PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Cerimônia de outorga da 46ª edição acontece nesta sexta

A Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, no Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), cerimônia de outorga da 46ª edição. Instituído em 1965, o Prêmio Kiyoshi Yamamoto é considerado hoje o evento mais antigo e de maior longevidade no setor agropecuário no Brasil. Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Guenji Yamazoe, o objetivo é “prestar uma homenagem às personalidades que se destacam na agricultura”.

 

Guenji Yamazoe: “Objetivo é prestar uma homenagam aos que se destacaram na agricultura”. Arquivo

Guenji Yamazoe: “Objetivo é prestar uma homenagam aos que se destacaram na agricultura”. Arquivo

 

As indicações são feiras por associações e entidades seguindo os critérios estabelecidos pela Comissão: 1) Inovação tecnológica; 2) Originalidade e pioneirismo; 3) Capacidade multiplicadora dos resultados; 4) Sucesso econômico financeiro; 5) Preservação do meio ambiente e 6) Atuação na comunidade regional e contribuição à sociedade.

 

46º Prêmio Kiyoshi Yamamoto realiza cerimônia de outorga nesta sexta-feira. Foto: arquivo

46º Prêmio Kiyoshi Yamamoto realiza
cerimônia de outorga nesta sexta-feira. Foto: arquivo

 

Kenzo Tarumoto: contribuição à fruticultura

Kenzo Tarumoto: contribuição à fruticultura

Este ano, foram escolhidas as seguintes figuras de destaque da agricultura para receber o 46º Prêmio Kiyoshi Yamamoto: Kenzo Tarumoto por sua valiosa contribuição à fruticultura paulista, destacadamente na condução da cultura da manga, e Dr. Mário Nakano por sua relevante contribuição à avicultura brasileira.

Kenzo Tarumoto, 3º filho de. Kaneichi Tarumoto, pioneiro fundador da Colônia Sankyo, 12 km da cidade de Presidente Prudente, nasceu e mora na propriedade herdada do seu pai, tendo como principal atividade a produção de frutas, com destaque para o cultivo da manga.

Na década de 1970, quando a região se tornou uma das maiores produtoras de manga Haden, Tarumoto destacou-se por sua alta produtividade e qualidade, servindo de modelo de alta rentabilidade, orientador e conselheiro de muitos agricultores. Passou a ser considerado, por unanimidade, como aquele que consolidou a fruticultura como uma das principais atividades da região.

Atualmente, continuando com a manga como eixo principal, ele tem se dedicado também ao cultivo de maracujá e citrus, alcançando grande rentabilidade.

Mario Nakano, natural de São Paulo, formou-se em Medicina Veterinária pela USP e especializou-se em Ornitopatologia. Mestre pela USP, tornou-se doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (UNESP).

Mario Nakano: avicultura

Mario Nakano: avicultura

Desde 1959, como funcionário do Instituto Biológico, na Seção de Ornitopatologia, além dos trabalhos de diagnósticos sobre doenças e assistência aos avicultores, realizou pesquisas e produção de antígenos e vacinas. Aposentou-se em 1991.

Em 1982, sob sua supervisão, a Seção de Ornitopatologia passou a contar com dois Laboratórios Regionais, em Bastos e Descalvado, com a finalidade de atender avicultores sobre os problemas de diagnósticos das doenças que ocorrem na região.

Mário Nakano ocupou vários cargos, além da chefia da Seção de Ornitopatologia.

(Com informações do site do Bunkyo)
46º PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO

Quando: Dia 11 (sexta-feira), a partir das 19h

Onde: Salão Nobre do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – 2º andar, Liberdade, São Paulo – próximo da estação São Joaquim do metrô)

Informações pelo telefone: 11/3208-1755

Related Post

SOLIDARIEDADE: 38ª Festa do Verde acontece neste f... Neste fim de semana (24 e 25), a sede da Kibô-no-Iê será palco de mais uma edição da tradicional Festa do Verde. O evento, que acontece desde 1978, re...
COMUNIDADE: Para Nakamae, relação entre os dois pa... Se é verdade que a primeira impressão é a que fica, o novo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, tem tudo para conquistar a comunidade...
CIDADES/BASTOS: 53ª edição da Festa do Ovo terá ve... A 53ª Festa do Ovo de Bastos será realizada com colaboração financeira do governo do Estado, como resultado do trabalho do deputado federal Junji Abe ...
JOJOSCOPE: Bolo de Anjo   Chiffons macios chegaram a Paris. Nos Estados Unidos e no Reino Unido são conhecidos como Angel Cake. Na La Pâtisserie Ciel, aberta em julho...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *