POLÍTICA: ‘Já passei por momentos difíceis e esse é um deles. Com a ajuda de todos vou superá-lo’, diz Jooji Hato

Com nove mandatos consecutivos em sua carreira – sete como vereador e dois como deputado estadual – Jooji Hato (PMDB) está animado. E incrivelmente bem disposto para reassumir sua rotina de trabalho na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi com essa disposição que o parlamentar recebeu a reportagem do Jornal Nippak no último dia 8, uma sexta-feira, em seu gabinete – o de número 1.103 – dois dias depois de anunciar seu retorno à Casa em um discurso bastante emocionado.

 

‘Vamos continuar trabalhando muito, com energia redobrada’, diz Jooji Hato. Foto: Aldo Shiguti

 

A entrevista – a primeira que Jooji concedeu a um jornalista – foi acompanhada por sua assessora, Magda Fernandes Sandrini, pela esposa, dona Marlene, e por dois de seus filhos – o vereador e médico George Hato e a também médica Andressa.

Ainda bastante emotivo e se recuperando dos dois AVCs que sofreu no primeiro semestre deste ano, Jooji Hato iniciou a conversa pedido desculpas à comunidade por sua ausência nos eventos nikkeis no período em que estava acamado.

A exemplo do seu discurso no último dia 6, por diversas vezes Jooji não conteve as lágrimas. Comparou sua volta após quase três meses à sensação que teve ao mexer a perna esquerda pela primeira vez após o acidente. “Chorei de alegria. Chorei de emoção junto com minhas enfermeiras que cuidaram de mim. Duvido que alguém resista a isso. Nem o Superman resistiria”, disse o deputado, que mais uma vez agradeceu a equipe médica que o acompanhou, entre eles o neurologista Eduardo Mutarelli, o neurocirurgião José Erasmo Dal Col Lúcio, o nefrologista Paulo Cesar Ayroza Galvão, o cardiologista Edmar Alcides Bochi, além de fisiatras e profisisonais do Centro de Reabilitação Lucy Monteiro.

 

“Voltei porque sou guerreiro. E como guerreiro quero ajudar os fisiatras”, afirma Jooji Hato. Foto: Aldo Shiguti

 

Samurai – Mais uma vez, Jooji reiterou seu compromisso em defesa dos fisiatras. “Como havia dito, voltei porque sou um guerreiro e como guerreiro quero ajudar a fisiatria. Trata-se de uma especialidade da Medicina que é fundamental na recuperação de baleados e esfaqueados e vítimas de AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico). Se Deus der a segunda chance para alguém, quem vai devolver o restante das funções desta pessoa é justamente a fisiatria. E aí entra o Japão, que através da Toyota é o maior produtor de equipamentos para a fisiatria”, explicou o deputado, lembrando que está usando um aparelho de robótica que simula os movimentos de uma pessoa em movimento, “o que está ajudando muito na minha recuperação”.

“São equipamentos caríssimos e por isso quero atuar como um samurai para diminuir a carga tributária e os impostos, tornando assim esses equipamento acessíveis a todos os hospitais e pacientes, especialmente para quem não tem recursos”, disse Jooji, revelando que está organizando um abaixo-assinado para que a Fundação Lucy Monteiro possa receber o Prêmio Nobel da Medicina.

“Se esse reconhecimento vier, junto virá um prêmio, que a Linamara Battistella vai poder comprar equipamentos e assim ajudar mais pessoas porque a fila é muito grande”, afirmou o deputado, referindo-se à secretrária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

 

“Não podemos nunca deixar de agradecer às pessoas”, conta. Foto: Aldo Shiguti

 

Longe da família – De acordo com o parlamentar, o momento mais difícil nesse período foi quando estava em coma, quando ficou longe da família, “que em nenhum momento me abandonou”, e com saudades dos seus animais de estimação, das minhas gatinhas e da Goldem e do Beethoven, que não saíram do portão até eu voltar, como no filme Sempre ao seu lado, com Richard Gere . Esse distanciamento foi o momento mais difícil e o mais feliz foi quando finalmente pude retornar para minha casa depois de quase três meses”, disse Jooji, explicando que durante todo esse tempo esteve atento com o que acontecia na política.

“Estive sempre com pensamento voltado para o gabinete. O George, assim como o Alex e a Andressa, me visitava todos os dias me mantendo informado”, explicou. A chefe de gabinete, Maga Fernandes, interrompe para confirmar. “Ele só ficou inconsciente quando esteve em coma”.

 

“Voltei mais forte e com mais coragem”, diz Jooji Hato. Foto: Aldo Shiguti

 

 

Mais forte – “Foi o doutor Eduardo que me operou e me tirou do coma. Devo muito a ele. Primeiro a Deus e todas as entidades religiosas, desde a Seicho-no-Ie, a Mahikari e igrejas evagélicas que oraram por mim. Milhões de pessoas que oraram para minha recuperação. Graças a isso, Deus me acolheu e me deu a segunda oportunidade de vida que eu quero aproveitar lutando muito pela população”, disse o deputado, afirmando que, mesmo acamado, recebeu apoio da comunidade. “Agradeço muito por isso. Muitas pessoas, entre os quais os feirantes, me visitaram em casa e no meu gabinete. Quando não iam, me ligavam e oravam por mim. Todas essas orações, com certeza, foram ouvidas pela minha protetora”, disse Jooji, lembrando que esteve cinco vezes em Aparecida do Norte. “Jamais podemos nos esquecer de agradecer a Deus e todos que nos ajudaram”.

Em seu retorno à Assembleia, Jooji disse que recebeu apoio das principais lideranças de vários partidos, além de ex-prefeitos, ministros e  “gente que tem muita influência”. “Todos me acolheram. Conseguimos parar o Colégio de Líderes. Não tinha como não me emocionar. Se até o homem mais poderoso do mundo, que é o [Donald, presidente dos Estados Unidos] Trump chora, porque não posso externar meus sentimentos?”, indagou o deputado, acrescentando que “voltei mais forte e com mais coragem para ajudar a população”.

“Estou por dentro de todos os problemas e vou continuar fazendo projetos de lei que possam beneficiar a todos. Uma coisa não abro mão, que é a qualidade de vida de cada um de nós. Vou ser o símbolo do antitabagismo e do antialcoolismo. Sempre tive muita coragem. Enfrentei lobbies do etilismo e da indústria petrolífera. Por isso tenho que voltar”, justificou o deputado, afirmando que “tive muitos momentos difíceis na minha vida”. “E esse é mais um deles. Vou superá-lo como superei os outros. Com a ajuda de todos esse fardo fica mais facil de carregar”, disse Jooji, explicando que além dos filhos, também sua esposa, dona Marlene, está mais atenta ainda ao seu dia a dia.

 

Cuidados com a pele – “Ela está controlando minha alimentação e minha agenda. É implacável, está controlando tudo rigorosamente”, conta Jooji, revelando que a filha, Andressa, é a responsável pelos cuidados com a pele. “Por isso pareço mais jovem”, brincou. “Sou feliz por ter três filhos que também são médicos e por ter tantas enfermeiras e técnicas em fisiatria o tempo todo ao meu lado. Estou pronto para retomar os compromissos”, destacou o parlamentar,, que apareceu pela primeira em público na Cerimônia de Agradecimento Mensal da Sukyo Mahikari, no último domingo, 10.

Sobre seu futuro político, Jooji Hato preferiu não comentar. “O futuro a Deus pertence. Se Deus permitir serei um instrumento dele”. Para a filha Andressa, que ele volte a andar é um desejo da família.

“Se tive uma segunda oportunidade é porque acredito que Deus não quer que eu descanse agora, quer que eu lute como um samurai, nem que seja o último samurai da comunidade nipo-brasileira.”, afirmou Jooji, que aproveitou o clima de fim de ano para lembrar que “saúde é o que temos de mais valioso”. “A saúde é o nosso maior patrimônio. Se você não tem saúde, perde tudo. Por isso temos que cuifar dos nossos jovens”, garantiu Jooji.

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    COMUNIDADE: 13º Festa Junina da Kibô-no-Iê recebe ... A Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê” realizou no último dia 31, em sua sede, em Itaquera (zona Leste de São Paulo), sua 13ª Festa Ju...
    CINEMA: Cinema Policial Japonês com entrada franca...   Com o apoio da Fundação Japão, a Cinemateca Brasileira apresenta, entre os dias 14 e 22 de maio, um ciclo de filmes policiais japoneses, gêner...
    Com ingressos quase esgotados, cantora Mizumori Ka... Mizumori Kaori. Foto: divulgação Considerada uma das cinco maiores cantoras do Japão atualmente, a artista Mizumori Kaori prepara um show especial...
    SUMÔ: Sudoeste confirma favoritismo; dirigentes co... A equipe Sudoeste mais uma vez confirmou seu favoritismo e faturou os títulos do 38º Campeonato Paulista Masculino e do 18º Campeonato Paulista Femini...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *