POLÍTICA: Deputados nikkeis ‘reinstalam’ atividades do Grupo Parlamentar

Quatro dos cinco deputados parlamentares que compõem a bancada nikkei na Câmara dos Deputados, se reuniram no último dia 11 na Comissão de Relações Exteriores (Creden) do Congresso para “reinstalar” o Grupo-Parlamentar Brasil-Japão. Estiveram presentes os deputados Luiz Nishimori (PR-PR), Walter Ihoshi (PSD-SP), William Woo (PV-SP) e Keiko Ota (PSB-SP). O único ausente foi o deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR). Por consenso, ficou estabelecido um sistema de rodízio de dez meses e que a primeira presidência caberá a Luiz Nishimori, que ficará no cargo de 11 de fevereiro até 23 de novembro. A segunda presidência será exercida pelo deputado Walter Ihoshi, de 24 de novembro de 2015 a 24 de agosto de 2016. Os dez meses seguintes serão ocupados por William Woo, de 25 de agosto de 2016 a 25 de maio de 2017.

 

Willian Woo, Luis Nishimori, Keiko Ota e Walter Ihoshi, que compõem o Grupo Parlamentar (foto: Arquivo Pessoal)

Willian Woo, Luis Nishimori, Keiko Ota e Walter Ihoshi, que compõem o Grupo Parlamentar (foto: Arquivo Pessoal)

 

Hidekazu Takayama, que não esteve presente, ficará com a quarta presidência, no período de 26 de maio de 2017 a 26 de março de 2018. Keiko Ota encerrá o ciclo da 55ª legislatura, de 27 de março de 2018 a 30 de janeiro de 2019.

Os que não estiverem exercendo a presidência ocuparão o cargo de vice-presidente, sem distinção hierárquica. Para o cargo de secretário geral foi nomeado o deputado Milton Monti (PR-SP). O Conselho Consultivo é formado pelos deputados Espiridão Amin (PP-SC), Leopoldo  Meyer (PSB-PR), Jorginho Mello (PR-SC), Otávio Leite (PSDB-RJ), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Arnaldo Fária de Sá (PTB-SP), Marcus Pestana (PSDB-MG), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), João Arruda (PMDB-PR), Delegado Waldir (PSDB-GO) e Mauricio Quintalle Lessa (PR-AL).

 

Colaboração – Segundo apurou o Jornal Nippak, a presidência pelo primeiro período, que compreende as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, provocou uma disputa interna já que também estava sendo pleiteado por Takayama, que ficou fora do páreo e já começou a se mobilizar para formar uma Frente Parlamentar Brasil-Japão.

Para Nishimori, porém, o que tem “validade” é o Grupo Parlamentar, “que tem estatuto e é reconhecido pela Câmara dos Deputados desde a época dos saudodos Diogo Nomura e Antonio Ueno”. “É preciso que haja respeito pela história e por nossos antecessores”, disse Nishimori, para quem fomentar uma discussão nesse sentido é prejudicial a todos.

“Solicitei os dez primeiros meses porque quero colaborar nas questões bilateriais e acredito que posso fazer muita coisa colocando meu nome à frente”, disse Nishimori, que destacou o “importante apoio que sempre recebo do deputado Walter Ihoshi”.

 

Reaproximação – Para Ihoshi, 2015 promete ser um ano intenso para o Grupo Parlamentar, principalmente nos Estados de São Paulo e do Paraná. “A ideia é não só colaborar na parte cultural, através de apoio às iniciativas dos Consulados do Japão em São Paulo e em Curitiba e também da própria Embaixada do Japão, como também no aspecto parlamentar, estreitando as relações entre os dois países. “Nesse sentido, a liderança de um deputado como o Luiz Nishimori é muito importante”, conta Ihoshi, que teve atuação marcante nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa ao lado de William Woo, com quem pode reeditar a parceria também nos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

“Depois do Centenário houve um asfastamento natural entre os dois países até pela mudança de governo. Mas independente de partidos, Brasil e Japão sempre tiveram bom diálogo e o momento é de reaproximação tendo em vista que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deverá visitar o Japão ainda no segundo semestre deste ano o que também deve ocorrer com a presidente Dilma Rousseff (PT), que tinha uma viagem marcada para aquele país mas acabou abortada em função das manfiestações que tomaram conta do país em 2013”.

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ATENDIMENTO MÉDICO VETERINÁRIO: PROJETO DE AURÉLIO... Tramita na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei nº 318/2012, de autoria do líder do governo, vereador Aurélio Nomura, que cria a Unidade Móv...
DIPLOMACIA: Embaixada do Japão celebra Dia das For... No dia 1º de julho de 1954, o Japão criou suas Forças de Autodefesa, que hoje atuam, principalmente, em operações de cooperação internacional e de man...
MOGI DAS CRUZES: Concurso ‘Miss Akimatsuri’ recebe... Jovens japonesas ou descendentes que desejam participar do “Miss Akimatsuri” já podem se inscrever. As interessadas têm que preencher o formulário dis...
SILVIA IN TOKYO: CONDENADO A 30 ANOS POR LATROCÍNI... Juliano Henrique de Souza Sonoda   O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Juliano Henrique de Souza Sonoda, a 30 anos de prisão por u...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *