POLÍTICA / SÃO PAULO: Andrea Matarazzo se reúne com a comunidade para discutir ações

O pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo, Andrea Matarazzo, se reuniu na noite desta segunda-feira (6) com representantes da comunidade nipo-brasileira. Realizado no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, o evento foi organizado pelo fundador do Instituto Paulo Kobayashi (IPK), Victor Kobayashi – que na ocasião  lançou sua pré-candidatura a vereador pelo PSD – e pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP).

 

Foto: Jiro Mochizuki

Andrea Matarazzo se reúne com a comunidade para discutir ações. Foto: Jiro Mochizuki

 

Andrea Matarazzo lembrou sua trajetória política, principalmente à época que foi Secretário Estadual de Energia e presidente da Compahia Energética de São Paulo (CESP), no governo Mário Covas, e de quando exerceu o cargo de Embaixador do Brasil na Itália (2001 a 2002) no governo de Fernando Henrique Cardoso. Destacou ainda algumas conquistas como Subprefeito da Sé na gestão do então prefeito José Serra e depois com Gilberto Kassab.

Foi a segunda vez que Matarazzo visita o Bairro Oriental em menos de 20 dias. No dia 22 de maio, ele esteve no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), onde conheceu um pouco mais sobre a cultura japonesa no 10º Bunka Matsuri.

O pré-candidato chegou ao Nikkey Palace, onde já estava sendo aguardado, debaixo de muita chuva. Chuva, aliás, que lembra alagamentos e semáforos com problemas. Dois dos temas levantados pela plateia, que também quis saber os seus projetos na área da Educação, diversidade, violência contra mulheres e banheiros públicos, principalmente na região central.

 

Andrea Matarazzo falou sobre projetos e destacou a importância da imigração japonesa em São Paulo. Foto: Aldo Shiguti

Andrea Matarazzo falou sobre projetos e destacou a importância da imigração japonesa em São Paulo. Foto: Aldo Shiguti

 

Comunidade – Matarazzo falou sobre sua relação com a comunidade, que teve início com seu tio-avô Francisco Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como Cicillo  Matarazzo, quarto presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão. Também teve oportunidade de conhecer artistas plásticos como Tomie Ohtake e Manabu Mabe. “Essas ligações trouxeram o Japão muito perto de mim”, frisou, acrescentando que “como neto de italianos, não posso esquecer o ato de heroísmo dos pioneiros japoneses que atravessaram o mundo”.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Nippak, Matarazzo disse que, “para conquistar o voto dos eleitores nikkeis, o candidato deve, primeiro conhecer a importância da comunidade japonesa para a sociedade brasileira e, em especial, para o desenvolvimento da cidade de São Paulo”.

 

Encontro reuniu representantes de diversas associações. Foto: Facebook/Victor Kobayashi

Encontro reuniu representantes de diversas associações. Foto: Facebook/Victor Kobayashi

 

Sensacional – “Desde que o Kasato Maru chegou aqui, em 1908, teve início a imigração de pessoas que saíram de um país que estava tendo um crescimento populacional muito grande. Eles não tinham outra alternativa a não ser sair do outro lado do mundo em busca de uma vida melhor. Sofreram com uma língua e costumes completamente diferentes mas não entregaram os pontos. Lutaram e aqui se estabeleceram”, disse o vereador, que lembrou ainda as sanções impostas aos japoneses durante a 2ª Guerra, como, por exemplo, ter que ficar a mais de 100 km da costa brasileira. “Fato que acabou trazendo para os japoneses e para o Brasil todo o desenvolvimento da agricultura que temos hoje”, explicou Matarazzo, que citou ainda a participação dos japoneses no turismo, nas empresas que aqui se instalaram e nas remessas de divisas enviadas pelos que foram trabalhar no Japão, o chamado movimento dekassegui.

No final, ele classificou o encontro como “sensacional”. “É motivo de prazer e muito orgulho estar e falar para pessoas com as quais você tem muita admiração”, disse Matarazzo, afirmando que “quem quiser conhecer a cidade de São Paulo tem que conversar com aqueles que trabalham e moram na região”.

 

Habilitado – O deputado federal Walter Ihoshi também aprovou. “Foi uma ótima oportunidade de conhecer a biografia, o perfil e a experiência de gestão acumuladas pelo vereador não só no setor público como também na iniciativa privada e no legislativo. O Andrea Matarazzo está habilitado para esse desafio de disputar as eleições, se eleger prefeito da cidade de São Paulo e colaborar com a comunidade nikkei”, concluiu Ihoshi.

Além de apresentar o pré-candidato do PSD à Prefeitura paulistana, Victor Kobayashi aproveitou a ocasião para também lançar sua candidatura à Camara Municipal. “Aceitei o convite do presidente do PSD, Gilberto Kassab, do Andrea Matarazzo e do Walter Ihoshi porque precisamos de renovação política”, explicou, afirmando que “estou muito confiante”.

Estiveram presentes algumas das principais lideranças da comunidade nikkei, entre elas o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yasuo Yamada; o presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa; o presidente da Câmara Júnior Brasil-Japão (JCI Brasil-Japão), Shodi Nomura, o presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki e o cantor Joe Hirata, além de representantes de associações como a Federação de Rádio Taissô do Brasil, de kenjinkais e de sindicatos, como o Sagasp (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Estado de São Paulo), entre outros.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    LIBERDADE: Primeira Audiência Pública do bairro da... Por Luci Júdice Yizima     A comunidade do bairro da Liberdade levantou um debate a questões diversas, de baixa e alta complexidad...
    BELEZA BY YUMI KATAOKA: Tutorial Ombré Nail – Unha...   Olá Amigas, Este é mais uma das grandes tendências e já está nas mãos da galera ! Aprenda passo  a passo como fazer uma unha em degradê c...
    BAZAR BENEFICENTE FEMININA “ESPERANÇA”... Comestíveis: Sushi - Tirashisushi - Udon - Furusato no Aji - Pastel - Kuzumoti Doces e Salgados Artesanato: Aventais - Panos de prato Restaurant...
    ITU: Parque Maeda e Acendi realizam “Noite d... Parque Maeda e Acendi realizam “Noite do Sushi”O jantar dançante será animado pelo grupo Vado e Negri Banda     Maio começa com mais um jant...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *