POLÍTICA: Em mandato relâmpago, Massami Miki quer deixar ‘algumas marcas’

“Estou aqui para cumprir uma formalidade”. Desta forma, Massami Miki (PSL-AM), explicou à reportagem do Jornal Nippak o mandato “relâmpago” na Câmara dos Deputados. O nikkei, que tomou posse na terça-feira (20), ficará por 11 dias – até o dia 31 de janeiro, quando termina a atual legislatura. Ele assumiu na vaga de outro deputado-tampão – Humberto Michelis (PR-AM), que havia assumido o cargo de deputado federal no lugar do titular Henrique Oliveira (SDD-AM) – eleito vice-governador do Amazonas. Michelis, que tomou posse no dia 2 de janeiro, deixou a vaga nesta segunda-feira (19) porque foi renomeado na Secretaria Municipal de Educação Manaus.

 

Massami Miki toma posse como deputado federal: "Cumpro uma formalidade" (foto: divulgação)

Massami Miki toma posse como deputado federal: “Cumpro uma formalidade” (foto: divulgação)

 

Como deputado federal, Massami receberá salário proporcional aos dias trabalhados e também terá direito às verbas indenizatórias. “Fiz um levantamento e terei direito a R$ 10.800,00 de salário proporcional e verba indenizatória, também proporcional, no valor de R$ 15 mil”, disse Miki ao Jornal Nippak.

Segundo ele, “como as passagens aéreas entre Manaus e Brasília são caras, o dinheiro da verba indenizatória será usada para custear essas despesas”. Já quanto ao salário, Miki afirmou que o doará integralmente a três instituições filantrópicas de Manaus, entre elas o Lar Batista de Manaus Janell Doyle, que abriga crianças em situação de risco e à Gaac (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), do qual é um dos membros fundadores. “A terceira minha equipe deve definir até domingo”, disse Miki, explicando que também manteve os funcionários de seu antecessor.

 

Marcas – Natural de Boa Vista, em Roraima, Massami Miki conta que se mudou para Manaus com apenas cinco anos de idade. Advogado, engenheiro agrônomo e vereador pelo quinto mandato em Manaus, Massami Miki conta que atualmente vive exclusivamente de sua atividade parlamentar, iniciada em 1992, no PMDB.

Ex-técnico do Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Massami Miki apresenta, desde 2007, o programa ‘A Voz é Sua’, que vai ao ar nas manhãs de segunda a sexta pela Rádio Tiradentes (89,7 Mhz), onde transmite o programa diretamente dos bairros de Manaus-AM, mostrando os problemas da cidade.

Apesar do curto período de tempo, disse que pretende “deixar algumas marcas nesses 11 dias”. “Meu primeiro passao será ir até o Ministério da Cultura para protocolar um pedido de criação de um museu da Zona Franca de Manaus. A economia do Estado do Amazonas depende 80% da ZFM, que em 2017 estará completando 50 anos. Hoje não temos nada que resgate essa história. Minha proposta é criar um museu, através dos incentivos da Lei Rouanet, que conte desde a instalação das primeiras empresas até os dias atuais”, destaca Miki.

“Esta será minha primeira ação na Câmara dos Deputados.Vim para cá com esse objetivo. A segunda ação não sei qual será pois a política é muito dinâmica”, disse.

(Aldo Shiguti)

 

 

 Raio X

 

Nome Completo: Massami Miki

Ano de nascimento: 1962

Naturalidade: Boa Vista (Roraima)

Estado Civil: Solteiro

Formação: É graduado em Engenharia Agrônoma e em Direito.

Mandatos: Desde 1992 é vereador de Manaus. Atualmente exerce seu quinto mandato consecutivo (2013/2016).

Histórico: Filho de japoneses, Massami Miki iniciou sua vida pública como vereador eleito pelo PMDB em 1992. Assumiu cadeira no Legislativo Municipal como suplente entre 1996/2000, pelo PSL. Participou no dia 30 de outubro de 1994, em Brasília (DF), da reunião de fundação do Partido Social Liberal (PSL).

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JAPÃO POR SILVIA KIKUCHI: Médico se desculpa por p... O caso do brasileiro que foi tratado com violência verbal em hospital de Iwata ganha repercussão na mídia local   “Kuso, shine” (merda, morra...
FORÇAS ARMADAS: Nikkei assume chefia da 4ª Circuns... O tenente coronel de Artilharia Eduardo Shigueru Hamaoka, de 46 anos, assumiu a chefia da 4ª Circunscrição de Serviço Militar. A passagem de comando o...
AVENTURA: Japonês que deu a volta ao mundo em uma ...   Quem for ao 17º Festival do Japão, que acontece nesta sexta, sábado e domingo (de 4 a 6), no Imigrantes Exhibition & Convention Center (...
BUNKYO: Harumi Goya destaca experiências na AOKB ... Em sua primeira entrevista coletiva desde que foi anunciada como candidata da situação à sucessão de Kihatiro Kita à Presidência do Bunkyo, Harumi Goy...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *