PRÓ-SAVANA: Missão liderada por Luiz Nishimori embarca para Moçambique

No próximo dia 15, uma comitiva liderada pelo deputado federal Luiz Nishimori (PSDB-PR) estará embarcando para Moçambique para conhecer a área destinada ao projeto Pró-Savana. O acordo, assinado em 2010 pelo ex-primeiro-ministro japonês Taro Aso; o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; e o presidente moçambicano, Armando Guebuza, prevê o desenvolvimento agrícola na África. Além da Jica, o projeto também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).
A comitiva brasileira reúne autoridades brasileiras e japonesas e empresários paranaenses, além de representantes da Jica (Japan International Cooperation Agency), da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Nishimori, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vai chefiar o grupo brasileiro como representante da Comissão de Agricultura da Câmara Federal. Segundo ele, que preside os grupos parlamentares Brasil-Japão e Brasil-Moçambique, o objetivo da viagem, que terá duração de uma semana, é estudar a viabilidade do projeto internacional que reúne os três países.
O pró-Savana irá tentar ampliar a capacidade de pesquisa e transferência de tecnologias para melhorar o corredor de Nacala (área de Savana tropical que se estende desde a região central até o norte de Moçambique).

“O projeto Pró-Savana é um programa fantástico, um dos melhores do século 21”, diz Nishimori (divulgação)

Em entrevista ao Jornal Nippak, o deputado disse que esse tipo de vegetação é muito similar ao Cerrado brasileiro e poderá beneficiar jovens agricultores do Paraná, Santa Catarina e parte de São Paulo, “que podem pleitear fazer parte deste projeto”.
Nishimori lembra que em 1979 o governo brasileiro consolidou uma parceria com o Japão criando o Acordo de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados cujo objetivo, como o próprio nome sugere, era o de melhorar o aproveitamento dos cerrados brasileiros.
“Com a experiência que tivemos no Cerrado, o projeto tem maiores condições de sucesso. Nosso interesse é levar nossa tecnologia, que acredito ser uma das mais avançadas, e colaborar com o desenvolvimento sustentável daquela região”, explica Nishimori, acrescentando que técnicos do Embrapa já estão pesquisando todas possibilidades de agronegócios.
Do lado japonês, o deputado conta que o governo se comprometeu a investir na melhoria do porto de Nacala e construir uma auto-estrada de aproximadamente 600 km com o objetivo de escoar a produção.

Japão – Além de oportunidade que o projeto oferece aos agricultores brasileiros que quiserem conhecer e auxiliar na nova frente que a agricultura está disponibilizando, Nishimori destaca a importância da Pró-savana para a alimentação mundial e desenvolvimento da África. “Acredito que o Pró-Savana é um programa fantástico, um dos melhores do século 21. Do lado brasileiro, precisamos fazer essa transferência de tecnologia e do lado moçambicano, existe a necessidade de se produzir alimentos”, diz o deputado, lembrando que Moçambique não foi escolhido para fazer parte do programa por acaso. “Moçambique possui uma situação estável tanto na economia como na política. Além de ter o português como idioma, o que facilita muito o diálogo”, destaca Nishimori, que em maio prepara uma nova viagem, desta vez para o continente asiático, onde comandará a 39ª Missão Econômica e de Amizade ao Japão e à China.
(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Nikkey Matsuri celebra 10 anos em novo... Considerado um dos principais eventos da comunidade nipo-brasileira na capital paulista, o Nikkey Matsuri comemora seu 10º aniversário em 2015. E a da...
VINHEDO-SP: 8º FESTIVAL DO JAPÃO EM VINHEDO/SP 201... A Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Vinhedo, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vinhedo, está organizando o seu 8º ...
CIDADES/ARTUR NOGUEIRA: Toyota investe em nova fáb... A Toyota Industries Corporation (TICO) anunciou a construção de sua primeira fábrica de empilhadeiras no Brasil na cidade de Artur Nogueira (SP). O in...
ESPECIAL: Festival do Japão atinge maioridade e ce... O Festival do Japão atinge sua maioridade cercado de expectativas. Realizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) ...

2 Comments

  1. Quero participar deste projeto,como faço?
    cwfrantz01@hotmail.com

  2. sou agricultor no interior de são paulo.
    gostaria de saber como faço para entrar em contato com com os organizadores desse projeto?

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *