POLÍTICA: Para Kita, homenagem aos políticos serve para ‘afinar pontos de atuação de ambas as partes’

Na cerimônia em Homenagem aos Políticos Nikkeis do Estado de São Paulo, quem “roubou a cena” foi a Madrinha de Bateria da Escola de Samba Águia de Ouro, a japonesa Miku Iguchi, que está no país desde o final de dezembro do ano passado para desfilar pela agremiação da Vila Pompeia, que homenageará o Japão com o enredo “Brasil e Japão – 120 Anos de União”. Organizado pela pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão,em parceria com diversas entidades nipo-brasileiras, o evento foi realizado no último dia 6, no Salão Nobre do Bunkyo, e contou com a presença dos deputados federais Walter Ihoshi (PSD-SP) e Keiko Ota (PSB-SP) e dos deputados estaduais Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB). O deputado federal William Woo não compareceu pois estava em Brasília, onde na segunda-feira (9) assumiu seu mandato na Câmara dos Deputados (leia mais nesta página). Na ocasião, o ex-deputado federal Junji Abe (PSD-SP), primeiro suplente do partido, também foi homenageado.

 

Deputados federais e estaduais foram homenageados no último dia 6 no Bunkyo (foto: Aldo Shiguti)

Deputados federais e estaduais foram homenageados no último dia 6 no Bunkyo (foto: Aldo Shiguti)

 

Estiveram presentes,entre outros, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita; o presidente do Enkyo, Yoshiharu Kikuchi; o vice-presidente do Kenren, Yasuo Yamada; o vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Roberto Hideo Hirai e o secretário-geral da Câmara de Comércio e Indútria Japonesa do Brasil, Fujiyoshi Hirata, além de representantes das entidades co-promotoras.

 

Deputados e autoridades durante a execução dos hinos nacionais (foto: Aldo Shiguti)

Deputados e autoridades durante a execução dos hinos nacionais (foto: Aldo Shiguti)

 

Porta-voz – Discursando em nome das entidades, Kihatiro Kita destacou a importância do encontro afirmando que “é imprescindível estabelecer uma incessante luta para que as vozes de determinados setores ou comunidades, sejam ouvidas”. “Mesmo que essa colocação possa parecer óbvia, é extremamente básica em nosso atribulado cotidiano”, disse.

 

Walter Ihoshi recebe a placa de Yoshiharu Kikuchi  (Foto: Aldo Shiguti)

Walter Ihoshi recebe a placa de Yoshiharu Kikuchi (Foto: Aldo Shiguti)

 

Segundo o presidente do Bunkyo, porém, “lamentavelmente, podemos constatar que nem sempre temos sido bem sucedidos nessa conquista de espaço para nossas reivindicações”. “Assim, nesse processo democrático, emerge a figura dos políticos, como um legítimo porta-voz de nossos anseios, capazes de defender e dar voz às nossas necessidades”, disse Kita, acrescentando que nos últimos anos, tem constatado que a noção de um “mandato compartilhado” tem conquistado espaço  entre os nipo-brasileiros.

 

A deputada Keiko Ota recebe a placa entregue por Kita (foto: Aldo Shiguti)

A deputada Keiko Ota recebe a placa entregue por Kita (foto: Aldo Shiguti)

 

“Ou seja, tem crescido a consciência de que, a atuação política e a prática da cidadania são importantes para a melhoria de nossa comunidade, para garantir a preservação da cultura japonesa, bem como de nossas entidades”, enfatizou, explicando que a homenagem é uma forma de buscar estabelecer o compromisso entre as duas partes, “o político eleito com os seus eleitores”. “Acreditamos que esta é uma oportunidade de fortalecer o nosso relacionamento, ou seja, da comunidade com os deputados nikkeis e de afinar os pontos de atuação de ambas as partes”, finalizou.

 

Fujiyoshi Hirata entrega a placa ao deputado estadual Jooji Hato (foto: Aldo Shiguti)

Fujiyoshi Hirata entrega a placa ao deputado estadual Jooji Hato (foto: Aldo Shiguti)

 

Já o cônsul Fukushima saudou os representantes nikkeis na Assembleia paulista e na Câmara dos Deputados usando expressões como “líderes”, “símbolos” e “exemplos”. “Eles estão sempre pensando no que é melhor para a comunidade nikkei”, justificou Fukushima, que agradeceu o empenho de todos.

 

Samurai – Primeiro enre os homenageados a discursar, o deputado estadual Hélio Nishimoto lembrou que, diferentemente de outros Estados – onde a posse acontece no dia 1º de fevereiro – em São Paulo o mandato tem início no dia 15 de março. Para Nishimoto, cuja base eleitoral fica no Vale do Paraíba, a comunidade nikkei é que deveria ser homenageada. “Nessa eleição, por sinal uma das mais difíceis que já disputei, pude sentir o apoio, a amizade sincera e o braço amigo que vocês me estenderam. São nas horas mais difíceis que podemos contar com os verdadeiros amigos”, disse.

Jooji Hato também destacou que a campanha foi uma das mais difíceis das nove que já disputou e garantiu que a homenagem ocupará um espaço de destaque em seu Gabinete.

 

O deputado Helio Nishimoto recebe a homenagem de Hirai (foto: Aldo Shiguti)

O deputado Helio Nishimoto recebe a homenagem de Hirai (foto: Aldo Shiguti)

 

Feroz – A deputada federal Keiko Ota prometeu honrar “cada voto recebido” e lembrou que apoiará os projetos da presidente Dilma Rousseff (PT). Mas ficará “feroz” se os projetos forem usados benefício próprio.

O deputado federal Walter Ihoshi, que tomou posse no dia 3 de fevereiro para seu terceiro mandato, lembrou dos desafios que terá nos próximos quatro anos. “Na primeira semana já iniciamos o processo de discussão da reforma política, que o PT era contra, e vamos trabalhar muito para que o Brasil se torne um país mais competitivo e que possa gerar mais renda e emprego”, disse Ihoshi, afirmando que “estaremos com o espírito samurai, isto é, de guerreiro, no Congresso”.

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GUARULHOS: Ikoi-no-Sono promove 42º Bazar Benefice... Neste sábado, 20, das 10h às 17h, e no domingo, 21, das 9h até 17h, acontece a 42ª edição do Bazar Beneficente Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono, na sede...
COMUNIDADE: 6º Japan Sul recebe mais de 20 mil vis... Realizada neste sábado e domingo (3 e 4), no Clube da Eletropaulo, na zona Sul de São Paulo, pela União das Associações Culturais de Santo Amaro, a se...
EMPRESAS: Japonesa Sompo adquire controle acionári... Do Valor Econômico   A japonesa Sompo aumentou sua participação acionária na seguradora brasileira Marítima e passou a deter o controle...
ITU: Associação Brasileira de Nishikigoi realiza e... A Associação Brasileira de Nishikoi realizará neste fim de semana (11 e 12), no Parque Maeda, em Itu, interior de São Paulo, a 35ª Exposição Brasileir...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *