PROJETO KIZUNA: Corinthians participa de homenagem às vítimas de tragédia no Japão

 

Grupo de Taiko Tenryuu Wadaiko da Associação Cultural Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista (Luci Judice Yizima)

Às vésperas do Mundial de Clubes, que será disputado no Japão, em dezembro, o Corinthians vem criando laços com a comunidade nipo-brasileira. Na última quinta-feira (1º de novembro), os executivos do clube apoiaram o plantio de árvores no Parque Fazenda do Carmo em homenagem às vítimas do terremoto e tsunami que assolaram o nordeste japonês em 2011. Antes do plantio, houve uma apresentação com três canções do Grupo de Taiko Tenryuu Wadaiko da Associação Cultural Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista, com 10 componentes sob o comando do professor Bruno Yuji Yamamoto, com diversos desejos orientais de sorte ao Corinthians no Mundial de Clubes.

 

Grupo de Taiko Tenryuu Wadaiko da Associação Cultural Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista (foto: Luci Judice Yizima)

 

Em retribuição, o vice-presidente do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg exaltou o povo do Japão e comparou a sua capacidade de superação diante das dificuldades com a dos torcedores corintianos. ”Deus enaltece o povo japonês com inteligência, sabedoria, equilíbrio e muita capacidade de superação diante de tanta catástrofe”, disse. E comparou o Japão com a frase do filósofo alemão Friedrich Nietzsche “o que não me destrói, me fortalece”, lembrando a facilidade com que os japoneses superam rapidamente seus momentos de crise.

 

Luis Paulo Rosenberg – vice-presidente do SCCP, Mario Gobbi Filho – presidente do SCCP, Koichi Nakazawa – Presidente da Associação Miyagui Kenjinkai (foto: Luci Judice Yizima)

 

o presidente corintiano, Mário Gobbi Filho falou sobre o apoio do clube no ‘Projeto Kizuna’. (foto: Luci Judice Yizima)

Em entrevista coletiva com a imprensa, o presidente corintiano, Mário Gobbi Filho falou sobre o apoio do clube no ‘Projeto Kizuna’. ”Este não é o primeiro projeto que o Corinthians apoia, nós temos outro projeto que a cada um gol que o time faz, são plantadas 100 árvores” explica. “Temos um departamento especialmente só para projetos sociais. O projeto Kizuna é mais um projeto que vem agregar e engrandecer as ações do clube e aproximar ainda mais a comunidade japonesa a nação corintiana”, enfatiza Gobbi.

Quando questionado se estava colaborando com o “verde” – cor que simboliza o Palmeiras – ao apoiar o plantio de árvores, Gobbi responde,“o que acontece fora do mundo do Corinthians é irrelevante para mim”. “Quero dizer que o futebol é algo muito sério. Tenho por princípio base, desde 7 de dezembro de 2007, quando assumi o departamento de futebol do Corinthians, não me pronunciar sobre outros clubes. Respeito os demais”, conclui.

As primeiras mudas foram plantadas por Mário Gobbi, presidente do Corinthians, seu vice Luis Paulo Rosenberg e o gerente de futebol Edu Gaspar. Também participaram do evento o vice-cônsul japonês Yusuke Nakayama e os vereadores eleitos Mário Covas Neto e George Hato, Koichi Nakazawa (presidente da Associação Miyagui Kenjikai do Brasil), Pedro Yano (presidente da Federação Sakura Ipê do Brasil), Ana Carolina Lima (São Paulo Turismo), Erika Dutra (Sesc Itaquera), Nair Yukiko Yano (Associação Cultural Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista), Minoro Arita (Seinenkai), Yoshinari Soga (Seinenkai).

 

Mário Gobbi, presidente do SC Corinthians Paulista, planta a primeira muda (foto: Luci Judice Yizima)

 

Na ocasião o presidente da Associação Brasileira dos Imigrantes Japoneses, Akiyo Koyama explica o significado da palavra ‘Kizuna’. “Kizuna quer dizer laço de união. Significa muito mais que isso, não existe em português uma tradução correta para Kizuna”, esclarece. “Para os japoneses a palavra “Kizuna” significa grande sentimento, o amor é o sentimento de Kizuna, é um elo que une as pessoas. Neste projeto que criamos estamos unindo meio ambiente, solidariedade e esporte com o apoio do Corinthians”, finaliza Koyama

 

“Para os japoneses a palavra “Kizuna” significa grande sentimento, o amor é o sentimento de Kizuna, é um elo que une as pessoas. Neste projeto que criamos estamos unindo meio ambiente, solidariedade e esporte com o apoio do Corinthians”, finaliza Koyama (foto: Luci Judice Yizima)

 

Mario Gobbi – presidente do SC Corinthians Paulista, Yusuke Nakayama – vice-Cônsul do Japão, Edu Gaspar – Gerente de Futebol SCCP, Koichi Nakazawa – presidente da Associação Miyagui kenjinakai, Akio Koyama – presidente da ABIJA (foto: Luci Judice Yizima)

Parcerias – A ação ambiental foi realizada pela Associação Brasileira dos Imigrantes Japoneses e em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. A ideia do ‘Projeto Kizuna’ é levar 20.000 mudas de árvores da Mata Atlântica à região entre as avenidas Aricanduva e Jacu Pêssego, na Zona Leste da capital paulista.

 

Mário Gobbi Filho recebe o certificado do “Projeto Kizuna” de Akio Koyama (foto: Luci Judice Yizima)

 

O Parque Municipal Natural Fazenda do Carmo, localiza-se na Zona Leste de São Paulo, na Subprefeitura de Itaquera, na região de aproximadamente de 10 hectares. O local é próximo à Arena Corinthians, que receberá a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014.

 

(Luci Judice Yizima)

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

FUTEBOL: PALMEIRAS FATURA TÍTULO DO 22º INTERCÂMBI... Com o objetivo de dar oportunidade aos jovens jogadores japoneses de conhecer a técnica e o gingado brasileiro, além de vivenciarem a cultura local, a...
LITERATURA: ‘Duas cenas, um muro? E Outras históri... A Comissão de Atividades Literária, Seção de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo realiza ne...
TÊNIS DE MESA: TÊNIS DE MESA UNIVERSITÁRIO COMPLET... Após duas etapas individuais e uma por equipes, sempre batendo recorde de participantes, o Tênis de Mesa Universitário, através da Federação Universit...
SOCIAIS: SP Giants realiza II Feijoada no estádio ... No último dia 6, o SP Giants Beisebol e Softbol Club, uma das mais tradicionais agremiações do beisebol e softbol da Capital realizou na área de lazer...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *