RECIFE: Semana da Cultura do Japão celebra os 120 Anos de Amizade

Neste ano especial de celebração do intercâmbio Brasil-Japão, Recife (PE) realiza a I Semana de Cultura do Japão, organizada pelo Centro Cultural George Stobbaerts – CCGS, comemorando 25 anos de ensino do Aikidô em Pernambuco e os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.

 

Apresentação de taiko é uma das atrações da Semana (Foto: divulgação)

Apresentação de taiko é uma das atrações da Semana (Foto: divulgação)

 

O evento terá início nesta segunda (5) e prosseguirá até o próximo dábado (10), nas dependências do Dojo Recife, na rua Padre Anchieta, 571 – Madalena, em Recife.

A programação aborda aspectos relacionados à antropologia, espiritualidade, cultura e literatura e arte envolvendo professores e pesquisadores locais.

Sanae Shibata (foto: divulgação)

Sanae Shibata (foto: divulgação)

No dia 6, além da palestra e exibição de um filme sobre imigração japonesa local, será prestada homenagem a Sanae Shibata, uma produtora cultural de grande significado nesse intercâmbio Brasil-Japão.

Filha de diplomata japonês, formou-se em Comunicação Social pela Universidade de Tokyo, estudou cultura nordestina na Universidade Federal de Pernambuco, onde também participou do programa de pós-graduação em Antropologia. Como produtora cultural, assessorava e estimulava o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países.

Desde 2007, Sanae Shibata trabalhava com patrimônio imaterial de Pernambuco, como pesquisadora de campo para o Iphan sobre o tema “Formas de Expressão de Pernambuco e Cocos do Nordeste”. Aprendeu a fabricar a rabeca, instrumento típico do Cavalo Marinho nordestino, na Escola de Luthieria em Ferreiros, na zona da mata pernambucana.

Sanae Shibata faleceu em 2013, em Olinda.

 

 


 

 

 

A programação

 

Acompanhe a programação da I Semana da Cultura do Japão

 

Dia 05, às 19h – Abertura

Inauguração da Exposição de Gravuras e Caligrafias Japonesas.

Palestra “A GRAVURA JAPONESA E O ESTILO UKYIO-E”, ministrada pelo Prof. Leonardo Castillo, mestre em arquitetura pela Universidade de Kyoto, doutor em Humanas e Meio Ambiente pela Universidade de Kyoto, é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Design da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

A mostra estará aberta de 05 a 09 de outubro/15 no CCGS, das 16h às 21h

 

Dia 06, às 19h – Antropologia

Palestra “DINÂMICA DA IDENTIDADE ÉTNICA JAPONESA”, ministrada pelo Prof. Renato Athias, mestre e doutor em Etnologia na Universidade de Paris X (Nanterre), coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

Na ocasião será apresentado o filme: “A Colônia Japonesa de Bonito PE”, de Laura Takeguma de 2008.

Também está programada uma homenagem a Sanae Shibata produtora musical em diversas pesquisas ligadas à valorização da música pernambucana (veja mais informações).

 

Dia 07, às 19h – Espiritualidade

Palestra “A FILOSOFIA DO MESTRE DOGEN E A CULTURA JAPONESA”, ministrada pelo Prof. Deyve Redyson, doutor em Filosofia, é diplomado em budismo pelo Instituto de Budismo Hispânico  e  coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB – Universidade Federal da Paraíba.

Em seguida, haverá a palestra “O ZEN NA TRADIÇÃO ORIENTAL”, ministrada por Dr. Giliate Coelho, médico homeopata e monge budista e atual responsável pelo Centro Zen do Recife.

 

Dia 08, às 19h – Cultura e Literatura

Palestra “O CRISÂNTEMO E A ESPADA”, ministrada pelo Prof. Caesar Sobreira, doutor em Filosofia e Ciência da Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha), professor titular de Antropologia da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

Dia 09, às 19h – Arte

Palestra “TAIKO – DO SAGRADO À GUERRA E DA GUERRA À ARTE”, ministrada pelo Prof. Anderson Jun Makiyama, responsável pelo Grupo Ren Taiko Recife, da ACJR -.Associação Cultural Japonesa do Recife.

Em seguida haverá a apresentação do Grupo Ren Taiko Recife, criado em 2007, graças à parceria entre Frederico Yuji Oyama e Ricardo Alves Jr., iniciando no ano seguinte as atividades junto à ACJR.

Apresenta-se também o Grupo TenChi Tessen do CCGS – Centro Cultural Georges Stobbaertes.

 

Dia 10, às 19h – Encerramento

Cerimônia de encerramento e jantar (culinária japonesa) com a presença de autoridades, alunos e convidados.

 


 

 

Contato:

Paulo Roberto Nunes – fone: 99961-0315

Email: pra.nunes@hotmail.com

Eventos aberto ao público com entrada franca, no período de 5 a 9 de outubro de 2015.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

Residência artística com o diretor e coreógrafo ja... Dançarinos que participaram de processo coreográfico se apresentam no CCSP Semanas de Dança 2016   A Fundação Japão e o Centro Cultural São P...
TÊNIS DE MESA: Brasileiros participam de estágio n... Desde 1987 mesa-tenistas brasileiros iniciaram um intercâmbio com a empresa Butterfly no Japão.   A partir da esquerda: Jessica, Afonso, E...
MARÍLIA: Médico Keniti Mizuno assume presidência d... O médico ortopedista, Keniti Mizuno, é o novo presidente do Nikkey Clube de Marília. A eleição ocorreu neste mês e o mandato da nova diretoria começou...
MÚSICA: Osaka Junior Band se apresenta gratuitamen...   Em comemoração das 45 anos da Assinatura do Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka, a Comissão do Convênio Cidades-Irmãs São Paulo-Osaka tra...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *