POLÍTICA: Ihoshi aproveita recesso parlamentar para ouvir comunidade e municípios sobre o impacto das reformas

Este ano promete ser bastante movimentado para o país, em especial para a comunidade nipo-brasileira. Não só em função dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil mas também na área política, já que 2018 é ano eleitoral. Para o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), “Brasília está em periodo de recesso parlamentar, mas nós estamos andando não só o interior como também os municípios da Grande São Paulo para ouvir as lideranças da comunidade nikkei, os prefeitos, os vereadores e representantes e dirigentes de associações comerciais”. O objetivo, explica, é “entender o impacto que os projetos das reformas que este ano estarão tramitando no em Brasília terão na população”. “Sobretudo a proposta da Reforma da Previdência, além de outras projetos não menos importantes, como da reforma tributrária e da reforma trabalhista”, destaca o deputado, explicando que a reforma tributária apresentada pelo relator Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) busca simplificar a tributação, criando um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) nacional.

 

Walter Ihoshi ‘ouve’ comunidade e municípios sobre impacto das reformas. Foto: divulgação

“Ao mesmo tempo, o texto atende o nosso trabalho, que é o de batatear os remédios. Nós, que criamos Frente Parlamentar da Desoneração dos Medicamentos, estamos sendo contemplados no texto do projeto da reforma tributária do deputado Hauly já que a proposta prevê o fim dos impostos de alimentos e de remédios, uma medida imprescindível para melhorar a qualidade de vida e a saúde pública do nosso país”, explica Ihoshi, antecipando ainda que deverá tramitar na Câmara dos Deputados, já no início do ano, o projeto do Cadastro Positivo.

 

Bons pagadores – “O projeto já foi aprovado no passado como lei, mas , requer mudanças e aperfeiçoamento. Fui designado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como relator deste projeto, cujo texto foi aprovado em outubro do ano passado no Senado e em breve deverá ir para o Plenário da Câmara”, diz o parlamentar, destacando que o projeto “visa separar os bons pagadores daqueles que não conseguem cumprir com seus compromissos”. “A ideia é fazer com que os bons pagadores tenham acesso a crédito a juros mais baixos, movimentando cada vez mais a economia e e gerando properidade e desenvolvimento para o país”, conta Ihoshi, lembrando que “a partir de agosto o país entra em campanha eleitoral”. “Um momento em que todos terão oportunidade de debater o futuro e, com muita responsabilidade, esperamos que os brasileiros possam escolher realmente os melhores representantes que conduzirão o país nos próximos quatro anos”, diz Ihoshi, explicando que também está fortalecendo seu trabalho “municipalista nas regiões de Marília, Ourinhos, Tupã, Assis e Alto Tietê.

 

Internet para todos – No último dia 15, Ihoshi esteve em Ourinhos (SP) acompanhando a visita do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), para a apresentação do programa Internet Para Todos, que pretende levar internet banda larga para a população de milhares de municípios brasileiros.
Segundo ele, mais de 30 prefeitos e vice-prefeitos participaram do encontro. “Os municípios dos estados brasileiros, sobretudo do Estado de São Paulo, poderão celebrar convênios com o governo federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e desta forma ampliar a banda larga nos mais longínquos distritos e também na zona rural”, conta Ihoshi, acrescentando que a consolidação e execução do programa conta com apoio de seu Gabinete. “Trata-se de um programa muito importante de tecnologia e diria até de cunho social porque por um valor muito pequeno os munícipes dessas regiões poderão ter acesso a banda larga.

 

Para Ihoshi, “reformas serão cruciais para o futuro do país”. Foto: divulgação

 

110 anos da imigração – Para o deputado, 2018 também será um ano importante para a comunidade nipo-brasileira com a celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
“Tanto a Comissão de São Paulo como a Comissão do Paraná estão preparando dois grandes eventos em seus respectivos Estados. Em São Paulo, teremos a comemoração oficial dentro do Festival do Japão, o maior evento da cultura japonesa fora do Japão e que deve receber a visita de um membro da família imperial. Aproveitando essa celebração, estamos nos empenhando para levar os representantes da família imperial para conhecerem também a região Noroeste do Estado de São Paulo, sobretudo Araçatuba, Lins e Promissão, que é considerado o berço da colonização japonesa no Brasil, além da cidade de Marília, que tem um protagonismo muito importante e exerce um papel importantissimo no Estado.”, conta Ihoshi, lembrando que no ano passado acompanhou a visita do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, a essas regiões.

 

Reaproximação – “Estamos muito otimistas quanto à possibilidade de que a família imperial possa visitar a região noroeste. Esta visita [da família imperial], caso se concretize, ocorrerá em num momento muito oportuno porque Brasil e Japão vivem uma reaproximação com o fim do último ciclo dos governos Lula-Dilma, onde houve um afastamento. Sentimos cada vez mais que as reformas propostas pelo governo Temer tem atraído não só o interesse como também os investimentos das empresas japonesas”, destaca o parlamentar, afirmando que as reformas “serão cruciais para aproximar de vez os dois países”, assim como a liberação, por parte do governom japonês, do visto para os descendentes de japoneses da quarta geração, os chamados yonseis.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    SOCIAL: Ministro das Relações Exteriores do Japão,...   Visita – Na terça feira (dia 03/09)  à noite o simpático ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida foi recepcionado por cente...
    GASTRONOMIA E ARTESANATO: Takenoko Matsuri da Asso... No último dia 12, a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil realizou o seu Takenoko Matsuri, o tradicional festival de gastronomia e de artesanato de bam...
    SILVIA IN TOKYO: CASCATAS DE FLORES DE AMEIXEIRAS ... SÃO MAIS DE 200 PÉS DE AMEIXEIRAS DE 30 VARIEDADES EM UM ESPAÇO DE 20 MIL METROS QUADRADOS     Ameixeiras do Jardim Suzuka no Mori T...
    CIDADES/BOTUCATU: Festival Botucatuense de Cultura... Com o objetivo de divulgar a realização do Tomodati 2012 (Festival Botucatuense de Cultura Japonesa), que será realizado nos dias 01, 02 e 03 de junho...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *