PROMISSÃO: COM CERCA DE 250 PARTICIPANTES, SEMINÁRIO AGRÍCOLA DEBATE ‘NOVA VISÃO DA AGRICULTURA’

Realizado no dia 2 de setembro, no anfiteatro Municipal “Dr. Mauro Ferreira Grama”, em Promissão (SP), a quarta edição do Seminário Agrícola e Dia de Campo da Noroeste: Uma Nova Visão da Agricultura contou com a presença de produtores rurais da região noroeste do Estado de São Paulo, autoridades ligadas ao meio agrícola, engenheiros, técnicos e estudantes universitários, além das autoridades civís do município e representantes do Governo Japonês, num total aproximado de 250 participantes.

 

Seminário Agrícola reúne 250 participantes em Promissão. Foto: divulgação

 

O evento foi aberto com a composição da mesa diretora que reuniu  o prefeito Municipal de Promissão (representado por Daniel Massahiro Yoshida); o presidente da Câmara Municipal de Promissão,  Ricardo Barbosa Rigato; o presidente do Conselho Deliberativo da Abjica, Guenji Yamazoe; o gerente geral do CKC (Chuo Kaihatsu Corporation) no Brasil, Tatsuro Yamaguchi; o presidente do Bunkyo Rural SP, Tomio Katsuragawa; o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Promissão, Takenobu Okaji; o presidente da Assenap, Roberto Gradella;  a secretária da Agricultura e Meio Ambiente do Município de Promissão, Gisele Murari; a secretária da Cultura do Município de Promissão, Mara Dias Uroz e o chefe da unidade do Crea-Marília, Rafael Albieri Francisco.

 

Presidente do Conselho da Abjica, Guenji Yamazoe fala na abertura. Foto: divulgação

 

Dia do Campo – Após a abertura os participantes se dirigiram ás instalações da Fazenda experimental do Curso de Agronomia do Unisalesiano do município de Lins, onde houve o Dia de Campo, com as aulas práticas de produção de Bokashi e adubo líquido pelo engenheiro agronômo Kunio Nagai (Abjica) e sobre a cultura da atemóia pelo engenheiro agrônomo Takanoli Tokunaga (Abjica).

Encerrada a parte prática, teve início a segunda etapa do evento, que constou de quatro palestras técnicas: “Café Conillon”, com o engenheiro agronômo Edson Tadashi Savasaki (Cati);  “A agricultura no Japão e a sexta industrialização”, com o engenheiro agrônomo Fábio Maeda (Abjica), “Cases de Sucesso – Cooperativa Sanjo”, com o engenheiro agrônomo Henrique Massaru Yuri  e o “Envelhecimento do Homem no Campo”, com o professor, Rosa Yuka Sato Chubaci (Abjica).

O Seminário Agrícola foi uma realização da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Associação dos Bolsistas Jica São Paulo (Abjica), Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Promissão Nippaku Bunka Taiiku Kyoukai, Associação Cultural Esportiva Nikkei de Promissão e Assenap (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Promissão) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Promissão, da Câmara Municipal de Promissão, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – Coordenadoria de Assistência Integral (Cati)-EDR Lins, do Curso de Engenharia Agronômica-Unisalesiano-Lins e do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo).

 

Público assiste uma das quatro palestras técnicas. Foto: divulgação

 

Desafios – Segundo o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga, o Seminário atingiu “todos os seus objetivos”, “que é o de reunir produtores rurais, engenheiros, técnicos e estudantes com a finalidade de difundir conhecimentos, inovações no meio agrícola, bem como ajudar a desenvolver a região gerando emprego e renda no campo de maneira sustentável, preparando os agricultores para os novos desafios que estão por vir”.

Sobre o evento, o prefeito de Promissão, Dr. Arthur, disse que “o implemento de novas culturas e técnicas agrícolas justifica à credencial de Promissão como Polo da Agricultura Familiar”.

 

 

 

 

Related Post

LINGUA JAPONESA: Exame de Proficiência   Interessados em testar seus conhecimentos em língua japonesa e obter um certificado oficial de proficiência podem fazer as inscrições do dia...
PARANÁ: Sumitomo investirá R$ 487 milhões para amp... Apesar da crise econômica nacional, a empresa japonesa Sumitomo Rubber confirmou um novo investimento para ampliar a unidade de Fazenda Rio Grande, na...
MEMÓRIA: Luta de nipo-argentinos ‘quebra’ silêncio... Depois de romper o silêncio na Argentina, a luta do Grupo dos Familiares de Desaparecidos Nipo-Argentinos, que reúne familiares das vítimas dos crimes...
COMUNIDADE: Acal homenageia vereadores nikkeis ele...   Se ainda pairava alguma dúvida sobre o número de representantes da comunidade nipo-brasileira na Câmara Municipal de São Paulo na próxima le...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *