PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES: Em noite de gala, Prêmio Paulista homenageia atletas e dirigentes na Câmara Municipal de SP

Apesar do frio e em plena segunda-feira, o Salão Nobre Presidente João Brasil Vita da Câmara Municipal de São Paulo ficou lotado para a cerimônia de entrega da 59ª edição do Prêmio Paulista de Esportes ocorrido no dia 1º de junho. Foi o quarto ano consecutivo que a maior casa legislativa municipal do país serve de palco para o evento. Compuseram a Mesa o proponente da homenagem, o vereador Aurélio Nomura (PSDB); o presidente dos jornais Nippak e Nikkey Shimbum, Raul Takaki; o cônsul geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano; o vereador Ushitaro Kamia (PSD); o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Mikihisa Motohashi; o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi; o vice-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Osamu Matsuo; o presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Kiyoshi Harada e o general Riyuzo Ikeda, além do empresário Marcio Shimomoto, representando o Patrono do Evento, o “sempre deputado” Hatiro Shimomoto.

 

resized_aBRE

Autoridades e representantes das principais entidades nipo-brasileiras estiveram presentes na cerimônia (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Idealizado pelo extinto Jornal Paulista – que mais tarde se uniria com outro tradicional jornal da comunidade nipo-brasileira, o Diario Nippak, dando origem ao Nikkey Shimbun (em japonês) e o Jornal Nippak (em português), o Prêmio Paulista de Esportes tem como objetivo valorizar e incentivar os novos talentos e reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados.

Em seu discurso, o presidente dos jornais Nikkey Shimbun e Nippak, Raul Takaki, agradeceu o empenho do vereador Aurélio Nomura e o apoio do patrono Hatiro Shimomoto, que não pode comparecer por estar se recuperando de uma cirurgia.

 

resized_fOTO 4

Salão Nobre da Câmara Municipal mais uma vez recebeu um grande público (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Takaki destacou o quanto é difícil praticar esporte amador no Brasil e parabenizou atletas e dirigentes, os protagonistas da noite. “Trata-se de uma pequena lembrança, mas que carrega 59 anos de tradição. É uma gratidão e também um incentivo para os atletas”, disse Takaki, lembrando que hoje não são só os nikkeis que praticam as diversas modalidades trazidas pelos pioneiros. “Modalidades como judô e karatê já fazem parte do calendário esportivo nacional”, afirmou.

Marcio Shimomoto lembrou que seu pai, Hatiro Shimomoto, um defensor dos usos e bons costumes, também sempre apoiou a prática de esportes. E, como o pai, também ele acredita que o esporte é uma importante ferramenta para transmtir valores como respeito e disciplina, “coisas que andam um pouco em falta”.

 

Marcio Shimomoto (Foto: Jiro Mochizuki)

Marcio Shimomoto (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Metas – Já o vereador Aurélio Nomura disse que a Câmara Municipal de São Paulo “cumpre seu papel de homenagear todos os atletas e dirigentes ao enaltecer cada um deles, em suas respectivas áreas”. “Para nós é uma satisfação muito grande e mostra para toda a sociedade, principalmente a paulista, como devemos nos proceder, ou seja, estimulando o desporto nacional”, destacou o parlamentar, que citou as recentes denúncias de corrupção envolvendo a CBF. “Acho que, mais do que nunca, esse espírito que preside o 59º Prêmio Paulista de Esportes deve ser enaltecido porque aqui são pessoas sérias, que se dedicam de corpo e alma, inclusive bancando todo ou quase todo o processo para praticar esses esportes”, disse.

 

resized_fOTO1

O vereador Aurélio Nomura (Foto: Jiro Mochizuki)

 

“Acredito que desta maneira estamos preparando e forjando os cidadãos do futuro, as pessoas que vão gerir este país. E o esporte nos ensina isso, essa coisa da concentração em busca de seus objetivos e a tão propagada inteligência emocional, que inicia-se justamente na educação não formal”, explicou.

A 59ª edição do Prêmio Paulista de Esportes conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Vereador Aurélio Nomura. O patrocínio é da King Contabilidade.

 

(Aldo Shiguti)

 


 

Homenageados destacam importância do Prêmio

 

Indicado pela Comissão Organizadora do 59º Prêmio Paulista de Esportes para receber um dos três prêmios na categoria Especial, o presidente do Tênis Clube Paulista, Lauro Otsuka, discursou em nome dos homenageados. Ele lembrou a história do Prêmio, que teve início em 1955, e destacou sua importância nos dias de hoje. “Numa tentativa de reaproximar as colônias que haviam se dispersado após o término da Segunda Guerra, alguns líderes da colônia acreditavam que o esporte seria a maneira correta para realizar o intercâmbio entre as colônias, independente de fatores como religião, politica ou sociais. Organizaram competições de diversas modalidades esportivas, visando a integração e união, onde acreditavam não haver ganhadores nem perdedores, mas, sim, participantes, e assim, no final, num clima de alegria e confraternização, premiar e homenagear os que se destacaram”, contou Otsuka, o primeiro nikkei a assumir a presidência de um dos clubes de tênis de mais tradicionais do país.

 

resized_fOTO3

Lauro Otsuka (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Segundo ele, que conta com a retaguarda de uma Diretoria que reúne nomes como os do diretor de Obras, Kiitiro Ono, e do diretor de Planejamento, Sergio Ishikawa, ser o primeiro nikkei a assumir a presidência do Tênis Clube Paulista em 88 anos de história “não é por questão de orgulho, mas, principalmente, poder mostrar às novas gerações que somos capazes”. “Basta ter coragem, coragem, e coragem”, afirmou Lauro Otuka, que apontou quais serão suas prioridades. “Minha preocupação número um é priorizar os portadores de necessidades especiais, construindo e adaptando obras que facilitem o acesso no clube. Minha prioridade número dois é revitalizar o clube, para isso já contratei uma empresa especializada em marketing com o objetivo de proporcionar mais conforto aos associados”, revela Otsuka, acrescentando que foi eleito por unanimidade pelos membros do Conselho Deliberativo.

Para o praticante de Kobudo, Hélio Kenzo Dino, “mais que um reconhecimento, o Prêmio mostra que estou no caminho certo”.Um dos primeiros praticantes e atualmente um dos coordenadores do Instituto Niten no Rio de Janeiro, Kenzo, que traz no sangue a mistura de japoneses (por parte da mae, Lilian Sumie Guibu, e italianos, por parte do pai, Rodolfo Dino), conta que espera trasnmitir seus conhecimentos às novas gerações.

A homenageada do Kenko Taisso, Noriko Oya, de 73 anos, desembarcou no país com 23 anos de idade vindo da província de Kanagawa, comemora este ano cinco décadas em território brasileiro. Praticante de kenko taisso há nove anos, disse que gosta muito do que faz, “mas jamais imaginaria que um dia fosse receber uma homenagem como essa”.

Outro que gosta do que faz é o técnico da seleção brasileira de softbol feminino, Taketomi Higashi. Ele foi o responsável por comandar a equipe na histórica campanha no Campeonato Pan-Americano de Porto Rico, em 2013, que assegurou ao país a inédita vaga para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados entre os dias 10 e 26 de julho, em Toronto, no Canadá. Sob seu comando, a seleção adulta também sagrou-se campeã Sul-Americana, no ano passado, na Colômbia. Para os Jogos Pan-Americanos, Higashi espera ficar pelo menos entre os quatro primeiros colocados, que já seria a melhor participação brasileira nos Jogos. Segundo ele, os bons resultados obtidos pelo softbol brasileiro é fruto de experiência. “Das 15 jogadoras convocadas, quatro atuam no softbol universitário dos Estados Unidos e uma no Japão. E das dez que atuam no Brasil, só uma não tem experiência no Exterior”, conta Higashi, afirmando que o Prêmio Paulista de Esportes é o “coroamento de 25 anos dedicados ao softbol brasileiro”.

(Aldo Shiguti)

 


 

Confira os homenageados na cerimônia do 59º Prêmio Paulista de Esportes

Aikido - Lhoji Nakamura

Aikido – Lhoji Nakamura

 

Atletismo - Pedro Issao Yoshiklawa

Atletismo – Pedro Issao Yoshiklawa

 

Beisebol - Akira Kiyuna

Beisebol – Akira Kiyuna

 

Gatebol - Seizi Oga

Gatebol – Seizi Oga

 

Golfe - Milton Yoshiura

Golfe – Milton Yoshiura

 

Judo - Caio Kanayama

Judo – Caio Kanayama

 

Karate - Cintia Y. Yonamine Vaz

Karate – Cintia Y. Yonamine Vaz

 

Kendo - Roberto Someya

Kendo – Roberto Someya

 

Kenko Taisso - Noriko Oya

Kenko Taisso – Noriko Oya

 

Kobudo - Helio Kenzo Dino

Kobudo – Helio Kenzo Dino

 

Mallet Golf - Kiyoshi Fuzikawa

Mallet Golf – Kiyoshi Fuzikawa

 

Park Golf - Keijiro Tadenuma

Park Golf – Keijiro Tadenuma

 

Radio Taisso - Sonia Dib

Radio Taisso – Sonia Dib

 

Softbol - Taketomi Higashi

Softbol – Taketomi Higashi

 

Sumo - Maria Aparecida de Lima Bezerra (Cida Lima)

Sumo – Maria Aparecida de Lima Bezerra (Cida Lima)

 

Tenis de Campo - Antonio Tsuneo Kokubu

Tenis de Campo – Antonio Tsuneo Kokubu

 

Tenis de Mesa - Cazuo Matsumoto

Tenis de Mesa – Cazuo Matsumoto

 

Tiro ao Alvo - Yasuyuki Hirasaki

Tiro ao Alvo – Yasuyuki Hirasaki

 

Especial - Associação Harmonia de Educação e Cultura (Futebol)

Especial – Associação Harmonia de Educação e Cultura (Futebol)

 

Especial - Lauro Otsuka (presidente do Tenis Clube Paulista)

Especial – Lauro Otsuka (presidente do Tenis Clube Paulista)

 

_Especial - Haruo Takano (Golfe)

_Especial – Haruo Takano (Golfe)

 

 

 

 

Related Post

LAZER: Bunkyo abre inscrições para cursos de dança... A Comissão de Incremento Social do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Asistência Social), retoma suas atividades no dia 5 de fever...
BOLSA DE ESTUDO: Bolsa MEXT tem inscrição aberta a... Em abril deste ano, cinco pessoas embarcaram ao Japão, contempladas pela Bolsa MEXT. Aqueles que concluíram o ensino médio e também desejam ter a ...
KARAOKÊ: Nipo de Campinas e Abrac comemoram sucess...   Com a música “Kaatyan”, Renato Chibana sagrou-se tricampeão do Grand Prix do 29º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa. O evento, realizado...
COMUNIDADE: 32º Akimatsuri prossegue neste fim de ... Principal evento da comunidade nipo-brasileira do Alto Tietê e região, o Akimatsuri – Festival de Outono – atraiu cerca de  30 mil pessoas no primeiro...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *