RECIFE: Semana da Cultura do Japão celebra os 120 Anos de Amizade

Neste ano especial de celebração do intercâmbio Brasil-Japão, Recife (PE) realiza a I Semana de Cultura do Japão, organizada pelo Centro Cultural George Stobbaerts – CCGS, comemorando 25 anos de ensino do Aikidô em Pernambuco e os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.

 

Apresentação de taiko é uma das atrações da Semana (Foto: divulgação)

Apresentação de taiko é uma das atrações da Semana (Foto: divulgação)

 

O evento terá início nesta segunda (5) e prosseguirá até o próximo dábado (10), nas dependências do Dojo Recife, na rua Padre Anchieta, 571 – Madalena, em Recife.

A programação aborda aspectos relacionados à antropologia, espiritualidade, cultura e literatura e arte envolvendo professores e pesquisadores locais.

Sanae Shibata (foto: divulgação)

Sanae Shibata (foto: divulgação)

No dia 6, além da palestra e exibição de um filme sobre imigração japonesa local, será prestada homenagem a Sanae Shibata, uma produtora cultural de grande significado nesse intercâmbio Brasil-Japão.

Filha de diplomata japonês, formou-se em Comunicação Social pela Universidade de Tokyo, estudou cultura nordestina na Universidade Federal de Pernambuco, onde também participou do programa de pós-graduação em Antropologia. Como produtora cultural, assessorava e estimulava o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países.

Desde 2007, Sanae Shibata trabalhava com patrimônio imaterial de Pernambuco, como pesquisadora de campo para o Iphan sobre o tema “Formas de Expressão de Pernambuco e Cocos do Nordeste”. Aprendeu a fabricar a rabeca, instrumento típico do Cavalo Marinho nordestino, na Escola de Luthieria em Ferreiros, na zona da mata pernambucana.

Sanae Shibata faleceu em 2013, em Olinda.

 

 


 

 

 

A programação

 

Acompanhe a programação da I Semana da Cultura do Japão

 

Dia 05, às 19h – Abertura

Inauguração da Exposição de Gravuras e Caligrafias Japonesas.

Palestra “A GRAVURA JAPONESA E O ESTILO UKYIO-E”, ministrada pelo Prof. Leonardo Castillo, mestre em arquitetura pela Universidade de Kyoto, doutor em Humanas e Meio Ambiente pela Universidade de Kyoto, é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Design da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

A mostra estará aberta de 05 a 09 de outubro/15 no CCGS, das 16h às 21h

 

Dia 06, às 19h – Antropologia

Palestra “DINÂMICA DA IDENTIDADE ÉTNICA JAPONESA”, ministrada pelo Prof. Renato Athias, mestre e doutor em Etnologia na Universidade de Paris X (Nanterre), coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

Na ocasião será apresentado o filme: “A Colônia Japonesa de Bonito PE”, de Laura Takeguma de 2008.

Também está programada uma homenagem a Sanae Shibata produtora musical em diversas pesquisas ligadas à valorização da música pernambucana (veja mais informações).

 

Dia 07, às 19h – Espiritualidade

Palestra “A FILOSOFIA DO MESTRE DOGEN E A CULTURA JAPONESA”, ministrada pelo Prof. Deyve Redyson, doutor em Filosofia, é diplomado em budismo pelo Instituto de Budismo Hispânico  e  coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB – Universidade Federal da Paraíba.

Em seguida, haverá a palestra “O ZEN NA TRADIÇÃO ORIENTAL”, ministrada por Dr. Giliate Coelho, médico homeopata e monge budista e atual responsável pelo Centro Zen do Recife.

 

Dia 08, às 19h – Cultura e Literatura

Palestra “O CRISÂNTEMO E A ESPADA”, ministrada pelo Prof. Caesar Sobreira, doutor em Filosofia e Ciência da Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha), professor titular de Antropologia da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

Dia 09, às 19h – Arte

Palestra “TAIKO – DO SAGRADO À GUERRA E DA GUERRA À ARTE”, ministrada pelo Prof. Anderson Jun Makiyama, responsável pelo Grupo Ren Taiko Recife, da ACJR -.Associação Cultural Japonesa do Recife.

Em seguida haverá a apresentação do Grupo Ren Taiko Recife, criado em 2007, graças à parceria entre Frederico Yuji Oyama e Ricardo Alves Jr., iniciando no ano seguinte as atividades junto à ACJR.

Apresenta-se também o Grupo TenChi Tessen do CCGS – Centro Cultural Georges Stobbaertes.

 

Dia 10, às 19h – Encerramento

Cerimônia de encerramento e jantar (culinária japonesa) com a presença de autoridades, alunos e convidados.

 


 

 

Contato:

Paulo Roberto Nunes – fone: 99961-0315

Email: pra.nunes@hotmail.com

Eventos aberto ao público com entrada franca, no período de 5 a 9 de outubro de 2015.

 

 

 

Related Post

CURITIBA: Soka Gakkai na Câmara Municipal de Curit...   Membros da Soka Gakkai participam hoje (26), às 20 horas, de uma cerimônia solene na Câmara Municipal de Curitiba em comemoração ao Dia da S...
OLIMPIPA: Pipa celebra 10 anos e realiza apresenta... Uma oportunidade para mostrar habilidade física, trabalho em equipe e vários talentos musicais. A 12ª Apresentação das Crianças do Pipa trará as crian...
ESPETÁCULO: Pela 1ª vez no país, Maiko Kozakura se... Considerada uma das maiores revelações japonesas dos últimos anos do estilo new enka, a cantora Maiko Kozakura desembarcou terça-feira (22) em solo br...
EMPREENDEDORISMO: ‘Nippon Talk 2015’ reúne grandes... Um evento inovador movimentará as dependências do Nippon Country Club, maior clube relacionado a descendentes de japoneses da América Latina. Trata-se...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *