PROMISSÃO: Missa do Cristo Rei terá homenagens a Joe Hirata e Hermiro Yamaguti

 

A Diocese de Lins, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Promissão, e participação da Pastoral Nipo-Brasileira, Prefeitura Municipal de Promissão e Câmara Municipal de Promissão, realiza no próximo dia 10, na Igreja Cristo Rei dos 26 Mártires, no bairro de Gonzaga, em Promissão, a tradicional Missa do Cristo Rei. O evento conta com apoio de diversas entidades representativas de Promissão.

 

Igreja Cristo Rei dos 26 Martires foi construída por imigrantes japoneses (foto: divulgação)

 

Este ano, o ponto alto da programação será a homenagem ao cantor Joe Hirata, neto de Kizo Hirata, um dos imigrantes que ajudaram a construir a igreja. O pai do cantor, Nicolau Hirata, nasceu no bairro do Gonzaga, assim como o outro homenageado do dia, o engenheiro Hermiro Yamaguti, que na ocasião estará celebrando seu 80º aniversário.

Joe Hirata receberá o título de Cidadão Promissense, uma iniciativa do vereador de Promissão, Edson Yassunaga (PSD). “O projeto foi aprovado por unanimidade”, conta Yamaguti, lembrando que, para ele, a história da Igreja Cisto Rei “tem um significado muito especial”.

 

Joe Hirata receberá o título de Cidadão Promissense (foto: Divulgação)

 

“Nasci no local e vi a igreja ser levantada”, conta Yamaguti, que desde 1995 trabalha para a preservação da igreja bem como em prol do santuário. “Por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, desenvolvemos um projeto cujo foco principal era a igreja. Hoje, o projeto encontra-se no Vaticano”, explica Yamaguti, acrescentando que a campanha resultou em melhorias como a restauração tanto dentro como fora da igreja e no asfaltamento de um trecho de cerca de doi quilômetros que dá acesso ao local.

O engenheiro Hermiro Yamaguti também será homenageado (foto: Aldo Shiguti)

 

“Ainda faltam executar algumas obras como o plantio de cerejeiras ao longo da estrada”, diz Yamaguti, revelando que a iniciativa conta com apoio do prefeito local, Hamilton Luiz Foz, que ficou impressionado com o santuário.

“A ideia é transformar o bairro num atrativo para peregrinação religioso e cultural”, afirma Yamaguti, destacando que futuramente também está previsto a construção de um torii inspirado no Santuário de Ise, na província de Mie.

“A restauração da Igreja e do Santuário são projetos que acalento desde a época que trabalhava no Palácio dos Bandeirantes. É um sonho que está se tornando realidade”, conta Yamaguti.

 

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

Missa do Cristo Rei

 

Onde: Igreja Cristo Rei dos 26 Martires

Quando: Dia 10 de novembro (domingo)

Endereço: Km 462 da Rodovia Marechal Rondon (entrada para Santa Maria do Gurupá – Bairro do Gonzaga – Promissão)

Informações: 14/3522-4032

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

9H00: Acolhida aos participantes

9H30: Apresentação cultural

10H00: Homenagens

10H15: Santa Missa de Cristo Rei: Presidente Dom Irineu Danelon

11H30: Palavra das autoridades

12H00: Encerramento

12H30: Almoço (Adesão: R$ 15,00)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Mausoléu do diplomata Tarama...   Tetsuonosuke foi cônsul em Bauru, aposentado-se em 1929.  Chegou ao Brasil em 1914, exercendo inicialmente o mesmo cargoem Ribeirão Preto.Em...
SOLIDARIEDADE: Festival Kodomo-no-Sono acontece ne... A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono, ou simplesmente Kodomo – como a entidade é carinhosamente conhecida – realiza neste fim de semana (22 e ...
TRADIÇÃO: Conheça os costumes japoneses no oshogat... O Ano Novo, ou oshogatsu, é considerada a data mais importante para os japoneses. É o período em que as pessoas procuram descansar e tirar um tempo pa...
BEISEBOL: Underdogs Vence São Bernardo pela Liga S... Underdogs e São Bernardo fizeram um dos jogos do Play-off (foto: divulgação)   No último dia 14 de julho, no Estádio do Bom Retiro (Mie Ni...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *