POLÍTICA: ‘Mudei de partido respalado pela legislação’ diz Luiz Nishimori

 

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), em decisão monocrática tomada no último dia 27 negou o pedido de Paulo Rosenmann, suplente da coligação PRB/PP/PPS/DEM/PSDB, que reivindicava a perda de cargo do deputado federal Luiz Nishimori, por ter se transferido do PSDB para PR. O ministro considerou que Rosenmann (que é o sétimo suplente da coligação) não é parte legítima ativa para postular o mandato eletivo do titular, uma vez que não seria ele o sucessor imediato em caso de eventual declaração de vacância do cargo.

Deputado Federal Luiz Nishimori (foto: divulgação)

Em entrevista ao Jornal Nippak, Luiz Nishimori afirmou que está “tranquilo” quanto as notícias veiculadas pela grande imprensa relacionadas ao pedido de cassação de seu mandato.

Na semana passada, tão logo o Ministério Público Eleitoral ingressou com ações no TSE para cassar o mandato de 13 deputados federais por terem trocado de partido sem justa causa, Luiz Nishimori divulgou um comunicado à imprensa no qual reproduz uma carta assinada pelo presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, autorizando a sua desfiliação em 1º de outubro o que, em tese, oficializa a legalidade do procedimento de transferência.

Segundo ele, a carta assinada por Neves garantiu a chamada “justa causa para desfiliação”, nos termos da jurisprudência firmada junto ao TSE.

“Não mudei de qualquer jeito, consultei vários advogados e estou respaldado pela lei”, disse Nishimori, lembrando que já havia protocolado sua defesa há cerca de um mês, “antes de o Rosenmann entrar com o pedido”. “A ação do MP já era esperada pois eles sempre se manifestam quando há troca de partidos”, destacou o parlamentar, afirmando que existem três casos que possibilitam a troca de partidos.

“O primeiro, no caso de um parlamentar ser expulso de uma legenda; em segundo, quando as duas partes, isto é, o deputado e o partido entram em acordo – é o chamado salvo conduto – e no terceiro e último caso quando a transferência ocorre para partidos recém-criados”.

“O meu caso se encaixa na segunda hipótese. Manifestei interesse em mudar de partido e o PSDB me liberou. Tanto o Beto Richa, que é o governador do Paraná, quando o Aécio Neves concordaram””, disse Nishimori, afirmando que a mudança ocorreu em função de “desgaste com o diretório estadual do PSDB”.

“Já vinha conversando com o Beto Richa há algum tempo. Apesar de ter deixado o PSDB continuo o apoiando”, afirmou Nishimori, acrescentando que o PR “é um partido médio, com 31 deputados federais, o que o torna o sexto maior partido do Brasil”.

 

40ª Missão – Sobre a 40ª Missão Econômica e de Amizade ao Japão e a China em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Nishimori disse que “foi um sucesso”. Realizada em outubro, a viagem registrou recorde de participantes – 76, entre empresários e políticos – e celebrou, além dos 40 anos de missões, o 40ª aniversário do tratado de irmandade entre Maringá e Kakogawa.

“Estivemos em audiência com o príncipe herdeiro ao trono do Japão, Naruhito, que mandou lembranças para o povo brasileiro, e com o primeiro vice-ministro e ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, além de dirigentes da Associação Japonesa de Futebol. Estivemos também em Kobe,  Toyohashi, Kakogawa, e em Kochi, a pedido do presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, Arnaldo Katayama, que solicitou para que intercedêssemos em prol da realização do Kochi Matsuri. E fomos muito bem recebidos”, explicou Nishimori.

 

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BRASIL-JAPÃO: USP e Keio realizam evento com expos... A Faculdade de Direito da USP (FDUSP) e o Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão (IDCBJ), em parceria com o Japan Brazil Law & Culture Instit...
INTERNACIONAL: Mais de 3 mil brasileiros estão pre...   Renata Giraldi Repórter da Agência Brasil   Na Ásia, há 314 brasileiros detidos, dos quais 308 no Japão, três na Indonésia, doi...
RELAÇÕES BILATERAIS: Nishimori embarca nesta quart... A 39ª Missão Econômica e de Amizade da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná em parceria com o deputado federal Luiz Nishimori (PSDB-P...
POLÍTICA / SÃO PAULO: Andrea Matarazzo se reúne co... O pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo, Andrea Matarazzo, se reuniu na noite desta segunda-feira (6) com representantes da comunidade nipo-b...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *