. Caro Aurélio Nomura san

    PARABÉNS pela sua eleição como 1º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo: FELIZ GESTAO!!
    Alegra-nos muito ter Nikkei atuando na Política de forma tão valorosa e exemplar!! E também, ser de Marília, minha cidade natal!!!

    Teruko Okagawa Monteiro, admiradora de quem se esforça e muito contribui.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *