POLÍTICA: Aurélio Nomura institui Dia da Melhor Idade e cobra Prefeitura

Os paulistanos comemoram no próximo domingo (27), o Dia da Melhor Idade, que desde junho faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. A Lei 16.224/2015, baseada no PL 353/2014  de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), tem o objetivo de incentivar atividades culturais e de lazer para pessoas com mais de 60 anos. No Japão, o Dia do Idoso é comemorado no dia 21 de setembro.

 

O vereador Aurélio Nomura (com a presidente do Ikoi-No-Sono ao fundo): “Descaso” (Foto: Arquivo / Aldo Shiguti)

O vereador Aurélio Nomura (com a presidente do Ikoi-No-Sono ao fundo): “Descaso” (Foto: Arquivo / Aldo Shiguti)

 

Aurélio Nomura se inspirou no trabalho realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Grupo dos Amigos Mundo Feliz (GAMF) para  criar o projeto de lei. Com sede no bairro do Ipiranga, zona sul da cidade, a ONG atende a comunidade idosa e carente do bairro por meio de eventos beneficentes. “É uma entidade que trabalha para incentivar pessoas da terceira idade a valorizar a própria experiência pessoal”, explica o vereador Aurélio Nomura.

Desde que foi criada, em 2008, a GAMF realiza anualmente, sempre em setembro, a Tarde da Melhor Idade. O objetivo é proporcionar momentos divertidos aos idosos por meio de brincadeiras e dar a eles a oportunidade de fazer novas amizades. Durante o evento há também distribuição de lanches e de cadeiras de rodas e muletas.

 

Estatísticas – De acordo com projeções populacionais baseadas no Censo de 2010 e divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com mais de 60 anos ultrapassa 23 milhões. Estimativas do órgão indicam que mais de 900 mil deles vivem na cidade de São Paulo.

Em janeiro deste ano, um levantamento sobre envelhecimento feito pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) indicou que o número de idosos na capital paulista deve dobrar em 20 anos.

 

Aurélio Nomura institui Dia da Melhor Idade e cobra Prefeitura (Foto: divulgação)

Aurélio Nomura institui Dia da Melhor Idade e cobra Prefeitura (Foto: divulgação)

Descaso – Segundo Aurélio Nomura, trata-se de uma data não só para comemorar mas também para refletir e chamar a atenção da sociedade e do poder público para a questão dos idosos. “No ano passado, a Prefeitura tinha um milhão de reais para fazer investimentos nessa área, mas não fez absolutamente nada. Para este ano, o orçamento previa R$ 500 mil para os idosos, porém, não foi aplicado um centavo. Ou seja, o que nós estamos vendo é um total descaso e essa falta de investimento vai gerar um problema extremamente sério no futuro”, explica o vereador, lembrando que integra a Comissão de Pessoas em Situação de Rua.

Apesar de não ter números oficiais, o parlamentar destaca que 20% dos 16 mil cadastrados têm mais de 60 anos de idade. “Acredito que a tendência é esse número aumentar cada vez mais”, conta Nomura, acrescentando que, “em contrapartida, a cidade de São Paulo não tem nenhum Centro de Referência do Idoso mantido pela Prefeitura”.

“Temos dois, mas construídos pelo Estado”, afirma o vereador, explicando que até o final deste ano deve entrar em funcionamento o terceiro posto em São Paulo, no bairro de Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), graças a uma reivindicação sua feita diretamente para o governador Geraldo Alckmin (PSDB) há cerca de três anos.

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

    Related Post

    120 ANOS DE AMIZADE: Hanabi Matsuri espera cerca d... Considerado o ponto alto das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Hanabi Matsuri – Festival de Queima...
    ESPETÁCULO: 12º Melodias Imortais recebe elogios d...   Mais uma vez, o show Melodias Imortais – Canções que tocam na alma japonesa (Nipponjin no Kokoro no Uta), realizado no último dia 19, no Gra...
    ANDRADINA: PREFEITA TAMIKO RENOVA PROGRAMA VIVALEI... A prefeita de Andradina (SP), Tamiko Inoue (PCdoB) participou, no último dia 12, da assinatura de renovação do Programa VivaLeite. O encontro acontece...
    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *