POLÍTICA: Kamia e Ota trocam de partido em busca de mais espaço

A praticamente seis meses das eleições municipais, que vão eleger prefeitos e vereadores em 5570 municípios brasileiros – 645 somente no Estado de São Paulo –, o movimento nos bastidores já começa a ficar agitado com a troca de partidos. De acordo com a Reforma Eleitoral 2015 aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), o prazo legal para mudança de legenda termina no próximo dia 2, ou  seja, seis meses antes das eleições municipais.

Masataka Ota voltou ao PSB

Masataka Ota voltou ao PSB

Dois vereadores nikkeis que concorrerão a uma das 55 vagas na Câmara Municipal de São Paulo já anunciaram mudança de legenda. Masataka Ota deixou o Pros – onde estava desde sua fundação oficial – e retornou ao PSB – partido no qual iniciou sua trajetória política. A cerimônia de filiação ocorreu no dia 11 de março, no Diretório Estadual do partido, na avenida Indianópolis, no Planalto Paulista (zona Sul de São Paulo), com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, deputados, prefeitos e vereadores entre outras autoridades.

“Fiquei feliz quando recebi o convite diretamente do vice-governador”, disse Ota, lembrando que formará dupla com sua esposa, a deputada federal Keiko Ota. “Juntos ficamos muito mais fortes”, destacou o vereador, que agradeceu “o carinho com que fui tratado pela direção do Pros, em especial o presidente estadual, Salvador Zimbaldi e, acredito, deixo as portas abertas”.

Cumprindo atualmente seu primeiro mandato, Ota explicou que a mudança não deve alterar sua relação amigável com o prefeito Haddad (PT). “O Pros era da base governista e no PSB temos um acordo para continuarmos apoiando o governo municipal que por sua vez continuará empenhando esforços para a reabertura do Hospital do Carrão, que está fechado havia mais de 15 anos.

Ushitaro Kamia está indo para o PDT. Foto: arquivo pessoal.

Ushitaro Kamia está indo para o PDT. Foto: arquivo pessoal.

Já Ushitaro Kamia está deixando o PSD do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para se filiar no PDT, do ex-ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi. Antes de ingressar no PSD, partido que ajudou a fundar, Kamia era do Democratas. No novo partido, o vereador disse que espera ter mais espaço para atender os anseios não só da comunidade nipo-brasileira como também da sociedade brasileira de forma geral.

Apesar de ter sua base de atuação na zona Norte, Kamia explica que seus eleitores estão espalhados pela Capital. “Recebo muito apoio de pessoas das zonas Leste, Oeste e Sul”, conta Kamia, afirmando que “tenho que ver o que é melhor para a sociedade, independente de partido”. “Acho que no PDT terei mais facilidade”, diz, explicando que procura sempre atender os mais diferentes tipos de demadas.

 

Demandas – “Agora, por exemplo, estamos trabalhando intensamente para atender pedidos de asfalto e recapeamento em diversas ruas. Algumas estavam há mais de 20 anos sem asfalto”, destaca Kamia, acrescentando que, em relação à comunidade nipo-brasileira, os pedidos geralmente referem-se a emendas para eventos culturais. “Procuramos atender todos da mesma forma”, garantiu Kamia, para quem a próxima eleição será “uma das mais difíceis dos úlltimos anos”.

“Teremos 45 dias para fazer campanha. Desses, 15 dias serão para acertar a documentação necessária, como o CNPJ e outras papeladas. Sobram mesmo apenas 30 dias para tentarmos convencer os eleitores”, lamenta Kamia, explicando que a nova legislação eleitoral restringiu ainda mais a campanha. “Foi vetado, por exemplo, o financiamento eleitoral para campanha e também não será mais permitida trabalhar com cavaletes. “Isso, sem contar que a população estrá cada vez mais indignada com a classe política”, afirmou.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Related Post

    JAPÃO: Universal Studios planeja construir parque ...   Parque em Okinawa será o segundo da franquia no Japão (foto: Ipcdigital.com)   A empresa que opera o parque temático Universal S...
    JAPÃO: Abe promete mais reformas para tirar o paí... (Foto: ipcdigital.com)   O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse no último dia 8 que se compromete em continuar com as reformas ec...
    SILVIA IN TOKYO: TERREMOTOS NÃO DÃO TRÉGUA EM KUMA... Terremoto de M4.9 às 10h40 em Kumamoto Os terremotos parecem não dar trégua em Kumamoto. Só no dia 5 foram registrados 25 tremores na região, dois d...
    TAIKÔ: Campeão do 14º Festival Brasileiro de Taiko... A equipe Hisho Daiko, de Colônia Pinhal (SP), sagrou-se campeã do 14º Festival Brasileiro de Taiko, evento realizado no último dia 30, no Grande Audit...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *