PROMISSÃO: Comissão do Centenário e dos 110 Anos da Imigração em Promissão define atrações para a festa no dia 22 de julho

O presidente da Comissão Organizadora para as Comemorações do Centenário da Colonização Japonesa em Promissão e para as Comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, Fabio Maeda, anunciou as atrações artísticas para a grande festa que será realizada na cidade, no dia 22 de julho. Além da aguardada visita da princesa Mako, Promissão está programando uma série de atrações.

 

 

Segundo Fábio Maeda, já estão confirmadas as presenças da cantora japonesa Mariko Nakahira, da dupla sertaneja Akira e Fábio, do tradicional Bon Odori da Noroeste – que é realizado em Araçatuba e que excepcionalmente em 2018 será transferido para Promissão – e da apresentação do grupo de taiko Requios Gueinou Doukoukai, além de um desfile cívico-militar e do cantor Joe Hirata, que apresentará a música oficial composta em parceria com Júlio Bogajo para os 110 Anos das Imigração Japonesa no Brasil, “Arigatô Brasil”.

Em fase final de produção, a música será apresentada em primeira mão na cerimônia oficial dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, que acontece um dia antes da festa em Promissão, no dia 21 de julho, concomitamente com o 21º Festival do Japão,  no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista, e mistura samba com elementos da cultura japonesa como o shakuhachi e os tambores do grupo Wadan, além do conjunto de cordas e coral da BSGI.

Em Promissão, a cerimônia deve acontecer na Praça Uetsuka, que será toda decorada com enfeites alusivos ao Japão moderno e ao Japão tradicional. Para as festividades, deve ser utilizada a pista de atletismo que fica anexa à praça e que já conta com uma arquibancada fixa. “Instalaremos outra arquibancada e camarotes”, conta Maeda, lembrando que a expectativa é receber um público destimado em cer a de 5 mil visitantes.

Segundo o presidente – que visitou a redação do Jornal Nippak em companhia do presidente da Federação das Associações  Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga –  o marco do centenário – uma estrutura em metal com cerca de 4 metros de altura simbolizando o Brasil e o Japão de mãos dadas – deve começar a ser montada dentro de um mês. Assinada pelo arquiteto Sergio Fumio Nozu, a obra deve ficar na praça junto com outros marcos das festividades dos 10, 25, 50 e 75 anos da imigração japonesa no município.

 

Marco do Centenário deve começar a ser instalado em 30 dias. Reprodução

 

Recursos – Fábio Maeda conta que toda a festa deve custar entre 250 e 300 mil reais. “A maior parte será para arcar com a alimentação e transporte das atrações”, diz ele, explicando que a captação de recursos está em andamento, bem como o cadastro de ex-moradores.

“Reforçamos o pedido para que todos os ex-moradores e seus familiares de Promissão entrem em contato com os organizadores. Além de estreitarmos ainda mais nossos laços de amizade, as informações serão importantes para que possamos montar um cadastro para ocasiões futuras”, destaca Yasunaga, acrescentando que “devemos muito aos nossos pioneiros”. “Por isso, a festa também será uma forma de homenagear todos os ex-moradores”, comentou.

Os ex-moradores de Promissão podem entrar em contato com os organizadores através dos telefones: 14/99716-5367 (Ossamu Yasunaga) e 14/99701-6765 (Kazue Fukagawa).

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    LITERATURA: Exemplo de vida: da vida rural a desem...   É o que Yoshiaki Ichihara, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de S.P. conta a respeito de sua vida(Autobiografia). Vale a p...
    COMUNIDADE: 17º FESTIVAL DO JAPÃO – Além das atraç...   17º FESTIVAL DO JAPÃO – Além das atrações tradicionais e da gastronomia, este ano o Festival do Japão, que atingiu sua 17ª edição, apresento...
    JAPAN HOUSE SP: Depois de receber autoridades, Jap... Depois de muita expectativa, com direito a intervenção artística do japonês Makoto Azuma, que coloriu as ruas da cidade com suas bikes floridas, a Jap...
    SOCIAL: 60 anos de imigração do Cotia Seine COTIA SEINEN – O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) participou, no último dia 20, da solenidade em comemoração aos 60 anos de imigração do Cotia ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *